Segurança Pública

O Mestrado em Segurança Pública (PPGSPo) da Universidade Vila Velha, profissional e interdisciplinar, foi aprovado  pela  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em dezembro de 2012. Em função de seu caráter interdisciplinar, o mestrado privilegia diferentes conhecimentos em suas pesquisas. Dessa forma, coloca em questão práticas de produção de violências e fornece subsídios para a elaboração e gestão de políticas públicas estratégicas de prevenção e controle das criminalidades que possam contribuir com processos de tomada de decisão no campo da segurança pública.

O PPGSPo formou mais de 30 mestres, de diferentes áreas de atuação e formação, quais sejam: polícias (civil e militar), subsecretarias de estado, defensoria pública estadual, ministério público estadual, direito, psicologia, arquitetura, filosofia, serviço social, educação física, engenharia, administração, medicina, ciências sociais, e professores da educação básica e de nível superior. Este perfil dos alunos formados afirma e fortalece a relevância da característica interdisciplinar do curso. O Programa desenvolve, ainda, pesquisas que contam com o apoio institucional da CAPES, CNPq, FAPES e UVV, no que se refere ao financiamento de projetos e bolsas de estudos concedidas em âmbito estadual e nacional.

São elegíveis, para as vagas do PPGSPo, candidatos com formação em nível superior, de quaisquer áreas do conhecimento, desde que o projeto de pesquisa que irão desenvolver após o ingresso no curso esteja relacionado a uma das duas linhas de pesquisa do Programa: 1) Justiça, direitos humanos e cidadania; 2) Perspectiva social, econômica e territorial da criminologia.

1. Justiça, direitos humanos e cidadania: Esta linha estuda e problematiza, em uma perspectiva interdisciplinar, políticas de segurança pública e investiga questões relativas aos direitos humanos e à promoção da justiça como ação de afirmação da vida, da dignidade humana e da cidadania, incorporando temáticas relacionadas às Políticas Inclusivas de Educação Especial, Gênero, Sexualidades e relações Étnico-raciais, e consequente controle do avanço de uma cultura das violências.

2. Perspectiva social, econômica e territorial da criminologia: Esta linha articula estudos fundamentados nas Teorias Criminológicas, conjugando conhecimentos de diversas disciplinas, a saber, Sociologia, Economia, Geografia, Urbanismo, Serviço Social, Psicologia, História, Direito, Educação e Administração. Realiza estudos, portanto, numa abordagem interdisciplinar, de variadas manifestações de violências e de criminalidades visando compreender suas causas e apontar novas maneiras da sociedade realizar o controle dessas manifestações.

Duração: 24 meses
Regime: Semestral
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2137
Email: maria.gomes@uvv.br
Parcelas: 25 parcelas de R$ 1.765,00

Matriz curricular

  • Metodologia da Pesquisa I

    60h

  • Metodologia da Pesquisa II

    60h

  • Planejamento e Gestão Pública

    60h

  • Sociedade, Cidadania e Violência na Contemporaneidade

    60h

  • Abordagem Sóciopsicológica da Violência e do crime

    30h

  • Conhecimentos Jurídicos Aplicados a Segurança Pública

    30h

  • Criminologia e Tendências Criminológicas Contemporâneas

    45h

  • Direitos Humanos e Direitos Fundamentais

    45h

  • Diversidade, Conflitos e Segurança Pública

    30h

  • Estado e as Políticas Públicas de Educação no Brasil

    45h

  • Estatística e Análise Criminal

    45h

  • Ética e Cidadania

    30h

  • Expansão Urbana, Segregação Socioespacial e Ambiental e Violência no Espírito Santo

    45h

  • Gestão da Informação, Tecnologia e Conhecimento em Segurança Pública

    45h

  • Gestão de Conflitos e Eventos Críticos

    30h

  • Gestão Integrada e Comunitária

    30h

  • Inteligência de Segurança Pública

    30h

  • Juventudes, violências e criminalidades

    30h

  • Modernização, Urbanização e a Questão Social no Brasil

    45h

  • Prevenção e Sociologia do Crime

    30h

  • Teoria do Estado e da Sociedade Contemporânea

    30h

COORDENADOR(A)

Maria Regina Lopes Gomes

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Cultura, Currículo e Formação de Educadores. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Atualmente é coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, professora do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Vila Velha (UVV/ES) e pedagoga aposentada da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES. É coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Currículos-formação em redes, Cotidianos de escolas e Direitos Humanos, pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos", coordenado pelo professor Carlos Eduardo Ferraço e membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Currículos, redes educativas e imagens (PROPED/UERJ), coordenado pela professora Nilda Alves.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.