Como Ter Dinheiro No Bolso Sempre

17, junho de 2019

Todas as suas decisões afetam sua saúde financeira agora e no futuro. O cuidado com o dinheiro determina como poderá atingir suas metas com ele. As regras de finanças pessoais podem ser excelentes ferramentas para alcançar o sucesso financeiro. Mas, é importante considerar todo o cenário e criar hábitos que o ajudem a fazer melhores escolhas, levando a uma melhor saúde financeira.

“A boa saúde financeira não depende somente do que se ganha, mas como se gasta aquilo que se ganha. Isso mostra como é importante você organizar a sua vida financeira”, afirma o economista e professor da UVV, Mário Vasconcelos. 

Confira as dicas que podem ajudá-lo a alcançar a saúde financeira:

Definir limite de despesas para controlar gastos excessivos:

Se você não tem o controle sobre suas despesas, pense nisso como um grande obstáculo no caminho para viver uma vida financeira sólida. É importante começar diferenciando suas necessidades básicas e desejos.

Gaste menos do que você ganha:

Não importa o quanto você pague, você pode achar difícil progredir se gastar mais do que ganha. Cortes prudentes nos seus gastos podem resultar em grandes economias.

Fique atento ao orçamento:

Fazer um orçamento é de extrema importância para saber para onde seu dinheiro está indo. Dependendo de quanto você recebe, poderá decidir sobre um orçamento semanal, quinzenal ou mensal.

Tenha um plano para poupar:

Se você quiser aumentar suas economias, você pode reservar um mínimo de 5% a 10% do seu salário para economizar. “Manter um fundo de reserva é sempre muito importante pois os imprevistos ocorrem a todos e em ocorrendo você não precisará buscar o recurso financeiro com outras pessoas”, comenta Mário.

Dê prioridade à construção de um fundo de emergência:

Um fundo de emergência pode ajudá-lo em seu caminho para uma vida financeira sólida, mantendo a dívida sob controle. Além disso, pode ajudá-lo a cobrir as coisas que você não orçou, como custos médicos, reparo de casa ou danos no carro.

Seja bastante realista ao estabelecer metas:

Para obter uma vida financeira saudável, guardar dinheiro é quase uma obrigação. A fim de economizar uma boa quantia de dinheiro, estabeleça objetivos. Somente uma meta realista pode ajudá-lo a equilibrar entre ganhar, gastar e economizar.

“Planejar as metas é sempre um dos primeiros passos para a organização financeira, mas seja bastante realista no seu planejamento, pois metas muitas ambiciosas podem frustrar os seus desejos e de alguma forma desestimular o controle das suas finanças”, conta o professor.

Você pode definir dois tipos de objetivos:

Metas de curto prazo: esses objetivos são os que você gostaria de alcançar em um ou dois anos. Essas metas podem incluir pequenas melhorias na casa, comprar móveis domésticos ou economizar para um carro.

Metas de longo prazo: você terá que poupar mais de 4 anos para atingir as metas de longo prazo. Eles geralmente compreendem um grande projeto de renovação de casa ou educação ou aposentadoria.

O dinheiro não é tudo, mas o dinheiro é muito essencial na vida. É impossível administrar a vida sem dinheiro. Então, é importante seguir as dicas para construir uma base financeira sólida e levar uma vida pacífica.