O curso de Jornalismo da UVV-ES é composto por uma matriz curricular diversificada, que tem como proposta central a formação de um profissional capaz de refletir e acompanhar os processos de transformação pelos quais passa a área da Comunicação em nível local, nacional e internacional. Seja na sala de aula, nos laboratórios do curso ou mesmo nos projetos de pesquisa e extensão, o futuro jornalista é formado na Universidade sob uma perspectiva humanista, ética e cidadã. O aluno tem contato, desde os primeiros períodos, com as mais diversas áreas de atuação e segmentos jornalísticos: TV, rádio, fotografia, Internet, impresso e comunicação organizacional, com vistas a uma formação multimídia, que abre a possibilidade de atuação tanto nos veículos de comunicação, quanto no âmbito corporativo e institucional dos setores público e privado. 

 

O objetivo central do curso de Jornalismo da UVV-ES é contribuir para a formação de jornalistas capazes de contextualizar, interpretar e explicar as informações relevantes da atualidade, frente ao grande e disperso volume de informação a que somos submetidos diariamente, num ritmo cada vez mais acelerado. Ao longo do curso, o estudante é preparado para propor, planejar, executar e avaliar projetos na área de jornalismo, estando apto a organizar pautas e coberturas noticiosas de maneira ética e que contemple as especificidades das técnicas e os mais diversos gêneros jornalísticos.

Última atualização: 14/06/2017

O estudante de Jornalismo da UVV-ES é formado para ser um profissional multimídia. Durante a graduação, ele é capacitado a apurar, produzir e editar produtos jornalísticos para múltiplas plataformas (TV, rádio, impresso, online...), sendo preparado para atuar tanto no universo dos veículos de comunicação, quanto no âmbito corporativo e institucional dos setores público e privado.

 Só na UVV-ES é que o estudante de Jornalismo tem acesso ao Núcleo Integrado de Comunicação, um conjunto de laboratórios de rádio, TV, online e impresso que possibilita a vivência na produção de produtos jornalísticos para múltiplas plataformas dentro do espaço da Universidade. Várias disciplinas do curso, inclusive, acontecem nesses laboratórios, como as aulas de Radiojornalismo, Telejornalismo, Produção Multimídia e Webjornalismo. Além disso, todas as tardes, de segunda a sexta, funciona, nesses espaços, a Redação Multimídia, um projeto de extensão orientado por professores do curso, que possibilita a participação de alunos monitores e voluntários. Na Redação Multimídia, é produzido conteúdo para o Portal de Notícias do Curso sob os mais diferentes formatos (áudio, audiovisual, texto, fotografias, etc.). 

O jornalista formado na UVV-ES é apto a atuar em veículos de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação organizacional e comunicação pública. As frentes de trabalho são as mais diversas: desde a atuação como repórter, produtor, editor e diretor de jornalismo em um veículo de Comunicação, agências de notícias e produtoras de audiovisual, até a atuação nos departamentos de Comunicação de empresas, órgãos públicos, entidades de classe, ONGs, etc.

 A Internet também abriu novas oportunidades de trabalho como criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets, além de administrar conteúdos em portais de notícias e redes sociais, redigir e editar boletins e revistas eletrônicas.

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.