Currículo ainda é essencial no mercado de trabalho

29, março de 2019

Apesar dos diversos avanços tecnológicos estarem em alta no mercado de trabalho, uma pesquisa aponta que o formato do currículo não entrou em desuso na hora de procurar por emprego. De acordo com dados levantados pela Catho, 75% dos recrutadores de empresas consideram o currículo muito importante, enquanto os outros 25% afirmam ser importante.

Para a Coordenadora da graduação em Gestão de Recursos Humanos, Marinete Francischetto, o processo de recrutamento começa muito antes da entrevista, ou seja, quando os currículos começam a ser selecionados. O que mostra a importância de ter um currículo atualizado, bem preenchido e atrativo para o mercado de trabalho.

“Ao buscar profissionais para ocupar vagas de trabalho, vários fatores são considerados e para início desse processo, considero o currículo importante, pois é o “cartão de apresentação” do candidato ”, comenta.

 

Pontos importantes

Na análise do currículo, considerada a primeira etapa desse processo, o recrutador é bastante objetivo. Dessa forma, o candidato deve ter cuidados essenciais, que vão ser o diferencial para garantir a vaga.

Marinete ressalta algumas questões:

– Opte pelo trivial, arial ou times tamanho 12. Letras decoradas não vão fazer o candidato ser selecionado.

– É importante incluir informações recentes e que tenham a ver com a vaga pretendida. Cursos de extensão são ótimos recursos.

– Mentiras no currículo são descobertas na entrevista, seja real.

– Faça o planejamento de carreira e se prepare da melhor forma possível para alcançar a vaga tão desejada.

– Erros de português são sempre um grave problema, e comprometem a seleção.

 

Erros de português são comprometedores

Segundo a pesquisa da Catho, erros de português são o principal fator para eliminação de candidatos. 34% dos currículos são descartados por este motivo, tendo mais peso do que a “experiência”, num total de 25% de eliminação àqueles em que não há.

Revise o texto e peça auxílio, caso necessário. O NOVA, Núcleo de Orientação e Valorização do Aluno, realiza orientação e auxílio nessas questões – o que garante a sua convocação à entrevista de emprego. Você pode entrar em contato com a equipe pelo telefone (27) 3421-2158 ou indo diretamente ao departamento, localizado no 4º andar do Inotec.

Agora você já sabe a importância do currículo e o passo a passo de como mandar bem neste processo. Agarre as oportunidades e deixe que elas te levem ao tão sonhado futuro!