Simulação do mercado de trabalho

Alunos do curso de Administração foram desafiados a gerenciar uma empresa no mercado em crise

Publicada em 07/05/2012

Por Gislene Goulart

Fazer uma empresa se sobressair num mercado em recessão foi o desafio lançado aos alunos de Administração pelo professor Leandro Calil, semestre passado. As empresas eram simulações em softwares da empresa Bernard Simulação Gerencial.

O professor Calil escolheu oferecer um cenário desafiador. “Administrar uma empresa no mercado em recessão exige visão estratégica, projeção, empreendedorismo e coragem em arriscar”, declara.

E foi o que o grupo de Elisabete de Souza, que ficou em primeiro lugar, fez. Na visão da estudante, o compromisso dos componentes da equipe e a comunicação entre eles foram essenciais. “Mesmo quando não estávamos em aula conversávamos sobre o trabalho. Todos do grupo sabiam a parte um do outro”, relembra.

Uma equipe de profissionais e doutores faz a análise dos cenários e da evolução das equipes para definir o ranking. Das 1500 equipes de mais de cem universidades do Brasil, os alunos da UVV conquistaram o 1º, 3º e 6º lugares no ranking TOP 10 nacional promovido pela empresa Bernard Simulação Gerencial no semestre de 2011/2.

No processo, decisões como ficar dentro do limite financeiro e não pegar emprestado todo o limite de crédito foram decisões que Elisabete acredita ter feito diferença. Formada, a, agora, administradora de empresa diz que a experiência valeu para sua profissão. “Aprendi a lidar com o medo e a pressão. Hoje vivo tudo aquilo 100% na prática”.

O professor Leandro Calil é o único no estado certificado pela empresa Bernard para trabalhar com o simulador. “A vitória é mais dele do que nossa”, confessa Elisabete. A simulação dura um semestre e a cada semana o professor apresentava uma situação diferente para cada grupo. Eram 24 equipes.