Ex aluna de Jornalismo ganha prêmio no maior festival de cinema do Brasil

13, março de 2018

A egressa do curso de Jornalismo, Roberta Fernandes, ganhou o prêmio Canal Brasil de Curtas, com o documentário “Se você contar”, no Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” de 2017, o maior festival de documentários do Brasil. O filme foi sua escolha como trabalho de conclusão de curso (TCC).

O “Se você contar” é um curta-metragem que aborda o abuso sexual na infância e na adolescência. A história é narrada por cinco mulheres que relatam experiências de abuso. Para a jornalista, a escolha do tema veio após uma aula de web jornalismo, onde ficou instigada com os debates que ocorreram em sala de aula. “Era um período em que algumas campanhas estavam com muita força na internet, como a #meuprimeiroassedio e #meuamigosecreto”, acrescenta. Roberta busca provocar uma reflexão nos telespectadores e deseja contribuir para o enfraquecimento do tabu relacionado ao assunto.

Roberta ingressou no curso em 2013 e desde o início se sentiu atraída pelo audiovisual. “A universidade me proporcionou o contato com grandes profissionais e mestres que me incentivaram e apontaram o caminho que hoje eu sigo. Devo muito aos ensinamentos que eles me passaram.” O contato com os professores aliado às atividades práticas facilitou a sua descoberta ao jornalismo documental.

A trajetória do documentário não para. “Se você contar” foi exibido na Mostra Sesc, no Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, no Festival Internacional de Cinema e Direitos Humanos de Madri, na Espanha, e também estreou na TV, no Canal Brasil.

“O que eu quis, desde o início, era que o filme fosse visto pelo maior número de espectadores e é o que tem acontecido. O mundo precisa assistir “Se você contar” e refletir sobre o que ele propõe. Estou muito feliz e espero que ele vá ainda mais longe ”, conta Roberta. Além de todo o sucesso que já fez, o documentário irá participar da mostra internacional competitiva de curtas FemCine (Festival Internacional de Cinema de Mulheres) em Santiago, no Chile, durante o próximo mês.

Estamos orgulhosos com a sua conquista e acreditamos que este é só o começo!

Whatsapp Link