O bacharelado em Ciências Biológicas da UVV-ES estuda a diversidade dos seres vivos, a sua organização, o seu funcionamento em diferentes níveis, as suas relações evolutivas e a relação com o meio ambiente.

A implantação do único mestrado e doutorado em Ecologia de Ecossistemas do Estado foi uma consequência dos esforços, trabalhos e pesquisas de professores, estudantes e pesquisadores do curso de graduação. Os alunos, ao ingressarem na graduação, já participam das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios dos professores, como alunos de iniciação científica e bolsistas de vários órgãos de fomento.

Última atualização: 14/06/2017

Além dos alunos serem encorajados a continuarem nos estudos por meio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas (único da área no Estado), os graduandos em Ciências Biológicas da Universidade desenvolvem uma infinidade de trabalhos em atividades de campo, nos vários ecossistemas do Espírito Santo e nos estados vizinhos. Há, ainda, as atividades desenvolvidas na moderna e bem equipada Eco Fazenda Experimental da UVV-ES.

Além disso, os alunos têm à sua disposição diferentes laboratórios em que podem atuar como pesquisadores de iniciação científica bolsista ou voluntário. Podem, ainda, desenvolver o que aprendem nas aulas no herbário, onde estão catalogadas as coleções de Botânica da Universidade. Os estudantes têm, também, acesso a coleções zoológicas, importantes para o seu aprendizado durante o curso universitário.

Todas essas atividades são orientadas por professores, em sua maioria doutores, que trabalham em simbiose com os trabalhos desenvolvidos no mestrado e doutorado em Ecologia de Ecossistemas.

O campo profissional é bem vasto e os biólogos formados na UVV-ES podem atuar em diferentes áreas, como: institutos de pesquisas; órgãos governamentais, como secretarias de Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia, Agricultura e de Turismo; empresas públicas e privadas; museus; herbários; biotérios; jardins botânicos; parques e reservas naturais; estações ecológicas e áreas de proteção ambiental. Há possiblidades, também, de atuar como autônomos, seja na prestação de consultorias, na emissão de laudos e pareceres técnicos, na área de meio ambiente, ou nas muitas oportunidades das quais o mercado tem exigido a atuação de um profissional com formação de qualidade em Ciências Biológicas.

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.