Consulta ao catálogo

É permitido o livre acesso do usuário às estantes. Para localizar o material desejado, o usuário deverá utilizar um dos micros de autoconsulta disponíveis nos dois pavimentos da Biblioteca. O número de chamada do material consultado deverá ser anotado para ser localizado nas estantes.
Caso o material procurado não esteja na localização indicada, o usuário deverá procurar nas estantes destinadas aos “livros aguardando reposição”.

Empréstimo Automatizado

Para fazer empréstimo, todos terão que apresentar documento de identificação com foto.
O empréstimo é facultado aos professores, alunos e funcionários da Instituição.
Os prazos de devolução variam de acordo com o tipo de material e a categoria do usuário, conforme abaixo:

 

CATEGORIA DE USUÁRIO TIPO DE MATERIAL QUANTIDADE PRAZO
Alunos de graduação e funcionários técnico-administrativos Livro/livro e material adicional 03 7 dias úteis
Alunos de pós-graduação e professores Livro/livro e material adicional 05 14 dias úteis
Todas as categorias de usuários Dissertações/teses (independente do nº de livros emprestados) 01 7 dias úteis
Todas as categorias de usuários CD-Roms e Mapas 01 3 dias úteis
Professores Fitas de vídeo/DVD-Rom (independente do nº de livros/dissertações ou tese emprestados) 03 3 dias úteis
Funcionários Fitas de vídeo/DVD-Rom (independente do nº de livros/dissertações ou teses emprestados) 01 De 6ªf. a 2ªf.

 

Obs.: Não será permitido o empréstimo de mais de um exemplar do mesmo título (mesmo número de chamada), porém os materiais adicionais serão considerados como 01 (um) item.

Materiais não Emprestados:
Alguns materiais estão disponíveis para consulta somente no recinto da Biblioteca. São eles: Obras de Referência (dicionários, enciclopédias, atlas, etc.); Obras raras ou valiosas; Trabalhos de Conclusão de Curso/Monografias; publicações periódicas; normas técnicas e Bases de Dados em CD-Rom.

Extravio de Materiais:
O usuário é responsável pela conservação do material retirado. Toda obra perdida ou danificada, ainda que involuntariamente, quando em poder do usuário, será por ele substituída por novo exemplar da mesma obra. O usuário estará sujeito a pagar multa diária, desde a data de vencimento até a reposição do material.

Exemplares de Consulta Local “NÃO CIRCULA”:
Os exemplares com carimbo “não circula” (exemplares de consulta local) poderão ser emprestados, na categoria de empréstimo especial, na sexta-feira, a partir das 19h, e devem retornar no 1º dia útil subseqüente (exceto sábado), até às 22h.

Renovação

Só é possível fazer a renovação do empréstimo da obra uma vez, por igual período, a contar da data da renovação, se não estiver reservada e se o usuário não estiver em débito.
A renovação poderá ser feita nos terminais de consulta existentes em todas as Bibliotecas da UVV, na Internet e/ou balcão de empréstimo (com o livro).

Reserva

A reserva só será possível se o usuário estiver com sua situação regular na Biblioteca e se todos os exemplares do material, exceto os de consulta local, estiverem emprestados.

  • A reserva é exclusiva para o usuário que a solicitou, sendo impossível sua transferência para outro usuário.
  • Após a chegada do exemplar reservado, este ficará à disposição do primeiro usuário da lista de reservas por um período de 24 horas. Depois, é liberado para o próximo da lista ou retorna para a estante, caso não haja outras reservas.
  • Os materiais que estão na reserva não podem ser usados para consulta local, fotocópias ou empréstimo especial.
  • As datas de devolução que aparecem na consulta são datas previstas. Portanto, ao fazer a reserva, o usuário deverá acompanhar no ícone Acesso Usuário diariamente a situação do item reservado.
  • É de responsabilidade do usuário o acompanhamento e controle de suas reservas.
  • A reserva poderá ser feita nos terminais de consulta existentes em todas as Bibliotecas da UVV e/ou através da Internet.

Cabines de Estudo Individual e em Grupo

A Biblioteca possui 55 cabines de estudo individual e 31 cabines de estudo em grupo, algumas com pontos de rede para o usuário ligar o seu computador pessoal.
As cabines de estudo em grupo serão ocupadas por ordem de chegada.
Número mínimo de usuários para utilização das cabines: 03 (três).

Atenção: A permanência de material deixado nas cabines sem a presença do usuário não implica sua reserva, podendo o material da Biblioteca ser colocado nas estantes, e o material do usuário ser guardado no armário do Setor.

Multimeios e Sala de Projeção

A Biblioteca Central dispõe de uma Multimeios com vários títulos de fitas de vídeo e DVDs, e uma Sala de Projeção, equipada com TV, DVD e Vídeo, com capacidade para 40 pessoas.
O usuário que quiser utilizar esse serviço deverá agendar horário no Balcão de Atendimento da Multimeios (ramal 2133).

Fotocópias

O serviço de fotocópias é terceirizado e está disponível no andar térreo da Biblioteca.
Atenção: Os materiais da Biblioteca só poderão ser fotocopiados em parte, de acordo com a Lei nº 9.610/98 (Lei do Direito Autoral).

Digitação e Acesso à Internet

Estão disponíveis para os usuários, no 1º pavimento, laboratório de informática com micros para digitação de trabalhos, acesso à Internet e acesso a Bases de Dados disponíveis em CD-Rom. Cada usuário tem direito a duas horas para utilização do equipamento. Esse serviço deve ser utilizado somente para atividades de ensino e pesquisa.

Comutação Bibliográfica

Para a utilização do serviço de acesso a cópia de documentos, o usuário deve solicitar com antecedência ao Setor de Atendimento ao Usuário, de posse dos dados do documento desejado (autor, título do documento, título do periódico, etc.).

Comutação Bibliográfica On-line (COMUT)

O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento (através de cópias de artigos de revistas técnico-científicas, teses, dissertações, relatórios técnicos, anais de eventos, etc.), disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras, exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei de Direitos Autorais.

Organização Pan-Americana de Saúde (BIREME)

SCAD é um Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento da Biblioteca Virtual em Saúde, coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. O principal objetivo é prover o acesso a documentos da área de ciências da saúde, exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando-se rigorosamente a Lei de Direitos Autorais.

Orientação sobre o uso das Normas da ABNT

A Biblioteca Central disponibiliza para consulta e download o “Manual de orientação na elaboração e formatação de trabalhos de conclusão de curso”. Além do manual on line, o usuário poderá obter orientação fornecida por bibliotecários sobre a utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na elaboração dos trabalhos acadêmicos. O usuário deve procurar o Setor de Atendimento ao Usuário.

Catalogação na Publicação (Ficha catalográfica) e Normalização de Publicações

Elaboração de ficha catalográfica para dissertações, teses, livros e publicações de professores da UVV, bem como a Normalização das publicações a serem lançadas sob a chancela da Instituição. Clique aqui para mais informações.

Visitas Orientadas de Grupo

A Biblioteca participa, no início de cada semestre, da programação de boas-vindas aos calouros, através de palestras e visitas orientadas, que informam sobre normas, funcionamento, utilização e acesso aos serviços e produtos disponíveis.
Atenção: É necessário agendar a visita com antecedência (ramal 2134).

Atendimento ao Público Externo

O público externo (comunidade e ex-alunos) tem acesso à Biblioteca Central para consulta de material bibliográfico e para o serviço de fotocópia.

Utilização do MALEX (guarda-volumes)

Para utilização das dependências da Biblioteca, as bolsas, as mochilas, as sacolas, as pastas, os fichários, etc. devem ser deixadas no malex (guarda-volumes).
O usuário tem direito ao uso do malex somente durante sua permanência na Biblioteca;
Não é permitido sair da Biblioteca com a chave do malex;
A guarda da chave é de responsabilidade do usuário e, no caso de perda, será cobrada taxa correspondente a 10 (dez) dias de multa.

Avisos: Os materiais esquecidos no malex serão recolhidos todos os dias, antes da abertura da Biblioteca. Esses materiais somente serão liberados após identificação do usuário e mediante o pagamento da taxa correspondente a 3 (três) dias de multa; Cabe aos seguranças o direito de examinar os materiais que o usuário introduzir ou retirar da Biblioteca e permitir-lhe ou vetar-lhe a entrada ou saída; Os funcionários da Biblioteca não serão responsáveis pelo extravio dos objetos deixados no malex.