Ciência Animal

O Programa de Pós Graduação em Ciência Animal (PPGCA) tem como objetivo geral a formação de profissionais para atuarem em Instituições de Ensino Superior (IES) ou em Institutos de Pesquisa na área de Saúde e Produção Animal. Os discentes terão a oportunidade de vivenciar a docência, entender e contribuir com as linhas de pesquisas vigentes e se qualificar para o mercado de trabalho, realizando a pesquisa, o ensino a extensão. Na formação de recursos humanos, o PPGCA tem como metas a criação de estratégias para aumento na produtividade e melhorias nas condições sanitárias dos animais de produção e sua inter-relação com a saúde humana; o desenvolvimento de produtos biotecnológicos, atendendo à demanda do setor público e privado; e a garantia da saúde e do bem estar animal, através de estudos em áreas específicas da medicina tradicional e complementar.

O Programa destina-se a Médicos Veterinários e a profissionais graduados em outras Ciências da Saúde e da Terra, como Biólogos, Farmacêuticos, Bioquímicos, Odontologistas, Médicos, Fisioterapeutas, Biomédicos, Engenheiros Agrônomos, Zootecnistas, Educadores Físicos, Enfermeiros e Nutricionistas, diplomados por Instituições Nacionais reconhecidas ou em Instituições Internacionais consideradas equivalentes.

A área de concentração Ciência Animal, de característica multidisciplinar, estuda a produção, a sanidade e biotecnologia voltada ao desempenho e bem estar de animais domésticos e silvestres. Compreende o desenvolvimento de pesquisas voltadas para sanidade e produção animal e conservação e reprodução dos animais domésticos e silvestres. Isso possibilitará o desenvolvimento de terapias inovadoras, biotecnologia e o avanço nas investigações para detecção e caracterização de bioagentes de importância em saúde animal e saúde pública, com ênfase nos aspectos regionais.

1) CLÍNICA, CIRURGIA E ANESTESIOLOGIA EXPERIMENTAL: o estudo das ciências médicas aplicadas às diferentes espécies animais, com ênfase aos aspectos de diagnósticos, prevenção e tratamento de enfermidades e ao desenvolvimento ou aprimoramento de técnicas cirúrgicas e anestésicas que visem a qualidade e a segurança terapêutica. Dentre as especialidades dessas linhas de pesquisa estão: Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Equinos, Odontologia Animal, Anestesiologia Animal.

Orientadores: Dra. Betânia Souza Monteiro, Dr. João Luiz Rossi Júnior, Dr. Rodrigo dos Santos Horta.

2) BIOTECNOLOGIA APLICADA À PRODUÇÃO E SANIDADE ANIMAL: as pesquisas básicas e aplicadas, com uma abordagem multidisciplinar, que envolve as áreas de Nutrição Animal e Nutrigenômica, Reprodução Animal, Medicina Preventiva com ênfase em micro-organismos vivos, Terapia Celular, Melhoramento Genético, Manejo e Conservação de Animais Silvestres.

Orientadores: Dr. Fabio Ribeiro Braga, Dra. Barbara Loureiro,  Dominik Lenz, Dr. Douglas Haese , Dr. Carlos Eduardo Tadokoro, Dra. Mariceli  Lamas Araújo, Dra. Ana Carolina Srbek, Dr. Mauricio Gomes e Dr. Fernando Luiz Tobias.

Geral: Formar recursos humanos qualificados para o magistério do ensino superior e o desenvolvimento de pesquisa científica em Ciência Animal que possam contribuir com a Saúde Comum, Ciência e Tecnologia, por meio dos estudos voltados para a sanidade, produção, conservação e reprodução de animais, com forte ênfase em animais domésticos e silvestres, e levando-se em consideração as características regionais do estado do Espírito Santo.
Específicos: – Favorecer o desenvolvimento de pesquisas: a) para avaliação da exigência nutricional e dos principais alimentos e subprodutos utilizados na alimentação de animais de companhia, produção e trabalho; b) para a determinação de parâmetros fisiológicos de animais de produção, esporte e trabalho; c) envolvendo os métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, dando ênfase a iniciativas inovadoras como o uso de organismos vivos para controle de endo e ecto parasitas; d) sobre a utilização de células-tronco para recuperação de lesões que acometem animais domésticos e silvestres; e) no manejo e conservação de animais silvestres in situ e ex situ e suas possíveis implicações da interação entre animais silvestres, domésticos e o homem; f) de métodos de diagnóstico e tratamento para recuperação e reintrodução e/ou manutenção em cativeiro de animais silvestres; g) para o desenvolvimento de biotécnicas aplicadas à reprodução de animais domésticos e silvestres, com ênfase em produção e desenvolvimento embrionário in vivo e in vitro; h) na seleção genômica de animais superiores e adaptados às condições edafoclimáticas da região. – Formar profissionais habilitados para o exercício da docência do ensino superior e capazes de reconhecer e aplicar novas ferramentas educacionais; – Contribuir com os setores de Saúde e Ciência e Tecnologia; – Contribuir para a redução das assimetrias regionais e entre estados na área de Medicina Veterinária.

 

Duração: 24 meses
Regime: Semestral
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2000
Email: fabio.braga@uvv.br
Parcelas: 25 parcelas de R$ 1.765,00

Matriz curricular

  • Ambiência na produção animal

    45h

  • Anatomia aplicada à cirurgia

    30h

  • Anatomia comparada e fisiologia de animais selvagens

    30h

  • Anatomia e comparada fisiologia do sistema nervoso

    30h

  • Bioquímica Geral

    45h

  • Conservação da vida selvagem

    30h

  • Diagnóstico clínico e imaginológico das afecções osteoarticulares em equinos

    45h

  • Didática I

    30h

  • Fisiologia comparada dos vertebrados

    30h

  • Fisiopatologia das doenças clínico-cirúrgicas do sistema digestório dos eqüinos

    30h

  • Hematologia Clínica

    30h

  • Técnicas aplicadas à reprodução de animais selvagens

    30h

  • Tópicos em terapêutica de animais selvagens

    30h

  • Aspectos clínico-cirúrgicos das afecções respiratórias dos equinos

    30h

  • Bioquímica e análise laboratorial dos líquidos cavitários

    30h

  • Contenção física e farmacológica de animais selvagens

    30h

  • Criação comercial de animais selvagens

    30h

  • Didática II

    30h

  • Medicina de animais selvagens

    45h

  • Metodologia da Pesquisa

    45h

  • Nutrição de monogástricos

    45h

  • Protocolos anestésicos à campo dos eqüinos

    45h

  • Sociologia das Organizações

    60h

  • Técnicas cirúrgicas a campo em equinos

    45h

  • Tecnologia de produção de rações

    45h

  • Terapêutica homeopática de animais domésticos e animais selvagens

    30h

  • Tópicos em cirurgia de animais selvagens

    30h

COORDENADOR(A)

Fabio Ribeiro Braga

O Dr. Fabio Ribeiro Braga MV, MSc e DSc/PhD concluiu a graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha (UVV) em 2002 e nesse mesmo ano obteve nota (A) no Boletim de Desempenho do Graduando (Provão 2002 - MEC). Em 2012 foi agraciado com a Menção Honrosa - Prêmio CAPES de Tese na área de Medicina Veterinária. É Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Vila Velha (UVV) obtendo a sua titulação em 2006. É Mestre em Medicina Veterinária (parasitologia) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com titulação em 2008 e Doutor em Medicina Veterinária (Parasitologia) com defesa em 2011 pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Realizou Pos doutoramento de 2011 a 2014 em aplicações Biotecnológicas de fungos nematófagos. O referido Dr. Fábio Braga é membro das comissões científicas do Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária da UFV (2010) e na área de Doenças, epidemiologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, do Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária da UFV (2012). Atuou como representante do Corpo Discente da Comissão de Pós-Graduação (2008-II/2009-II) em Medicina Veterinária da UFV. Em (2006/2008-I) e representante suplente do Corpo Discente da Comissão de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV. Atualmente é Docente do Programa de Participação de Professor Voluntário da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. É professor Titular III da Universidade Vila Velha (UVV) onde ministra aulas para graduação em Medicina Veterinária e Pós-graduação (Programas de Mestrado em Ciência Animal e Ciências Farmacêuticas). É revisor colaborador convidado do National Center of Science and Technology Evaluation, Kazakhstan para análises das propostas de projetos. Foi bolsista em Produtividade 2 do CNPq de 2014 a 2017/1. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, Parasitologia Geral e Veterinária (ecto e endoparasitos), Doenças Parasitárias dos animais domésticos, Controle biológico com fungos nematófagos dos gêneros Duddingtonia, Monacrosporium, Arthrobotrys, Pochonia e Paecilomyces no controle das helmintoses gastrintestinais e artrópodes de importância médica; otimização, produção, caracterização, purificação de enzimas derivadas de fungos nematófagos (Proteases e Quitinases). Produção, caraterização emprego de nanoparticulas de fungos nematófagos e Controle de carrapatos ixodídeos com fungos nematófagos predadores. É coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da Universidade Vila Velha desde 2014.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.