ENADE 2008

O curso de Ciência da Computação da UVV se reafirmou com um dos melhores do país, conforme resultado divulgado pelo Inep/MEC que inclui entre os seus conceitos o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

Em avaliação feita em 2008 com alunos ingressantes e concluintes, o curso da UVV obteve Conceito ENADE 4, Conceito IDD 5 e CPC contínuo 4 que combinados coloca o curso da UVV em 18º lugar dentre todas as 295 Instituições de Ensino Superior avaliadas no país e em 1º dentre as IES do estado do Espírito Santo.

"É muito gratificante receber uma avaliação do MEC tão positiva que comprova a qualidade de ensino e coloca a UVV entre as melhores instituições de ensino na área de Computação e Informática do Brasil. Com certeza, esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e abdicação: IES, alunos e professores. Ficamos gratos e orgulhos, principalmente dos alunos que nos representaram no ENADE com muita ética, responsabilidade e competência”, segundo Cristiano Biancardi, coordenador do curso.

Abaixo segue uma análise do desempenho do curso com relação a esta combinação de dos conceitos:

1 - Comparação do resultado do curso de Ciência da Computação da UVV com todas as instituições do país:

Número total de cursos no país: 295

18° posição

Estamos entre os 7% melhores cursos do país

2 - Comparação do resultado do curso de Ciência da Computação da UVV com as instituições do estado (público e privado):

 

1° posição

3 - Comparação do curso de Ciência da Computação da UVV com as instituições privadas do país:

Número total de cursos em instituições privadas no país: 204

3° posição

4 - Comparação do curso de Ciência da Computação da UVV com as instituições privadas do estado:

 

1° posição

5 - Comparação do curso de Ciência da Computação da UVV com os Centros Universitários:

 

1° posição


ENADE

O objetivo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial dos cursos de graduação. O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

IDD

O Indicador de Diferença de Desempenho mede o conhecimento que o aluno obteve durante a graduação. Ele indica a diferença entre o desempenho médio dos concluintes com o dos ingressantes. Resumindo, mostra o quanto o aluno aprendeu ao longo do seu curso.

CPC

O Conceito Preliminar do Curso já é um indicador com mais variáveis. Ele leva em conta a formação dos alunos, o IDD e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino. Veja como é a composição: