Hospital Veterinário

Conheça o Hospital, que há 11 anos presta serviço para a comunidade a baixo custo

Publicada em 23/04/2013

O Hospital Veterinário da UVV-ES, Prof. Ricardo Alexandre Hippler, é um anexo ao curso de Medicina Veterinária, local onde os estudantes do curso atuam de forma prática. Os serviços oferecidos são abertos para todo o público, e são atendidos, mensalmente, de 450 a 500 animais.

O Hospital foi fundado em 2002 e presta atendimentos clínico-cirúrgico e laboratorial, além de internações às diversas espécies de animais há 11 anos. O atendimento é realizado por alunos de Medicina Veterinária, com orientação dos professores. É oferecido, aos recém-graduados, a
oportunidade de cursarem o programa de Residência Médico Veterinária em seis diferentes áreas, com duração de 24 meses.

ATUAÇÃO
Atua na prestação de serviços profissionais médico-veterinário nas áreas de clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, como cães e gatos, de grandes animais (bovinos e equinos), de pequenos ruminantes (cabra) e de animais silvestres. Além do atendimento, o hospital também oferece diagnósticos por imagem (raio X, ultrassom e eletrocardiograma) e exames laboratoriais (patologia clínica, patologia veterinária, microbiologia e imunológica).

ESTRUTURA
O Hospital Veterinário possui três centros cirúrgicos, uma sala de emergência, um laboratório clínico, um laboratório de patologia, um laboratório de micro, um laboratório de alimentos, uma farmácia, uma sala de anatomia, cinco ambulatórios, uma sala de fisioterapia, além do serviço destinado a animais silvestres.

SERVIÇOS OFERECIDOS
Ortopedia, oncologia, neurologia, cardiologia, nefrologia e urologia, oftalmologia, dermatologia, diagnóstico por imagem, microbiologia, patologia veterinária, patologia clínica e acupuntura.

Em relação à parte acadêmica, os estudantes realizam diversas pesquisas e projetos junto ao Hospital Veterinário, entre eles:
- Pesquisas de anestesiologia: estuda a eficácia de diferentes analgésicos durante as cirurgias e no período pós-operatório;
- Veterinário itinerante: é uma ação dos alunos e funcionários do Hospital Veterinário na qual eles se deslocam para comunidades e apresentam as atividades oferecidas no Hospital, além de fornecer vermífugos para os animais;
- Mutirão de castração: alunos e funcionários vão às cidades do interior e realizam castração em animais da região, além de informar acerca do tratamento e da prevenção de patologias.

CONSULTA
A demanda para atendimento no Hospital Veterinário é espontânea e as consultas são pré-agendadas. Todos os procedimentos são cobrados, porém com um preço diferenciado, pois se trata de um hospital-escola e parte dos custos são financiados por projetos de pesquisa.

Contato: (27) 3421-2176 ou 3421-2185, das 7h às 19h.