Desafio Sebrae 2012

As inscrições acontecem até o dia 18 de maio

Publicada em 04/05/2012

Por Izabella Altoé

Estão abertas as inscrições para o Desafio Sebrae 2012. O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa. Durante mais de seis meses, universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo, além de desenvolver a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

No dia 4 de maio, às 10 e às 19h30, será realizada uma palestra, no Cineteatro, com Duar Pignaton, um dos vencedores do Desafio Sebrae Internacional. Ele fará uma imersão no mundo do empreendedorismo jovem. Apresentando dados atuais e exemplos reais de empreendedorismo, desmistificará alguns temas que rondam a juventude, especialmente o planejamento da carreira. Com foco motivacional e proporcionando a reflexão, Duar fará seu testemunho de como foi vencer o Desafio Sebrae e como é a busca incansável pelo sucesso profissional.

A competição é dividida em cinco fases, sendo três virtuais e duas presenciais. O jogo começa com mais de 150 mil participantes inscritos e termina com apenas uma equipe vencedora! As fases virtuais do jogo são realizadas pelas equipes em suas próprias residências. Elas realizam o download do jogo e enviam as decisões dentro de um prazo estipulado pela organização.

A cada fase, equipes vão sendo eliminadas. Até começarem as fases presenciais. Nelas, grupos de todos os Estados encontram-se em um só lugar, trocam experiências e vivenciam novas culturas. Então, as equipes são separadas para tomar decisões em um ambiente totalmente preparado para elas. Dentro das salas de decisão, longe de qualquer contato, elas se veem em situações de alta responsabilidade. Cada escolha muda, para melhor ou pior, o resultado da competição.

O Desafio Sebrae testa o conhecimento de várias equipes. Chegar à final nacional já é uma grande vitória. Afinal, são milhares de participantes movidos pela vontade de ganhar, não só o prêmio, mas conhecimento e experiência.

A partir do dia 3 de maio uma equipe do Sebrae vai estar no Centro de Vivências com um stand para a divulgação e inscrição dos alunos no Desafio Sebrae 2012. Nos dias 4 e 11 de maio também serão realizadas palestras para orientação dos alunos. As palestras serão realizadas no Cineteatro, às 10h e às 13h30, com duração de uma hora.

Mais informações: www.desafio.sebrae.com.br

Cronograma
- Inscrições: de 11 de abril a 18 de maio
- Competição: de maio a novembro de 2012

Como se inscrever
Inscreva sua equipe com o preenchimento e envio da ficha de inscrição. O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado através do site - link para o site PagSeguro.

Quanto custa
R$ 50,00 por equipe.

Quem pode participar
Estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa no 1º semestre de 2012.

Quem promove
O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Como funciona
O jogo utiliza um software de gerenciamento que durante a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking. Os critérios de pontuação encontram-se no manual do participante e os de classificação no regulamento do jogo.

Quantos estudantes por equipe
As equipes podem ter no mínimo de dois e no máximo de cinco estudantes. Os integrantes podem ser de cursos diferentes, mas todos devem ser do mesma Unidade da Federação brasileiro. Um mesmo participante não pode integrar mais de uma equipe.

Tem certificado de participação
Sim. O certificado de participação das fases virtuais estará disponível à equipe diretamente na sua área restrita do site oficial ao final de cada fase. Só terão direito ao certificado as equipes que finalizarem a respectiva fase.

Como jogar
A equipe fará o download do jogo através do site oficial. Em seguida, deverá instalar o software e aguardar a data de início da competição, que será divulgada no site oficial.

Fases do jogo
1ª fase: classificação estadual
2ª fase: semifinal estadual
3ª fase: final estadual
4ª fase: semifinal nacional
5ª fase: final nacional

As etapas estaduais serão jogadas via internet. As fases semifinal nacional e final nacional são presenciais, sendo realizadas em regime de imersão, em Salvador/BA. Na fase internacional participam os vencedores nacionais de cada país participante do Desafio Sebrae.

Quais são os prêmios

Nas finais estaduais
Os integrantes das equipes vencedoras de cada estado recebem um troféu, além de uma bolsa para participar gratuitamente de um dos cursos ofertados pelo Sebrae. As universidades de origem dos participantes das equipes vencedoras estaduais também recebem um troféu. Dependendo do Estado, haverá outras premiações.

Na semifinal nacional
Cada participante das oito equipes classificadas para a final nacional recebe como prêmio um Ipad. Na final nacional, os membros da equipe vencedora ganham uma viagem de dez dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo, incluindo:

- passagem aérea,
- hospedagem,
- ajuda de custo para alimentação,
- guia local para as visitas técnicas,
- deslocamentos terrestres previstos na programação oficial,
- seguro de viagem.

Na final nacional, ainda, serão concedidas bolsas de estudo integrais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do programa FGV Online, conforme abaixo discriminado:

I) Para a equipe vencedora, ou seja, aquela que obtiver a maior pontuação na fase final nacional, uma bolsa em MBA Executivo Nacional;
II) Para o 2º e 3º lugares, uma bolsa do programa Séries Estratégicas;
III) Para o 4º ao 8º lugares, uma bolsa em curso de 30 (trinta) horas.