Conheça os serviços de apoio psicológico e profissional da UVV

9, agosto de 2018

Atendimentos ajudam a superar depressão e ansiedade

 

Diversas situações do cotidiano são favoráveis para a elevação dos níveis de estresse e o surgimento de sofrimentos emocionais entre as pessoas. No mundo, o número de indivíduos afetados pela depressão é superior a 320 milhões, e 264 milhões têm ansiedade. Já no Brasil, são 11,5 milhões com depressão e 18,6 milhões ansiosos crônicos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Comportamento antissocial, fobias, pânico, desânimo, insegurança, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), desmotivação e medo inexplicável são alguns sintomas que podem ser comuns no dia a dia de quem sofre com ansiedade ou depressão. O acompanhamento psicológico, em casos como esses, é indispensável para o processo de melhora.  

“O diagnóstico do transtorno leva em conta a alteração significativa do comportamento do indivíduo. Tristeza persistente, por exemplo, é um fator a ser considerado quando existe a suspeita de depressão. Não são sintomas que se manifestam em um único dia, diante de alguma situação casual. É algo que se torna padrão na vida da pessoa. Os sinais da ansiedade agem da mesma forma. Eles causam sofrimento e medo, entre outros comportamentos atípicos”, esclarece o professor da graduação em Psicologia da UVV, Eduardo Barbosa Lopes. 

 

 

Para quem sofre com qualquer tipo de adversidade que afete a saúde emocional, a UVV oferece serviços terapêuticos especializados gratuitos ou de baixo custo. 

 

Clínica de Psicologia

Na Clínica de Psicologia, localizada no Campus Boa Vista, são realizados atendimentos psicoterápicos para toda a comunidade – confira os valores abaixo. Qualquer pessoa, estudante ou não, pode agendar um horário presencialmente ou por telefone. O número para marcação é 27 3421-2161. Sessões após as 18h são gratuitas para quem não tem condições de arcar com os custos do tratamento. 

“Divulgamos, periodicamente, a data em que as pessoas devem se inscrever na clínica. Nesse dia, elas fazem uma entrevista e, de acordo com a conversa, indicamos a terapia mais adequada. Depois, elas vão para uma fila de espera. Quando abrem vagas para novos atendimentos, entramos em contato e agendamos as datas das sessões. Já chegamos a atender mais de 1.300 pessoas em um único mês”, explica o professor Eduardo Barbosa Lopes, também coordenador da clínica.

Aos alunos, a UVV ainda oferece outros dois programas de apoio, o NOVA e o SOU UVV. 

 

NOVA – Núcleo de Orientação e Valorização do Aluno

O NOVA (Núcleo de Orientação e Valorização do Aluno), localizado no 4º andar do Inotec, no Campus Boa Vista, auxilia os estudantes da universidade na solução de questões voltadas ao dia a dia acadêmico e profissional. Também há orientação de carreira, ajuda para a criação de bons currículos e construção de perfis atrativos para o mercado. 

“O foco do NOVA é garantir a melhor experiência possível para os alunos da UVV. Por isso, monitoramos constantemente os índices de satisfação deles em relação aos cursos, professores, infraestrutura, coordenação e atendimento. Nossa missão é acolhê-los a acompanhá-los durante toda a vivência universitária, oferecendo oportunidades que contribuam para que eles consigam se destacar no mercado de trabalho”, informa a coordenadora do NOVA, Camila Corteletti. 

Os atendimentos do NOVA são gratuitos e qualquer aluno pode procurar a equipe responsável pelo departamento. O número para contato é 27 3421-2229.

 

SOU UVV – Serviço de Orientação ao Aluno

O SOU UVV (Serviço de Orientação ao Universitário) é voltado à orientação psicológica para alunos que estejam emocionalmente abalados. 

De acordo com o professor da graduação em Psicologia da Universidade Vila Velha e coordenador do projeto, Roger Machado, “o SOU UVV existe para oferecer suporte psicopedagógico aos estudantes da universidade. Considerando que o processo de formação envolve uma série de desafios, esse serviço tem a pretensão de garantir o apoio emocional aos alunos. Para isso, são oferecidos atendimentos de orientação psicopedagógica individuais e atividades coletivas, como rodas de conversa, oficinas e palestras.” 

Os serviços do SOU UVV geralmente são associados ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da Clínica de Psicologia. O atendimento também é gratuito e deve ser marcado por meio do número 27 3421-2161.

 

“Depressão e ansiedade causam sérios problemas à rotina das pessoas, afetam a interação e os vínculos sociais. Em casos mais graves, podem ocasionar atos violentos, levar à overdose de remédios ou ao suicídio. O tratamento ajuda o indivíduo a aceitar a existência de um problema e se comprometer com a mudança. Na psicoterapia, o próprio cliente é o agente da transformação. Ele precisa agir e ter vontade de melhorar”, conclui o coordenador da Clínica de Psicologia da UVV. 

Com depressão e ansiedade sendo considerados os principais males da atualidade, é importante buscar ou dar apoio diante de comportamentos que fujam do normal. Ao sinal de qualquer desconforto psicológico, peça ou ofereça ajuda. Ninguém precisa passar por isso sozinho. 

 

Clínica de Psicologia 

Atendimento psicológico de baixo custo para o público em geral 

Valores: R$ 18 (1 sessão) ou R$ 50 (pacote com 4 sessões) 

Atendimento gratuito após as 18h para pessoas carentes 

27 3421-2161 

 

NOA (Núcleo de Orientação ao Aluno) 

Auxílio na solução de assuntos voltados ao dia a dia na universidade 

Exclusivo para alunos da UVV 

Gratuito 

27 3421-2229 

 

SOU UVV 

Orientação psicológica a alunos com abalo emocional 

Exclusivo para alunos da UVV 

Gratuito 

27 3421-2161