Criado em 2002, o curso de Psicologia da UVV-ES apresenta-se como um dos mais consolidados do cenário capixaba. Tem a missão de formar profissionais capazes de intervir no contexto social-humano, utilizando-se de instrumentais e referenciais éticos e comprometidos com a transformação social, capazes de compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.

Em funcionamento nos horários matutino e noturno, o curso permite ao aluno finalista optar por uma entre três diferentes áreas de atuação: Psicologia Clínica, Processos de Saúde, e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Com uma grade curricular moderna e adequada aos diferentes desafios impostos à Psicologia na atualidade, o curso oferece disciplinas com atividades práticas e estágios curriculares a partir do segundo ano. 

Última atualização: 14/06/2017

Com 100% dos professores doutores e mestres, o aluno do curso de Psicologia da UVV tem a oportunidade de participar de programas de iniciação científica (pesquisas), estágios e monitorias. Além disso, participa de atividades práticas em diferentes campos de estágios e aulas em laboratórios.

O curso tem como um dos cenários de práticas o Serviço Escola de Psicologia, localizado na Clínica de Psicologia da UVV-ES. Nesse espaço, são ofertados serviços à comunidade como psicodiagnóstico, atendimento psicológico individual e em grupo, orientação profissional e recrutamento e seleção de pessoal, todos realizados com supervisão dos professores. Além disso, ao longo do curso, o aluno tem disciplinas práticas no Laboratório de Condicionamento Humano e Laboratório de Neuroanatomia e Morfologia.

O curso de Psicologia da UVV forma profissionais que, além de competências técnicas, tem perfil inovador, empreendedor e, sobretudo, ético, com capacidade de identificar e intervir nos  mais diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Ao final do curso, o profissional formado terá habilidades de tomada de decisão, comunicação, trabalho em equipe, liderança e aperfeiçoamento contínuo.

Depois de formado, o aluno tem diante de si uma ampla gama de possibilidades de atuação, como, por exemplo, atuar em instituições de saúde, educacionais, de assistência social e trabalho, tais como: unidades de saúde; hospitais; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); escolas; projetos sociais;  conselhos tutelares; varas da infância e juventude; presídios; Centros Regionais de Assistência Social (CRAS); OSCIPS; empresas e organizações; além de consultórios particulares.

Nesses diferentes contextos, o psicólogo graduado pela UVV-ES pode atuar no nível da prevenção e promoção da saúde psíquica dos sujeitos, bem como no nível da avaliação e intervenção psicossocial. Além disso, pode realizar assessoria e prestação de serviços na área de recursos humanos, de educação e atendimento clínico individualizado. 

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.