A evolução da Biblioteca Central Prof. José Leão Nunes da Universidade Vila Velha (UVV), que tem como Mantenedora a Sociedade Educacional do Espírito Santo (SEDES), funde-se com a própria história da Instituição. Criada em 1976, tendo passado por uma série de mudanças para acompanhar o processo de transformação da Universidade, cumpre sua missão oferecendo à comunidade acadêmica o suporte bibliográfico e informacional necessário às atividades de ensino, de pesquisa e de extensão acadêmica.

Instalações físicas

A Biblioteca Central Prof. José Leão Nunes está acessível aos alunos, aos professores, aos funcionários e à comunidade em geral. O ambiente favorece o convívio com livros, com periódicos e com outros materiais bibliográficos e audiovisuais, proporcionando o necessário embasamento e a complementação dos conhecimentos ao ensino, à pesquisa e à extensão, desenvolvidos na UVV.

Com a média de 2.000 usuários/dia, a Biblioteca ocupa uma área de 2.592m² e oferece à comunidade acadêmica 630 lugares.

No andar térreo, estão localizados: guarda-volumes, salão de leitura, cabines individuais e de estudo em grupo, setor de empréstimo, setor de periódicos e comutação bibliográfica, coleção Espírito Santo, acervo, terminais de consulta, serviço de fotocópia, setor de atendimento ao usuário e direção. No 1º pavimento, estão localizados: sala de projeção, multimeios, mapoteca, acervo, cabines individuais e de estudo em grupo, terminais de consulta, salão de leitura e laboratório de informática. No 2º pavimento estão localizados: salão de leitura, cabines individuais e de estudo em grupo, setor de coleções especiais e setor de processamento técnico.

A adequação espacial da Biblioteca possui ambiente favorável aos serviços de informação, e atendem aos padrões vigentes. Há, inclusive, rampas de acesso e elevador para os usuários portadores de necessidades especiais.

Visando preservar o acervo, a Biblioteca Central é dotada de dois sistemas de segurança:

Sistema antifurto – todo o acervo está magnetizado, portanto, se um documento sair da Biblioteca sem passar regularmente pelo balcão de empréstimo, os detectores serão acionados e a roleta de saída será travada;

Circuito interno de TV – possui câmeras instaladas nos dois pavimentos, funcionando 24 horas por dia.

Acervo

O acervo abrange todas as áreas do conhecimento em que atua a Universidade, e atualmente, está em torno de 146 mil volumes, incluindo diferentes tipos de materiais informacionais. Para registro, descrição e recuperação dos materiais no catálogo informatizado, a Biblioteca utiliza os seguintes padrões e formatos nacionais e internacionais: Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), Formato MARC21, Classificação Decimal de Dewey (CDD), Classificação Decimal de Direito (CDDir), Tabela Cutter-Sanborn, Lista de Autoridades da Rede Pergamum, Fundação Biblioteca Nacional, entre outros.

A Biblioteca possui empréstimo automatizado e utiliza o Sistema Pergamum, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A catalogação no formato MARC21 possibilita o intercâmbio de informações entre os acervos das bibliotecas em nível internacional.

Biblioteca Central Boa Vista

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta:
das 7h30min às 22h30min
Sábados: das 9h às 17h

Endereço

Av. Comissário José Dantas de Melo, n 21. Boa Vista -Vila Velha ES CEP 29102-920.

Telefone: (27) 3421-2022

E-mail: biblioteca@uvv.br

Biblioteca Setorial Business School

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta:
das 13h30min às 22h30min

Endereço

Rod. do Sol, 5000 Itaparica – Vila Velha – ES CEP 29103-900

Telefone: (27) 3311-2305

E-mail: biblioteca@uvv.br