A primeira impressão é a que fica? Karol Conká que o diga

6, abril de 2021

Seja bem-vindo ao novo normal! Dentre as muitas mudanças que estamos vivendo devido a pandemia, temos as entrevistas ocorrendo remotamente. Essa é a nova realidade. Oportunidades de emprego, trainee, estágio, contratos e parceria sendo avaliados e negociados inteiramente online.

Até provas e dinâmicas em grupo estão acontecendo nesse novo formato. A organização agenda um horário e te envia o link da sala virtual. Os recrutadores e você acessam o ambiente e iniciam o processo que outrora acontecia presencialmente.

Para aumentar suas chances de sucesso em uma entrevista online é importante que você se prepare. Estude sobre a organização, o cargo e o mercado que você está buscando entrar. Converse com pessoas que já passaram por esse momento e peça orientação. Tenha cuidado com sua apresentação.

Você deve usar roupas apropriadas para o cargo e escolher um local silencioso e organizado. Se a entrevista for na sua casa, converse com os outros membros e peça silêncio. É importante que você teste seus equipamentos, como o notebook, celular, fones de ouvido e outros itens necessários para realizar a entrevista.

Certamente a entrevista ocorrerá em alguma plataforma como o Skype, Teams, Zoom, dentre outras. Acesse o aplicativo e faça testes com seus amigos. Se inteire e aprenda a manipular a plataforma.  Imprevistos acontecem! A internet pode cair justamente no momento da entrevista. Isso pode passar uma imagem negativa aos recrutadores se a vaga exigir que você trabalhe em casa.

Avalie a possibilidade de comprar um pacote extra de internet para seu celular. Se a internet da sua casa parar de funcionar, você pode rotear e seguir com a entrevista.  A primeira impressão é a que fica e você pode não ter uma segunda chance. Para reverter um posicionamento inapropriado seria necessário muito investimento em gerenciamento e reposicionamento de imagem.

 

 

 

Lorrara Imagawa
Mestra em Administração
Tutora do ensino a distância