O curso de Ciência da Computação da UVV foi criado em 1999 com o objetivo de formar profissionais qualificados a atuar e evoluir o mercado de trabalho, em plena expansão no Estado desde aquela época.  Têm por missão formar profissionais inovadores, com sólida base científica e tecnológica na área de computação e informática, aptos a utilizar e evoluir as tecnologias, levando em conta aspectos humanos, técnicos e sociais, atendendo às demandas profissionais e sociais.

O aluno de Ciência da Computação da UVV-ES tem a oportunidade de vivenciar um curso de excelência acadêmica, que prepara seus estudantes para atuar e modernizar o mercado de trabalho de maneira inovadora e empreendedora. O profissional formado é capacitado para se manter permanentemente atualizado e a ingressar em estudos continuados em pós-graduações, mestrados e doutorados. O curso possui um projeto pedagógico moderno e alinhado com as exigências governamentais, acadêmicas e empresariais. O profissional formado em Ciência da Computação pela UVV-ES sai preparado, prestigiado e reconhecido para o mercado de trabalho.

Durante a graduação o aluno do curso terá domínio sobre o estado da arte da ciência e da tecnologia da computação de tal forma que possa aplicar seus conhecimentos promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico da área. Será um profissional apto a atuar em um contexto dinâmico, característico da computação, desenvolvendo sistemas de natureza complexa, criando novas técnicas e novos métodos, ou evoluindo os existentes, sempre usando os recursos adequados com eficácia e eficiência. Estará condicionado, pela própria dinâmica do curso, a manter-se constantemente atualizado e, além de conhecimento técnico na área da computação, suas habilidades englobarão o empreendedorismo e a capacidade de pesquisa científica, desenvolvidos ao longo do curso em atividades curriculares e extracurriculares. Sua visão humanística, também enfatizada durante o curso, lhe proporcionará a consciência de seu compromisso com a sociedade, o cultivo dos valores humanos e da ética, bem como uma visão estratégica que lhe permita se posicionar mais proativamente no desempenho de suas atividades, ao desenvolver habilidades que são igualmente valorizadas no mercado profissional, como trabalho em grupo, liderança, criatividade, gerenciamento do tempo e comunicação.

Última atualização: 14/06/2017

O curso de Ciência da Computação na UVV tem à sua disposição tudo o que a graduação com a maior nota no Enade do Estado tem a oferecer e está em 20° lugar, entre os mais de 355 cursos no país (públicos e privados).

Nosso estudante também pode participar de programas de intercâmbio internacional em países como o Canadá, a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Além disso, pode fazer parte do Centro de Capacitação Técnica Profissional (C2TP) em parceria com empresas privadas do setor de TI para formação e aproveitamento de alunos no desenvolvimento de projetos inovadores.

Todos os professores são Mestres e Doutores. Além da experiência acadêmica, grande parte deles atua diretamente no mercado de trabalho em empresas públicas e privadas e outros são proprietários de empresas da área de Tecnologia da Informação. Os alunos vivenciam a prática em mais de 85% das disciplinas.

O curso promove eventos e pesquisa para complementar o estudo e conta com a Fábrica Acadêmica de Software a fim de aplicar os conhecimentos de gerência, qualidade e engenharia de software em projetos reais gerando produtos de alta qualidade.

O curso conta com alianças acadêmicas, disponibilizando acesso a material didático e ferramentas oferecidas por empresas como Oracle, IBM, Sun, CISCO, Microsoft dentre outras.

O UVV conta com mais de 1000 microcomputadores à disposição de alunos, professores, coordenadores e funcionários. No Prédio Azul, que se destina aos cursos de tecnologia existem 10 laboratórios de informática, que são utilizados nas aulas práticas, e que podem ser utilizados pelos alunos quando estão disponíveis. Todas as salas de aula são equipadas com ar condicionado, projetor multimídia e cadeiras são confortáveis.

Os computadores são atualizados, e neles o aluno pode encontrar todos os softwares necessários para realizar os trabalhos das disciplinas, além de vários  outros programas de diversos tipos.

O curso desenvolve suas atividades práticas nos laboratório abaixo:

  1. Laboratório de Robótica e Arduíno;
  2. Laboratório de Programação de Computadores;
  3. Laboratório de Programação e Multimídia para Web;
  4. Laboratório de Dispositivos Móveis;
  5. Laboratório de Redes e Sistemas Operacionais;
  6. Laboratório de Arquitetura de Computadores;
  7. Laboratório de Engenharia de Software;
  8. Laboratório de Banco de Dados;
  9. Laboratório de Programação Distribuída e Concorrente;
  10. Laboratório de Simulação;
  11. Laboratório de Informática Educativa;
  12. Laboratório de Segurança e Auditoria de Sistemas;

De forma geral, o mercado de informática, dentro e fora do estado, está em franca expansão, e o número de vagas de emprego não para de crescer. Porém, para garantir uma boa vaga, com um bom salário, é necessária uma sólida formação na área e exatamente é isto que nosso curso pode te oferecer.

O profissional formado no curso está apto a atuar no Desenvolvimento de Jogos Digitais (Sistemas e Mobile e Web), na Programação de Robôs, no Desenvolvimento de Aplicações para Computação nas Nuvens e TV-Digital, na Criação de Hardware e Framework Programável, e na Administração e Implantação de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais e Banco de Dados.

Eles podem atuar em empresas como Google, Facebook, IBM, Microsoft, Apple, EMC2, TOTVS, SAP, entre outras. Além disso, podem trabalhar, também, na área de informática de órgãos públicos, nos departamentos de informática de empresas de médio e grande porte, em empresas prestadoras de serviços de fábrica de softwares e demais serviços correlatos de desenvolvimento e em empresas fornecedoras de produtos de softwares.

O curso mantem um diálogo direto com empresas do mercado TI, que enviam vagas de estágio/emprego para serem classificadas e divulgadas aos alunos e egressos com perfis adequados. Existem parcerias com empresas de TI para capacitar alunos selecionados pelo seu desempenho no curso.

O profissional formado em Ciência da Computação pela UVV-ES é mais do que habilitado, também, a seguir na área acadêmica e na pesquisa (através de um mestrado e doutorado) ou aproveitar umas das muitas e ótimas oportunidades do setor para serem empreendedores e abrirem os seus próprios negócios.

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.