5 itens que não podem faltar para a construção de um bom currículo

19, julho de 2018

Ter um currículo bem construído e que se destaque entre os demais não é um bicho de sete cabeças. Aqui, trouxemos alguns itens indispensáveis para você arrasar, além de algumas dicas infalíveis. Confira como você pode reestruturar seu currículo de forma fácil e rápida.

Primeiramente, é muito importante que seu currículo esteja bem organizado e objetivo. Para isso, a utilização de tópicos é ideal. Descrições longas podem ser cansativas e trazer dificuldades para o examinador na hora de buscar alguma informação especifica em seu currículo.

 

Considere os itens descritos a seguir como indispensáveis para seu currículo:

 

1 – Dados pessoais

Nome completo, idade, telefone, e-mail e endereço. Isso já é o essencial. Não é necessário colocar estado civil e afins.

Dica de ouro: Muito cuidado com seu endereço de e-mail, muitas vezes aquele e-mail antigo ou com apelidos não se encaixam para esse momento e não são bem vistos pelo recrutador. Crie um endereço de e-mail simples, com seu nome e sobrenome apenas.

 

2 – Objetivo

É importante lembrar que você deve descrever seu objetivo profissional, suas metas, onde você quer chegar no mercado, o cargo que pretende dentro da empresa, etc.

 

3 – Formação

Nesta seção, você descreve sua formação acadêmica. Sua graduação, pós-graduação, etc. E também cursos complementares, seja técnico ou profissionalizante. Mas, lembre-se, só é válido colocar aqueles cursos que são relevantes para o cargo desejado, informações em excesso às vezes são desnecessárias.

 

4 – Experiência profissional

Descreva sua experiência profissional de forma objetiva (seja estágio ou emprego), coloque o cargo, a empresa, o tempo em que permaneceu na empresa e as principais atividades desenvolvidas. Atividades voluntárias são bem vistas pelas empresas, mas é importante lembrar que elas devem ter relação com o seu objetivo profissional.

 

5 – Atividades Complementares

Essas atividades são cursos de menor duração, workshops e outros que você tenha realizando durante sua trajetória.

 

Bônus – Informações/conhecimentos adicionais

Se a vaga desejada exige algum conhecimento específico, como línguas ou informática, crie uma seção exclusiva para expor esses conhecimentos em seu currículo. E lembre-se sempre de colocar o seu grau de conhecimento no assunto como “básico, intermediário ou avançado”.

 

Desenvolva seu currículo com bastante calma e atenção para garantir que não ocorra nenhum erro ortográfico ou de data nas formações e experiências. E atente-se à ordem cronológica em que você organiza as informações. Essa ordem cronológica precisa estar da sua experiência mais atual para a mais antiga, ajudando o recrutador a visualizar com clareza seu desenvolvimento profissional.

Atente-se às informações desnecessárias, deixe seu currículo bem objetivo e arrase. Caso precise de orientações mais especificas, o Escritório de Carreiras da UVV está à disposição. Basta entrar em contato por e-mail: carreiras@uvv.br ou por telefone – (27) 3421-2158.