O curso de Arquitetura e Urbanismo da UVV-ES existe desde 2008 e tem como foco a formação de profissionais críticos e inovadores, capazes de agirem em situações de contínua mudança e de estabelecerem um maior diálogo entre o “conhecer-na-ação” e o “refletir-na-ação”. A estruturação do curso foi elaborada para garantir, de forma equilibrada, o desenvolvimento das competências e habilidades demandadas no mercado para o profissional da área, mesclando, de forma apurada, teoria e prática.

Os graduados em Arquitetura e Urbanismo da UVV-ES saem da Universidade capacitados com o domínio das tecnologias eficientes que permitem a concepção e construção de edifícios de alta qualidade ambiental, além de soluções criativas e inovadoras; compromisso com a proteção do patrimônio edificado e natural; sensibilidade para requalificação dos espaços urbanos degradados; posicionamento comprometido com o ambiente e a inclusão social; compreensão do comportamento e da percepção dos usuários do espaço projetado, possibilitando a participação desses nas decisões projetuais; consciência da relação estabelecida entre a arquitetura e a estrutura urbana e que colabore para a produção de espaços adequados ao bem-estar geral.

Última atualização: 14/06/2017

No transcorrer do curso, o aluno faz uso dos seguintes laboratórios: Laboratório de Conforto Ambiental; Laboratório de Fotografia, Vídeo e Audiovisual; Oficina de Técnicas Construtivas; Laboratório de Materiais de Construção; Laboratório de Ensaios Mecânicos; Laboratório de Elétrica e Automação; Laboratório Termo-Fluidos; Laboratórios de Informática; Laboratório de Estamparia; Laboratório de Modelos.

Pode, ainda, fazer parte do Núcleo de Estudos e Práticas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design de Produto (NEP), um escritório modelo sem fins lucrativos que tem por finalidade:

  • Proporcionar condições necessárias à aplicação prática dos conhecimentos técnicos e teóricos relativos à área de formação e atuação profissional, estimulando a produção acadêmica, bem como a vivência do funcionamento e administração de um escritório;
  • Desenvolver estudos (pesquisa) e prática (extensão) em projetos participativos de arquitetura, paisagismo, urbanismo, engenharia e design;
  • Tornar disponíveis à comunidade recursos humanos, técnicos e científicos capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Há, também, os ateliês de projeto, que contam com a orientação de 2 a 4 professores por turma, com especialidades e experiências práticas diferentes, proporcionando o desenvolvimento de projetos de edificações e urbanos que envolvem a consideração do patrimônio, o trabalho paisagístico, o lançamento estrutural, a compatibilização de projetos complementares, entre outras interfaces relacionadas à realidade dos escritórios de arquitetura.

Além disso, todos os professores com que os alunos terão contato durante o curso são mestres e doutores com experiência prática nas áreas que lecionam.

A soma entre projeto pedagógico, professores mais do que qualificados e estrutura moderna e equipada faz do curso de Arquitetura e Urbanismo da UVV-ES uma graduação reconhecida pelo MEC com alto padrão de qualidade.

 

Projetos Desenvolvidos pelo Curso:

O recém-formado terá condições de ingressar no mercado como autônomo ou em instituições e empresas públicas e privadas. O curso assegura a formação de profissionais generalistas, aptos a conceber, reformar e construir espaços interiores e exteriores em várias áreas, como em urbanismo, edificação, paisagismo, conservação e a valorização do patrimônio construído e do equilíbrio ambiental.

Quem se forma pela primeira e única Universidade particular do Espírito Santo tem, também, a possibilidade de continuar nos estudos após a sua graduação, nos programas de pós-graduação Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (MBAs ou Especializações).

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.