UVV é a melhor universidade particular do Brasil pelo 2º ano consecutivo

13, dezembro de 2019

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram esta semana os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2018 e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018.

A Universidade Vila Velha (UVV) ficou em primeiro lugar dentre as universidades particulares nacionais privadas, na categoria “Universidades Particulares do Brasil”*.

“A classificação, pelo segundo ano consecutivo, de melhor universidade particular do Brasil no IGC/MEC, conquistada dentre todas instituições de ensino superior com status de Universidade privada de iniciativa particular, é um marco para o estado”, afirma Heráclito Amancio Pereira Junior, Reitor da UVV.

Dos 10 cursos da UVV avaliados no CPC, metade conquistou a melhor posição no Espírito Santo, sendo: Jornalismo, Relações Internacionais, Gastronomia, Comércio Exterior EAD e Gestão de Recursos Humanos EAD.

O IGC

O IGC é um dos indicadores de qualidade do Ministério da Educação. Ele avalia anualmente o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil. O indicador é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação (CPC) e pós-graduação stricto sensu, de cada instituição, pela quantidade de matrículas. Nas instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu, o IGC é resultante apenas da média dos CPC dos cursos de graduação ponderada pela quantidade de matrículas.

O CPC

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Toma por base o desempenho dos estudantes no ENADE, o valor agregado pelo processo formativo e os insumos referentes ao corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

*É importante frisar que nesta condição, a UVV não concorre com universidades filantrópicas de natureza confessional ou comunitária, que são subsidiadas por dotações orçamentárias externas e de benefícios de natureza fiscal diferenciados.

 

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).