Longevidade ativa: Inovação, Sabedoria e Auto-gestão (Completo 3 Módulos)

Para quem é?

Pessoas acima de 60 anos, que saibam ler e escrever, e que possuem as capacidades funcionais preservadas para participar das atividades do curso.

Objetivos

• Possibilitar às pessoas idosas o acesso à Universidade numa perspectiva de educação permanente, estimulando a pessoa idosa a encontrar outras formas de reinserção social na valorização de sua história de vida.
• Estimular uma formação interdisciplinar, aproveitando as facilidades acadêmicas e espaciais oferecidas pela Universidade;
• Cultivar o empreendedorismo, a inovação e a construção do conhecimento sobre a temática do envelhecimento e longevidade;
• Promover conhecimento, estimulação física e cognitiva, entretenimento e interação social às pessoas idosas, com atividades de ensino e físicas, promovendo bem-estar, um envelhecimento saudável e melhoria da qualidade e de vida.

O que eu vou aprender?

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo, tanto que se estima para o ano de 2050, existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento, segundo dados do Ministério da Saúde.

O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida. Não é homogêneo para todos os seres humanos, sofrendo influência dos processos de discriminação e exclusão associados ao gênero, à etnia, ao racismo, às condições sociais e econômicas, à região geográfica de origem e à localização de moradia. Determinando assim, que mudanças radicais sejam adotadas no estilo de vida dos indivíduos à medida que envelhecem, buscando promoção à saúde e melhor qualidade de vida.

Os “idosos ativos” ou “novos idosos” querem ter maior integração social, como formas de investir em autoestima e autoimagem. Eles buscam apoio para criatividade com o objetivo de preencher a rotina, adquirir conhecimentos e manterem-se autônomos por mais tempo, não se limitando apenas ao convívio com a família. A nova geração de idosos chega aos 60 anos com expectativa de viver por, pelo menos, mais um terço da vida. Eles necessitam reinventar a própria história, pensar em novos projetos de vida e em novos significados para sua existência, e buscam envelhecer ativamente e com autonomia.

A Universidade brasileira tem um papel fundamental no acelerado processo de envelhecimento populacional no Brasil, no sentido de preparar os indivíduos que estão envelhecendo para viverem com autonomia, independência e qualidade.  O curso: Longevidade ativa: inovação, sabedoria e auto-gestão da Universidade Vila Velha, possibilitará ao idoso o acesso à Universidade, e estimulará novas formas de inserção social e o aprendizado de conhecimentos fundamentais relacionados ao bem-estar físico, psicoemocional e social do idoso, proporcionando autonomia e melhor qualidade de vida. O curso é voltado para o idoso, com princípios educativos, que superaram a condição assistencialista, a fim de estimular o desenvolvimento do sujeito, para que seja mais participativo nas suas relações pessoais e sociais. Além disso, abordará assuntos interessantes, de forma teórico-prática, que envolve: educação, cultura, arte, saúde, nutrição, qualidade de vida, educação física, esporte, lazer, saúde mental e inclusão digital.

Metodologia

As atividades acontecem duas vezes por semana, segunda-feira 13:30h às 17:10h e quarta-feira de 13:30h às 15:10h. O curso será desenvolvido em 4 meses, seguindo os módulos de Arte e Cultura; Alimentação, Saúde Física e Mental; e Inclusão Digital. O acesso aos módulos acontecerá mediante pagamento de mensalidade. Serão utilizadas metodologias ativas, dinâmicas e de interação. Na terça-feira haverá um lanche compartilhado, de 20 minutos, para socialização entre os alunos. Ao final do curso acontecerá um passeio.

 

Coordenador: Eduardo Roberto Cole
Horários: 13h30 às 17h10
Duração: 120 horas - 01/04 à 17/07/2019 (Segundas-feiras e Quarta-feiras).
Local: vila-velha
Telefone: (27) 3421-2260
E-mail: extensao@uvv.br


Valor: R$ 1.120,00
Forma de Pagamento: 4 boletos no valor de R$ 280,00 cada. (1º boleto na inscrição os demais no dia 22 de cada mês)

Regras de Inscrição e participação

Progamação do Curso

  • Teatro

  • Música

  • Dança

  • Manipulando o computador e navegando na internet

  • Acessando o celular

  • Nutrição e alimentação saudável

  • Cozinha prática

  • Atividades corporais e prevenção das perdas funcionais

  • Estética da pele e cabelos

  • Oficina de memória e raciocínio

  • Práticas integrativas e complementares na saúde

  • Prevenção e promoção da saúde mental

  • Encerramento-passeio

INSTRUTOR(A)

Maria Alice Moreno Marques

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), graduação em Quimica Licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é auxiliar administrativo da Universidade Vila Velha e professor titular da Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: efluente industrial, tratamento de efluentes industriais, tratamento físico químico, coagulação-floculação e tratamento de esgoto.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.