O profissional de Educação Física que se forma pela UVV-ES, após os quatros anos de duração do curso, sai com duas titulações: bacharelado e licenciatura. Criado em 1999, tem o objetivo de atender a crescente demanda por profissionais habilitados para intervir no campo das atividades físicas, esportivas e de lazer. Essa demanda é motivada pela expansão do mercado de academias, clubes, associações esportivas e recreativas e por iniciativas do poder público e grandes eventos no Brasil. O curso tem, como uma da suas principais missões, ampliar, no Espírito Santo, a visão e o campo de atuação do profissional da área.

Quem se forma na Universidade genuinamente capixaba é capaz de agir eticamente diante dos desafios e das rotinas da profissão, de identificar e respeitar as diversidades culturais, promover o desenvolvimento e a qualidade de vida do ser humano, dominar e acompanhar as transformações do instrumental científico, métodos e recursos da tecnologia da informação que permitam desenvolver a sua profissão.

Última atualização: 14/06/2017

Além de formar o seu aluno como bacharel e licenciado, o curso de Educação Física da UVV-ES possui núcleos de estudos e seus laboratórios têm uma abordagem interdisciplinar ao se organizarem por áreas de conhecimentos, que discutem temas emergentes da área e as diversas possibilidades de intervenção do profissional de educação física. Os núcleos de estudos que compõem o curso são:

 

  • Núcleo de Formação Profissional e Práticas em Educação Física: Investiga e desenvolve atividades de apoio às ações didáticas do curso e organiza e coordena os Estágios Supervisionado/ Profissional.
  • O Núcleo de Biodinâmicas das Atividades Corporais – NUBAC: investiga aspectos metodológicos e respostas fisiológicas agudas e crônicas da atividade física como processo de promoção da saúde e desempenho atlético e biomecânico durante o ciclo da vida.
  • O Núcleo de Gestão e Teoria Aplicada ao Esporte – NATA: Pesquisa sobre o esporte e sua articulação com a gestão esportiva, investiga os pressupostos pedagógicos, técnicos e táticos subjacentes à prática do esporte comunitário, do esporte escolar e do esporte de rendimento.
  • O Núcleo de Recreação e Lazer: Investiga e desenvolve atividades de corporeidade e lazer nos ambientes escolares e comunitários, culturais e cuida das práticas corporais relativas à aventura e à natureza.

O profissional formado em Educação Física pela UVV-ES é capacitado a atuar em: escolas públicas e particulares de toda a rede de ensino básico; escolas com iniciação esportiva e atividades físicas fora da grade curricular, bem como secretarias de esporte e lazer das redes municipal e estadual; podem trabalhar também em academias, clubes, associações esportivas e recreativas, centro de reabilitação física e de educação para portadores de necessidades especiais, em órgãos públicos e de iniciativa privada nos setores de administração, organização esportiva, recreativa e de lazer; há ainda, oportunidades em esportes marítimos e atividades físico-esportivos de praia, bem como prestação de serviço em condomínios, empresas e hospitais, consultorias, projetos e eventos e esportes de aventura e ligados à natureza.

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.