A área de Relações Internacionais está em rápida expansão no Brasil. Com o aumento da exigência do mercado por profissionais capazes de compreender a dinâmica das interações internacionais e as rápidas mudanças causadas pela Globalização, a área ganhou destaque. No início dos anos 2000, eram cerca de 10 cursos de bacharelado no país, hoje são mais de 140.

O nosso curso de R.I. é o único do Espírito Santo e oferece uma formação peculiar. É composto por matérias básicas das áreas de Economia, Ciência Política, História, Geografia e Direito, e por disciplinas específicas voltadas para o estudo dos conflitos mundiais contemporâneos, das organizações internacionais, do sistema econômico e financeiro global e da política externa brasileira.

Última atualização: 14/06/2017

Além de ser a única graduação de R.I. no Estado, nas aulas, são realizadas simulações e exercícios para combinar as teorias à prática. O aluno é estimulado a pensar como gestor, do serviço público ou de empresas, e oferecer respostas aos desafios cotidianos. Oferecemos uma formação teórica e objetiva mais completa para o futuro internacionalista.

Nossos estudantes podem ter acesso às bolsas de Monitoria, para assessorar os professores nas disciplinas; e às bolsas de Extensão, de estágio acadêmico e de iniciação científica.

 Contamos com o maior percentual de professores doutores da UVV, e muitos dos professores do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política e do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública fazem parte do nosso quadro docente.

 Temos projetos de pesquisas, com bolsas de iniciação científica, como o projeto de pesquisa Observatório Cidade e Porto. Temos, também, projetos de Extensão, como o CINE R.I., que discute filmes com temática internacional com debatedores convidados; e o Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo (NUARES), que apoia refugiados que chegam ao Estado. Além disso, contamos com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, incentivo da ACNUR/ONU a estudos na área de Direitos Humanos.

O mercado profissional para os formados em Relações Internacionais pela UVV-ES está em crescimento. Há posições em empresas para os graduados desenvolverem habilidades nas áreas de Diplomacia Corporativa, Relações Governamentais e Comércio Exterior. No serviço público, há a opção pela carreira diplomática, junto ao Ministério de Relações Exteriores, e pela paradiplomática, em Secretarias de Relações Exteriores dos governos estadual e municipal e em instituições públicas.  Por último, o ensino regular e a prática da pesquisa capacitam os estudantes para seguirem na carreira acadêmica. Na própria UVV-ES, há a possibilidade de seguir os estudos no mestrado em Sociologia Política ou no mestrado profissional em Segurança Pública.

Fique à frente dos outros candidatos!

Receba novidades sobre o vestibular.