Doutor Honoris Causa

Com Cineteatro lotado, UVV-ES entrega honraria ao CEO e Fundador de escola de negócios da Alemanha

Publicada em 29/06/2016

A noite da última terça-feira (28/06) foi de Cineteatro cheio na UVV-ES. Alunos e professores de diversos cursos da Universidade estiveram no local para assistir à cerimônia em que a Universidade concedeu ao professor alemãoDr. Werner G. Faix, o título de Doutor Honoris Causa.

Essa é uma honraria atribuída a personalidades que se tenham distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

O Dr. Werner G. Faix é CEO e fundador da School of International Business and Entrepreneurship (SIBE), instituição de ensino localizada em Berlim, na Alemanha. Além disso, ele é autor de 40 livros sobre Gestão, Inovação, Desenvolvimento de Liderança, Tecnologia de Gestão, Gestão Executiva e Empreendedorismo.

Na noite da cerimônia, Dr. Werner G. Faix também assinou um convênio de cooperação acadêmica entre a instituição que dirige e a UVV-ES. A parceria prevê o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, intercâmbio de professores e alunos e estabelecimento de cursos de graduação em conjunto.

Cerimônia

No Cineteatro, além dos estudantes e professores que foram prestigiar o professor alemão, estiveram presentes, o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, a secretária de estado de governo, Angela Silvares, e o representante da SIBE no Brasil, professor Peter Dostler.

O responsável por abrir a cerimônia foi o Reitor da UVV-ES, que apontou o papel da inovação como algo necessário no desenvolvimento da sociedade e lembrou sobre a contribuição do Dr. Werner G. Faix com o seu trabalho sobre esse tema.

Coube a professora Marcia Valeria Ferreira de Carvalho, coordenadora dos cursos da área de Humanas e Sociais, justificar o porquê dessa concessão.  Ela relembrou a trajetória acadêmica e profissional do professor alemão. Além disso, ela falou um pouco da SIBE, que o Dr. Werner G. Faix fundou em 1999.

“A Steinbeis School Of International Business and Entrepreneurship trabalha com a transferência de conhecimentos bem sucedidos e a sistemática condução de competências entre a ciência e a indústria. É focada em empresas, organizações, administrações públicas e pensamento empresarial competente, buscando agir globalmente em altos potenciais”, destacou a professora.

Além disso, ela salientou os números alcançados pela SIBE, que, atualmente, possui12 institutos, mais de 3500 graduados e mais de 600 estudantes em mestrado nos cursos da área de Gestão. “Após 3 anos de graduados, 7% dos seus egressos estabeleceram sua própria empresa e 55% estão em posição de destaque na Gestão de alguma empresa mundial”.

Logo após a fala da professora, o presidente da mantenedora da UVV-ES, José Luiz Dantas, agradeceu a presença do público que, de forma entusiasmada, compareceu ao Cineteatro para o evento. Ele destacou o valor da parceria entre a Universidade e a SIBE.

“Hoje, além de entregarmos o nosso segundo título de Doutor honoris Causa neste ano em que completamos 40 anos de existência, assinamos esse convênio inédito para os nossos professores e alunos. Vivemos em um mundo em que as barreiras se foram e vocês, agora, têm a oportunidade de aproveitar essa parceria com uma instituição que fica localizada em Berlim, uma das cidades mais importantes da Europa”, disse o presidente ao público.

Título

Já com o título de Doutor Honoris Causa em mãos, o professor alemão Dr. Werner G. Faix agradeceu pela honraria e aos presentes. E, logo depois, falou um pouco sobre a escola de negócios que comanda na Alemanha. Ele disse que fica muito feliz com essa parceria entre a UVV-ES e a SIBE, pois, de acordo com ele, não apenas a indústria, mas também as universidades devem se posicionar de maneira global. “É com isso em mente e olhando para o futuro, que espero que possamos realizar inúmeros projetos em conjunto”, finalizou o professor.