Apresentação

A Extensão iniciou sua sistematização a partir de 1995 quando foi vinculada a CEPG – Coordenação de Estudos, Pesquisa e Pós-Graduação, e passou a oferecer cursos de idiomas e cursos profissionalizantes para a comunidade. Com a transformação para Centro Universitário Vila Velha, a Extensão integrou a Política Institucional, dando continuidade e aprimorando seu principal foco que é assumir o compromisso com o desenvolvimento de ações que se articulam com o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

A transformação para Universidade, em 2012, resultou em novos direcionamentos às práticas de Extensão da UVV passando a realizar-se, em suas diferentes ações, com base em quatro eixos: Impacto e transformação; Interação dialógica; Interdisciplinaridade; Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão. Esses eixos foram referendados no fórum de Extensão das Universidades Públicas e Particulares e constituem parâmetros avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Atualmente a finalidade da Extensão é estabelecer uma relação entre a Instituição e outros setores da Sociedade, com vistas a uma atuação voltada para os interesses e necessidades da população e como participante do desenvolvimento regional e de políticas públicas.

A Extensão da UVV caracteriza suas ações em oito áreas temáticas, a saber: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e, Trabalho. Desta forma, pretende integrar as atividades e atingir suas metas de aumento da participação de alunos, docentes, funcionários e comunidade, bem como impactar positivamente na formação universitária e na atuação junto a comunidade.

Assim, a Extensão exerce uma das funções sociais da Universidade juntamente com a de Ensino e Pesquisa e é por meio dela que também se podem realizar ações de Responsabilidade e Inserção Social.

Eventos

Entende-se por evento ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com público específico, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. Dentro desta concepção, conforme o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, são considerados eventos: Assembleia, Campanha de Difusão Cultural, Campeonato, Ciclo de Estudos, Circuito, Colóquio, Concerto, Conclave, Conferência, Congresso, Conselho, Debate, Encontro, Escola de Férias, Espetáculo, Exibição Pública, Exposição, Feira, Festival, Fórum, Jornada, Lançamento de Publicações e Produtos, Mesa Redonda, Mostra, Olimpíada, Palestra, Recital, Reunião, Semana de Estudos, Seminário, Show, Simpósio e Torneio.

Núcleo de Eventos

O Núcleo de Eventos é responsável por orientar o planejamento, gestão e execução dos eventos acadêmicos realizados pela instituição e prestar atendimento e/ou esclarecimentos. Sempre conta com o envolvimento professores, funcionários alunos e egressos. Localizado no primeiro piso do Núcleo Integrado de Comunicação - NIC. Telefone: (27) 3421.2275. O horário de atendimento: 2ª a 6ª feira de 14 às 18 horas.

Projetos

A UVV caracteriza projeto como a ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.

A gestão dos Projetos de Extensão envolve a identificação de demandas de programas e projetos internos e externos, socializando junto às coordenações de curso e ao corpo docente. Auxilia também a formatação das propostas a serem encaminhadas aos órgãos avaliadores segundo critérios de seleção, acompanhamento, avaliação e certificação contidos em editais, credenciamentos e propostas de organismos privados.

Os projetos de Extensão da UVV, quando de sua operacionalização, são classificados em: Projetos de Extensão Integrados à Pesquisa (PEIP); Projetos Corporativos; Projetos de Apoio às Políticas Públicas.

Atendimento à Comunidade

O atendimento à comunidade ocorre por meio da prestação de serviços que acontecem de forma integrada, envolvendo a participação de alunos, professores e funcionários de diferentes áreas e cursos num aprendizado coletivo e inspirador. Integram também ações comunitárias de grande alcance, compreendendo parcerias com instituições públicas, privadas, ONGs e Organizações da Sociedade Civil. Todos os atendimentos são integrados aos organismos públicos, municipais, estaduais e federais, contribuindo para consecução de políticas públicas de Estado que conduzam ao desenvolvimento econômico e social das comunidades atendidas.

POLICLÍNICA DE REFERÊNCIA:

Clínica de Fonoaudiologia: são realizados procedimentos de média e alta complexidade, elencados pelo Programa de Saúde Auditiva do Ministério da Saúde. A clínica atua na avaliação audiológica e fornecimento de aparelhos auditivos a pacientes infantis e adultos. Atua em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e constitui um serviço de referência no Estado do Espírito Santo. A clínica atua nas seguintes especialidades: terapia fonoaudiológica – voz; terapia fonoaudiológica – motricidade e terapia fonoaudiológica – áudio- educacional.

Clínica de Fisioterapia: atua nas seguintes especialidades: fisioterapia em cardiorrespiratório; fisioterapia em neurologia; fisioterapia em traumato-ortopedia; fisioterapia em pediatria, fisioterapia em uroginecologia e hidroterapia.

Clínica de Psicologia: especializada em psicoterapia individual; grupo de acolhimento – adulto; grupo de acolhimento – infantil; grupo psicoeducativo para pais; grupo psicoterápico adulto; avaliação neuropsicológica; psicodiagnóstico; orientação profissional; seleção de pessoal.

Clínica de Medicina: especializada em geriatria; ginecologia e obstetrícia; ortopedia; oftalmologia; saúde da família.

Clínica de Nutrição: atende crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos que necessitem de aconselhamento dietético para diferentes doenças como: erros inatos do metabolismo, obesidade, ganho de massa muscular, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, problemas renais. Propõe-se ao aconselhamento do público para que este, por meio de uma reeducação alimentar, possa atingir uma vida mais saudável.

Clínica de Estética: oferece tratamentos relacionados à estética facial como, por exemplo, limpeza de pele, clareamento de machas, flacidez, etc.; tratamentos estéticos corporais para flacidez, celulite, gordura localizada; massagens e técnicas alternativas, como bambuterapia e banho de ofurô.

Clínica de Odontologia: atende o público adulto e infantil, incluindo pacientes com necessidades especiais (PNE). Oferece procedimentos envolvendo todas as especialidades odontológicas: Dentística: tratamento restaurador simples, reconstrução coronária extensa e clareamento dental interno e externo; Endodontia: tratamento e retratamento de canal de dentes anteriores e posteriores; Periodontia: tratamento periodontal profilático, terapêutico e cirúrgico; Prótese: reabilitação através de coroas unitárias, pontes fixas, prótese total e parcial removível; Cirurgia: exodontia, procedimentos cirúrgicos corretivos em tecido duro e mole; Clínica Odontológica: exame bucal, instrução de higiene oral, profilaxia e aplicação tópica de flúor.

Policlínica de Referência da UVV
Endereço: Rua Mercúrio, s/n, Boa Vista, Vila Velha.
Telefone: (27) 3421-2190/2191.


NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO (NUPRAJUR):

O curso de Direito da UVV presta atendimento judiciário gratuito à população de baixa renda de Vila Velha desde 1978, por meio do Núcleo de Prática Jurídica (Nuprajur). São realizados atendimentos nas áreas: trabalhista, previdenciária, família e cível. O Núcleo, em parceria com o Tribunal de Justiça, realiza também o “Justiça Comunitária”, que são mutirões jurídicos. O projeto atende a casos consensuais – quando há acordo – na área de família. Os processos são julgados no mesmo dia. A Assistência Judiciária oferecida à comunidade é realizada por alunos dos últimos períodos do curso de Direito, supervisionados por advogados. Em cada semestre letivo o estudante tem a oportunidade de desenvolver o aprendizado em uma das áreas de atendimento oferecidas no Nuprajur.

NUPRAJUR.
Endereço: Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21, Boa Vista, Vila Velha.
Telefone: (27) 3421-2104/2149.


HOSPITAL VETERINÁRIO:

O Hospital Veterinário “Prof. Ricardo Alexandre Hippler” presta atendimento clínico-cirúrgico e laboratorial, além de internações às diversas espécies animais. São realizadas desde cirurgias de rotina, como castrações, até as de alta complexidade, como as de coluna.

Tem uma atuação prioritária na prestação de serviços profissionais médico-veterinário nas áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, como cães e gatos, grandes animais (bovinos e equinos), pequenos ruminantes (cabra) e silvestres.

Além do atendimento, oferece diagnósticos por imagem (raios-X, ultrassom e eletrocardiograma) e exames laboratoriais (patologia clínica, patologia veterinária, microbiologia e imunológica).

O atendimento no Hospital Veterinário é realizado por alunos com orientação dos professores. É oferecido também, aos recém-graduados a oportunidade de cursarem o programa de Residência Médico Veterinária em seis diferentes áreas com duração de 12 meses.

Hospital Veterinário da UVV.
Endereço: Rua Viana s/n, Boa Vista, Vila Velha.
Telefone: (27) 3421-2185.

Cultura

A UVV, enquanto Universidade, acredita que seu espaço educacional é um ambiente de produção e circulação da cultura, de promoção de bens culturais e de respeito à diversidade e pluralidade de um país tão agraciado nestes aspectos. Sendo assim, a utilização dos espaços universitários para manifestações culturais, reforça a necessidade de valorização da cultura local e também proporciona uma troca de experiências prazerosas na comunidade acadêmica. Desse modo, a UVV possui o objetivo de realizar experiências artísticas, por meio de exposições fotográficas, performances e ações literárias, ampliando assim as oportunidades de expressão e das relações no campus universitário de forma criativa.

Projetos e Eventos Culturais:

  • Desafio fotográfico
  • Vai livro Vem livro
  • Semana da Cultura
  • Mostra Cultural
  • Semana do Livro e da Biblioteca
  • Mostra de Dança
  • Processos e oficinas de criação cênicas
  • Teatro na Rua
Editais

4-Edital 35/2016 - Abertura de Inscrições para Projeto de Extensão- 01/09/2016-2016/2

O REITOR da UNIVERSIDADE VILA VELHA, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público, por meio do presente Edital, a abertura de inscrição para a seleção de Projetos de Extensão, para o ano de 2017 e convida docentes da Instituição a apresentarem propostas para solicitação de apoio financeiro, de acordo com as condições definidas neste Edital e com a dotação orçamentária do ano.

1-Edital 11/2016 - PET-Saúde/GraduaSUS- 25/04/2016-2016/1

O Reitor da Universidade Vila Velha, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público, por meio do presente Edital, a abertura de inscrição para a seleção de alunos bolsistas e de voluntários para atuação no Programa PET-Saúde GraduaSUS “Organização do COAPES Vila Velha” no período de maio de 2016 a maio de 2018.

  Publicação Link de acesso Semestre

07/08/2014

Edital 11/2016 - PET-Saúde/GraduaSUS

2015/1

Contatos

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
Prédio INOTEC (3º andar)
Telefone: (27) 3421-2097
E-mail: extensao@uvv.br