Inovações com o Windows 8

Segurança, consumerização e virtualização no novo sistema operacional da Microsoft

Publicada em 11/05/2012

A oitava edição do Infowork foi marcado por palestras e discussões sobre inovações tecnológicas, funcionalidades e recursos do sistema operacional Windows 8. O evento, que é organizado pelos coordenadores dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, Cristiano Biancardi e Ester Klippel reuniu estudantes, profissionais e representantes de empresas da área de tecnologia da informação no Cineteatro.

As palestras foram ministradas pelos representantes da Microsoft Brasil: Vinícius Apolinário, que atua como IT Pro Evangelist; e Fernando Martin Figueira, especialista em desenvolvimento e novas tecnologias.

A apresentação de Vinícius Apolinário destacou as características do novo Windows, indicando as opções de segurança e interatividade como prioridades do sistema. “A interface é o que gera o primeiro impacto para os usuários, mas as principais novidades estão nas opções envolvendo virtualização e a funcionalidade multiplataforma”, explica Vinícius.

O tema “Desenvolvimento em Windows 8” foi abordado por Fernando Martin Figueira, que ressaltou a importância de um sistema operacional que estará presente, também, em dispositivos móveis, com destaque para o Windows Phone. Segundo Fernando, trata-se de um sistema com foco em aplicações, e essa compatibilidade estimula os desenvolvedores a criarem novos aplicativos. “Esse novo sistema vincula-se, também, à ideia de consumerização, pois dá suporte ao uso de dispositivos pessoais com propósitos profissionais”, completa.

Durante o Infowork, os estudantes puderam conhecer e se inscrever em programas de estágio apresentados por empresas que participaram do evento. O Infowork também foi marcado pela ação solidária dos seus participantes. Até final do evento foram arrecadados cerca de 530 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para a ABECA (Associação Beneficente para Crianças e Adolescentes – Barra do Jucu).