O IGC da UVV a coloca hoje entre a 2ª melhor Universidade do Brasil entre as instituições particulares.

O que é o ENADE?

O ENADE é o exame nacional dos estudantes do ensino superior brasileiro e através dele sãos avaliados os alunos concluintes dos cursos.

Esse exame é realizado por área de conhecimento: Saúde, Tecnologia e Humanas, a cada 3 anos. Em 2016 foi a vez de todos os cursos da Saúde.

O resultado do ENADE geralmente é divulgado no ano seguinte a sua realização, ou seja, em 2017 foi divulgado o resultado da área de saúde que foi avaliada em 2016.

Incialmente é divulgada a nota dos alunos de cada instituição por curso.

Esta nota representa efetivamente o conhecimento do aluno na sua reta final de aprendizagem, seu nível de preparação profissional e o estagio que ele se encontra, em comparação à média nacional dos concorrentes.


No exame de 2016, divulgado em 2017, os alunos da UVV, tiveram o melhor desempenho do Brasil na avaliação do Desempenho do estudante. A UVV teve 60% dos seus cursos com conceito máximo, ou seja, nota 5, enquanto que no Brasil todo, apenas 6% dos cursos da Saúde obtiveram a nota 5.

Cursos UVV c/ nota 5 no desempenho dos alunos:

  • Estética e CosméticaMaior nota do Brasil
  • Farmácia – Maior nota do ES
  • Fisioterapia – Maior nota do ES
  • FonoaudiologiaMaior Nota do Brasil
  • Medicina Veterinária – Maior nota do ES
  • Nutrição – Maior nota do ES

Cursos UVV c/ nota 4 no desempenho dos alunos:

  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Medicina - Maior nota do ES

O que é o CPC (CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO)?

Logo após a divulgação das notas do desempenho dos alunos ocorre a divulgação dos CPCs dos cursos de cada instituição.

CPC é um indicador que combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação. Ele é constituído de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação:

  1. Desempenho do estudante (A nota média dos concluintes do curso – Já explicada);
  2. Valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso;
  3. Corpo docente;
  4. Condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

A tabela abaixo demonstra as 4 dimensões, com suas subdivisões e os pesos de cada uma delas na composição do CPC:

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• Valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso (IDD);

O IDD é o conhecimento agregado pelo aluno ao longo do seu curso de graduação. Ele é medido pelo resultado do ENEM, que o calouro apresentou ao entrar no Ensino Superior e pelo desempenho que ele obtiver no exame de avaliação do aluno (ENADE), realizado ao final do seu curso.

INFELIZMENTE NÃO É COBRADO DE TODOS OS ALUNOS ENTRANTES QUE ELES TENHAM FEITO O ENEM, PRINCIPALMENTE DAQUELES QUE QUEREM APENAS AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS. E ASSIM, NEM TODOS OS CONCLUINTES APRESENTAM A NOTA ENEM AO PROCESSO DE ANALISE E ESTE INDICADOR FICA MUITO DISTORCIDO.

• Corpo Docente:

O Corpo docente é avaliado em dois quesitos: titulação: mestres e doutores e regime de trabalho: professor de tempo integral e professor de tempo parcial.

Estas informações são obtidas de uma declaração (Censo da Educação Superior) que as Instituições de Ensino Superior preenchem anualmente junto ao MEC, sobre seus mestres e doutores. Tanto a titulação e as jornadas de trabalho com as respectivas dedicações à IES, são apresentadas no início de cada ano letivo, em instrumentos à parte que, em tese, deveriam ser checados sobre a veracidade das informações, para serem considerados mais adequados à realidade do que efetivamente acontece nas salas de aulas, das IES avaliadas nos ciclos do ENADE.

AS IES DEVEM DECLARAR O SEU REAL CONTINGENTE DE MESTRES E DOUTORES. MAS EM UNIVERSIDADES, ALÉM DESTA OBRIGAÇÃO, ELAS SÃO AUDITADAS POR COMPLEXOS PROCESSOS PARA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO, PRECISANDO PROVAR AS INFORMAÇÕES DADAS AO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, EM AVALIAÇÕES IN LOCO.

• Condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

Essa dimensão é a percepção do aluno sobre:

  • Organização Didático Pedagógica;
  • Infraestrutura;
  • Oportunidade de ampliação de formação;

Como é feita a avaliação desta dimensão?

Antes do exame feito pelos alunos, eles devem entrar na página do INEP e responder um questionário que servirá de instrumento para avaliar qual a percepção do aluno sobre os itens acima.

Os alunos da UVV são estimulados pelos seus educadores a responderem não apenas este, mais qualquer outra avaliação/questionário e forma ética e correta, sem influências de terceiros para manipulação de resultados, quanto a percepção do corpo docente sobre Organização Didático Pedagógica, Infraestrutura, Oportunidade de Ampliação de formação da IES. Porém não há controle do MEC se tais instituições estimulam os seus alunos a responderem de forma ética e correta.

APÓS O CPC

Ao final de todo esse processo, junta-se ao desempenho dos estudantes todos os outros quesitos, explicados anteriormente, com seus respectivos pesos, e calcula-se o CPC.

Os resultados dos cursos da UVV, entre as IES Particulares do Brasil são os seguintes:

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Índice geral de Cursos (IGC)

A IGC é conceito da IES como um todo. Esse índice é feito pelo MEC de acordo com a categoria em cada IES se enquadra:

  • Universidades;
  • Centros Universitários;
  • Faculdades.

O maior rigor para atestar a qualidade (cálculo do IGC) do ensino é dispensado as Universidades, pois se leva em conta o CPC, que está relacionado a graduação, mas também a avaliação dos programas de pós-graduação stricto senso, ou seja, formação de mestres e doutores, o que é exigido pelo MEC apenas para as Universidades, além do seu compromisso com a extensão. Ou seja, para ser universidade uma IES precisa desenvolver o tripé ensino, pesquisa e extensão e essas dimensões precisam ser bem avaliadas pelo MEC para que a IES tenha autorização para continuar funcionando como uma universidade.

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O IGC da UVV a coloca hoje entre a 2ª melhor Universidade do Brasil entre as instituições Particulares.

Quando é dito que a UVV possui o 2º melhor IGC entre as IES ela faz essa comparação entre universidades particulares, pois são instituições que se encontram na mesma categoria que ela.

Como se diferenciam Universidades, Centros Universitários e Faculdades?

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