Sociologia Política

O Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade (PPGSP) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) em fevereiro de 2012, iniciando sua primeira turma de mestrado em agosto do mesmo ano. Até o final de 2017, o PPGSP já titulou 53 mestres em Sociologia Política, atuantes nas iniciativas pública e privada, nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão.

O PPGSP reúne um corpo docente com sólida formação na área de Ciências Humanas e Sociais, em universidades do Brasil e do exterior. Dentre seus professores, 20% são doutorados por instituições europeias, 60% realizaram parte de seu doutorado em Portugal, França, Espanha e Reino Unido, e 50% já realizaram visitas e estágios de pesquisa em instituições da Europa e América do Norte na condição de fellowship visiting researchers. Regularmente, os professores do PPGSP participam de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando resultados de pesquisa, ministrando palestras e coordenando grupos de trabalho.

O Programa abriga atualmente 8 grupos e laboratórios de pesquisa: Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais (NEUS); Núcleo de Estudos em Política e Sociedade (NEPS); Núcleo de Apoio a Refugiados no Espírito Santo (NUARES); Grupo Cidades, Espaços Públicos e Periferias (CEP28); Grupo Subjetividade, Poder e Resistência; Observatório Cidade e Porto (OCP); Núcleo de Pesquisa Social Aplicada (NPSA); e Grupo Ecologia Política e Regulação Ambiental. Os principais temas pesquisados pelas equipes dos grupos e laboratórios do PPGSP são: vulnerabilidade socioambiental; memória e identidade política; refugiados e direitos humanos; sociabilidade urbana; movimentos sociais, ação e resistência coletivas; globalização, portos e cidades inteligentes; instituições políticas, atores e democracia.

Em 2018, o PPGSP é responsável por oferecer um dos 4 mestrados em Sociologia Política do país, e o único do Espírito Santo. Sua área de concentração também é Sociologia Política, e suas linhas são (1) Estado e sociedade e (2) Políticas públicas e questões contemporâneas. Com esse perfil, o Programa recebe, a cada ano, mestrandos com diferentes formações que buscam não apenas se aprofundar no campo das Ciências Humanas e Sociais, mas agregar à sua formação acadêmica ou à sua trajetória profissional conhecimentos complementares nas áreas em que atua.

Sociologia Política é a área de concentração do PPGSP. Esta área estuda a dinâmica social a partir de uma visão política, enfocando o binômio Estado e Sociedade e Políticas Públicas e Questões Contemporâneas. Objetiva a pesquisa constante de questões relativas às articulações de processos sociais, econômicos, políticos e culturais. Dentre eles: a análise dos processos migratórios à luz do sistema produtivo atual e da globalização; a relação entre questões socioambientais, poder e política; a educação e saúde como problemas político-sociais; a dinâmica regional e a segregação sócio-espacial, violência, pobreza e desigualdades. Contempla o emprego de métodos e técnicas de produção científica qualitativa e quantitativa para aferir as novas formas de configuração social e as mais diversas atribuições dos atores e movimentos sociais. Essas dimensões são contempladas pelas linhas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes do programa. O Programa possui duas linhas de pesquisa:

1- Estado e sociedade
Estuda as inter-relações entre Estado e Sociedade analisando o pensamento político e social, a formação e transformação do Estado, com ênfase no Estado brasileiro e a problemática da ação coletiva em âmbitos local e global. Analisa os mecanismos institucionais e socioculturais que regulam a participação cidadã, os processos decisórios, bem como as representações em geral.

2- Políticas públicas e questões contemporâneas
Estuda as ações de produção de serviços planejados, promovidas pelo poder público, nas esferas federal, estadual e ou municipal direcionadas para atividades de regulação que possam atingir a realidade econômica, social, espacial, cultural e ambiental, objetivando o bem coletivo e um desenvolvimento sustentável. Busca a reflexão sobre o planejamento e o desenvolvimento das políticas públicas e sua relação com as condições de vida coletiva, vinculadas a saúde, educação, segurança, migração, habitação, infraestrutura e problemas sociais urbanos e ambientais implícitas na natureza da relação e articulações entre Estado e sociedade e na própria representação sócio-política do indivíduo como cidadão.


O PPGSP tem como objetivo a formação de Mestres em Sociologia Política. Especificamente, são propósitos do Programa:

i) Preparar professores e pesquisadores para o magistério superior no campo das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Sociologia Política;
ii) Assegurar a realização e o desenvolvimento de pesquisas, imprimindo caráter cumulativo às investigações empreendidas, buscando superar as limitações do trabalho individual;
iii) Promover e orientar trabalhos de investigação empírica e reflexão teórica na área de Sociologia Política;
iv) Consolidar a constituição de núcleos de pesquisa na área capazes de reunir dados, formular problemas e fazer diagnósticos das questões sócio-políticas regionais, nacionais e internacionais.

Duração: 24 meses
Regime: Semestral
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2137
Email: ppgsp@uvv.br
Parcelas: Informações: https://forms.office.com/r/ikBPBHQKtS

Matriz curricular

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.

Whatsapp Link