O Fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde que previne, avalia e trata os distúrbios da comunicação humana e atende pessoas de todas as idades, desde o bebê até o idoso. Os locais de trabalho desse profissional incluem hospitais, clínicas, consultórios, unidades de saúde, asilos, escolas, indústrias, centrais de call center e redes de rádio e TV.

A atuação é dividida em 4 áreas:

MOTRICIDADE OROFACIAL: envolve distúrbios da respiração, alimentação e fala. Pessoas com dificuldades de engolir e bebês prematuros fazem parte do público atendido;

 AUDIOLOGIA: responsável pelos exames que avaliam a audição e o equilíbrio, como a audiometria e o teste da orelhinha. Promove a reabilitação de pessoas com perda auditiva e a indicação dos "aparelhos auditivos";

 VOZ: reabilita as alterações vocais e aperfeiçoa a comunicação oral de profissionais da voz (cantores, professores, atores e locutores);

 LINGUAGEM: As alterações da linguagem oral e escrita incluem gagueira, troca de letras, dificuldades de aprendizagem, além de patologias com comprometimento global, como a Síndrome de Down e o Autismo.

Última atualização: 14/06/2017

O curso de Fonoaudiologia da UVV foi pioneiro no Estado e já conta com 16 anos de mercado, possuindo papel de grande destaque no desenvolvimento da área no Espírito Santo.

Os alunos têm acesso à grade curricular atualizada, que contempla os mais novos recursos técnico-científicos da profissão. Por meio do Eixo Integrativo do curso, os alunos mantêm contato com a prática clínica do 1º ao 8º período.

O corpo docente é formado, exclusivamente, por mestres e doutores com vasta experiência clínica e acadêmica. O curso possui Clínica Escola própria, considerada uma referência estadual, onde funciona o Polo de Saúde Auditiva do SUS e são realizados atendimentos à população nas mais diversas áreas do curso.

Na Clínica de Fonoaudiologia UVV, os alunos realizam monitorias, estágios de observação e atendimentos à comunidade, sempre supervisionados por um professor fonoaudiólogo especialista na área.

O aluno tem, ainda, a oportunidade de realizar estágios e projetos de extensão na rede hospitalar, unidades de saúde e escolas do município de Vila Velha. 

O mercado profissional da Fonoaudiologia no Espírito Santo está em plena ascensão. Nos últimos concursos municipais, estaduais e federais, a profissão tem sido contemplada, fortalecendo o atendimento fonoaudiológico em unidades de saúde e hospitais. Leis nacionais recentes vêm estabelecendo procedimentos fonoaudiológicos como obrigatórios na rede pública, como o Teste da Orelhinha e o Teste da Linguinha, ambos realizados, exclusivamente, pelo fonoaudiólogo. A Fonoaudiologia Educacional também encontra-se em crescimento, com frentes de trabalho surgindo nas escolas públicas e particulares.

Além disso, muitas empresas têm contratado o fonoaudiólogo para avaliar e aperfeiçoar a voz e a comunicação de seus funcionários.

Por ser uma carreira recente no Brasil, possui especialidades novas, como a Fonoaudiologia Neurofuncional, a Fonoaudiologia do Trabalho e a Gerontologia, ainda em fase de implementação, o que proporciona vastas oportunidades de trabalho, em médio prazo, para os profissionais da área formados pela UVV-ES.

No interior do Estado ainda há poucos fonoaudiólogos, que ficam localizados, em sua maioria, nas cidades-polo. Sendo assim, há capacidade de absorver grande número de profissionais. 

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.