O Curso de Medicina Veterinária da UVV-ES foi concebido para formar profissionais empreendedores e com sólida base de conhecimentos técnico-científicos, com consciência ética, política, visão humanística crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural do Brasil e do mundo. Para esse fim, conta com estrutura física, administrativa e pedagógica de qualidade, com o intuito de garantir uma formação de excelência ao  profissional  para atuar regional, nacional e globalmente nos mais diversos campos que essa profissão oferece.

 O médico veterinário que a UVV-ES forma é capaz de solucionar problemas de sanidade animal e de saúde pública, desenvolver a produção animal e participar ativamente desses processos, com competência e postura profissional.

 O exercício profissional do Médico Veterinário no campo da produção e saúde animal está centrado em aumentar e manter elevada a produção e a zelar pela saúde das espécies com que trabalha, assegurando aos proprietários benefícios econômicos pela introdução de novos conhecimentos científicos e tecnológicos. 

Última atualização: 14/06/2017

A estrutura curricular do curso foi desenvolvida para que o aluno tenha uma visão generalista e contextualizada com a realidade do mercado nacional e mundial. Há uma interrelação e integração dos conteúdos ministrados na grade curricular.  O corpo docente é formado por Mestres e Doutores comprometidos com a formação do Médico Veterinário, de acordo com a exigência do mercado.

 As vivências práticas do curso são diferenciadas e se amparam em uma moderna infraestrutura. O Hospital Veterinário, a Fazenda Escola e os laboratórios muito bem equipados permitem que a concepção e execução do currículo se apoiem em uma metodologia pertinente, trabalhando as competências e habilidades dos alunos em todos os conteúdos apresentados. Por meio dos projetos de Pesquisa, Extensão e convênios com instituições públicas e privadas, o curso mantém estreita relação com a comunidade, a pesquisa e a prestação de serviços, privilegiando o aluno nas diferentes áreas de atuação.

O mercado de trabalho é amplo e oferece oportunidades em diversas áreas. Os profissionais formados pela UVV são capacitados para atuar em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças de animais de pequeno e grande porte, na área da saúde pública, impedindo a disseminação de doenças para os humanos, na inspeção de produtos de origem animal e na busca pelo aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos ofertados para os consumidores.

Com a expansão do agronegócio, o segmento desponta, para o médico veterinário formado pela UVV-ES, como um dos mercados de trabalho mais abrangentes no país.

Além disso, o Brasil, atualmente, é o maior exportador de carne bovina e de frango do mundo, grande parte em função da eficiência da prática da Medicina Veterinária e da ação na inspeção, garantindo a qualidade do rebanho.

Na área ambiental, as exigências para a execução de empreendimentos e o grande número de intervenções nos ecossistemas, têm demandado o trabalho do médico veterinário nos resgates de fauna, perícias e consultorias ambientais, além do trabalho em programas de conservação de biodiversidade, especialmente da fauna.

O médico veterinário formado pela UVV-ES pode seguir na área acadêmica, pois tem a oportunidade de entrar no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Ciência Animal da Universidade.

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.