Apresentação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UVV tem como objetivo principal administrar e coordenar as atividades realizadas no âmbito da Pós-Graduação, obedecendo à indissociabilidade entre o ensino a pesquisa e a extensão e no relacionado à pesquisa científica e tecnológica, estimular e fomentar a atividade de pesquisa na universidade, tendo como referência a qualidade e a relevância, para bem cumprir o papel de geradora de conhecimentos e de formação de recursos humanos.

Histórico e evolução da pesquisa na UVV

Imagem 058.jpg

A pesquisa na UVV começou a ser sistematizada a partir de 2004, à época, ainda Centro Universitário Vila Velha. A adoção de programas bienais proporcionou um melhor norteamento para esta atividade na UVV, possibilitando sua efetiva estruturação e uma permanente troca de informações entre pesquisadores envolvidos, tanto em relação aos objetivos propostos e alcançados, quanto à solução de problemas comuns. Dessa forma foi possível potencializar os recursos investidos, os resultados obtidos, diminuindo os custos, valorizando e consolidando o empenho Institucional nesta direção. O primeiro Programa de Pesquisa foi implantado na UVV em 2004 para atender ao biênio de 2004 e 2005. Neste período foram elencados e desenvolvidos quatro eixos e nove linhas de pesquisas distintas, no intuito de organizar e sistematizar a pesquisa, até então realizada de maneira espontânea pelos diversos cursos de graduação. Tais linhas e eixos, na ocasião, sintetizavam as tendências investigativas verificadas na Instituição. Orientados pelos novos paradigmas, os professores pesquisadores buscaram uma identificação com as linhas e os eixos propostos no programa, através da submissão de projetos à Pro- Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Outras decisões foram tomadas em atendimento às novas tendências da própria política de pesquisa institucional, tais como: contratação de professores doutores, maior disponibilidade de recursos financeiros destinados à pesquisa, captação de recursos junto a outras instituições parceiras, maior envolvimento do corpo docente e discente nos projetos aprovados, incentivo à participação em encontros científicos e disponibilização de meios para a publicação dos resultados obtidos. Posteriormente construíram-se e implantaram-se os Programas dos Biênios 2006/2007 e 2008/2009. Ao longo dos últimos seis anos, algumas modificações foram necessárias, visando atender à demanda provocada pelos quatro programas de mestrados aprovados na Instituição. Sob esta ótica foi proposto o Programa de Pesquisa para o Biênio de 2010/2011 do qual constam, atualmente, cinco eixos e 14 linhas de pesquisa distintas. No quadro abaixo observa-se que, desde a implantação dos Programas Bienais na pesquisa do Centro Universitário Vila Velha, foram aprovadas 197 pesquisas docentes, 147 bolsas de Iniciação Científica (IC) e 14 Bolsas de Assistente de Pesquisa (AP). Durante todo o processo houve um envolvimento de 508 docentes, 440 discentes voluntários e 161 discentes bolsistas (IC e AP).

Resumo da situação da Pesquisa UVV - 2004/2011

Gráfico Pesquisa.jpg

A partir de 2012, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação reformulou a sistemática de Registro de Pesquisa, organizando-a pelas linhas de pesquisa dos Programas Stricto Sensu e pelos Grupos de Pesquisa Institucionais registrados no CNPq. Nesse período, observou-se a seguinte evolução na pesquisa:

Gráfico Pesquisa2.jpg

Atualmente, a instituição conta com os seguintes grupos de pesquisa registrados:

Grupos.jpg

Além disso, a Universidade Vila Velha vários órgãos de fomento à pesquisa têm contribuído para a realização desta atividade na UVV tais como: FUNADESP, CNPq, CAPES, FAPES, Fundação Pró-TAMAR, UFV, UFRJ, além da NUTRIAVE, Laboratório Marcos Daniel, EPAMIG e ArcelorMittal-Tubarão.

Editais
Comitês de Ética

CEP

Avaliação ética de projetos de pesquisa.

Entrar na página

CEUA

Comissão de ética no uso de animais.

Entrar na página
Dados de Pesquisa