PNCEBT - Curso Defesa Sanitária Animal

Para quem é?
O curso é destinado a Médicos Veterinários e alunos de Medicina Veterinária que estão cursando o último semestre.

Objetivos:
Capacitar médicos veterinários para atuação no Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e noções de Encefalite Espongiforme Bovina (BSE). O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) é uma iniciativa do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) conforme instrução normativa nº 2 de 10 de janeiro de 2001. E O Médico Veterinário habilitado está apto a participar deste programa no sentido de realizar exames, e promover ações voluntárias e obrigatórias que o programa propõe.

O que vou aprender?
Noções aprofundadas favoráveis para atuação no Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), além de conhecimento sobre BSE.
Os procedimentos serão realizados de acordo com a instrução normativa do DDA nº 06/03. No Espírito Santo, a UVV é a única instituição reconhecida pelo MEC e que preenche os requisitos para o cadastramento junto ao MAPA.

Metodologia:
Aulas presenciais teóricas e práticas.

Conheça a grade curricular completa abaixo.

Coordenador: Fernando Luiz Tobias
Horários: 8h às 12h e de 13h às 17h
Duração: 40 horas - 13 à 17/05/2019 (Seg. à Sex.)
Local: vila-velha
Telefone: (27) 3421-2260
E-mail: tobias@uvv.b


Valor: R$ 900,00
Forma de Pagamento: Boleto Único. OBS: Serão considerados alunos os 20 primeiros que efetuarem o pagamento do boleto.

Regras de Inscrição e participação

Progamação do Curso

  • Boas vindas e apresentação do curso: Coordenação

  • Apresentação teórica sobre tuberculose

    3h

  • Apresentação teórica sobre brucelose

    4h

  • Apresentação teórica sobre Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis

    2h

  • Propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação epidemiológica (estratégias de diagnóstico e controle)

    2h

  • Prática de tuberculose

    4h

  • Prática de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis

    4h

  • Prática de brucelose

    4h

  • Apresentação sobre normas e procedimentos do PNCEBT ( OBS. Com participação de médico veterinário do serviço oficial de defesa sanitária animal)

    8h

  • Prática de tuberculose

    4h

  • Avaliação

    4h

INSTRUTOR(A)

Fernando Luiz Tobias

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (1997). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (1999) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) (2011). Atualmente é professor e Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Animal, Microbiologia e Doenças Infecciosas de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Leucose Bovina, Vírus da Diarreia Viral Bovina, Tuberculose, Brucelose, Anemia Infecciosa Equina, Avestruzes, Staphylococcus aureus e Escherichia coli, desenvolvimento de imunorreagente IgY contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli. Coordena na Universidade Vila Velha também o curso para habilitação de Médicos Veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.