Audiologia

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Audiologia é resultado do empenho da Universidade Vila Velha voltado para a formulação e execução de programas de Pós-Graduação Lato-Sensu. Visa formar especialistas em Audiologia, fornecendo uma visão científica e aprofundada na área, sendo realizado de acordo com as normas fixadas pelos Art. 66 e Art.44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96); pela Resolução CNE/CES N.º 01 de 08/06/2007 e pela Resolução do CFFa nº 454 de 27/09/2014. Caberá à instituição acompanhar e avaliar o programa em todas as etapas, bem como prover os recursos de infraestrutura indispensáveis, mobilizando seus melhores recursos pedagógicos, didáticos e administrativos para o êxito do empreendimento.

  • Propiciar a atualização e formação em nível de pós-graduação lato sensu para profissionais da área de Fonoaudiologia;
  • Qualificar profissionais para atuarem na área de Audiologia;
  • Incentivar a busca do conhecimento nas áreas da Audiologia com base nos preceitos técnicos, legais e éticos necessários para a prática fonoaudiológica;
  • Fornecer elementos teórico-práticos para buscar a melhoria da qualidade de vida e saúde dos clientes/pacientes;
  • Fornecendo subsídios para uma melhor compreensão da prevenção, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da audição, seja na área de pesquisa, assessoria, atuação em consultório, empresas e treinamentos e na área da saúde pública.
  • Capacitar o profissional para assistência clínica individual e promoção da saúde coletiva, em consonância com as atuais tendências das políticas vigentes de promoção de saúde;

Fonoaudiólogo

Horário:

Sextas: 13:30h às 17:40 e de 19h as 21:40h

Sábados: 08h às 11:30 e das 12:30 às 16h

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 460 h/a e duração de até 21 (vinte e um) meses, com aulas mensais, sendo:

  • 360 h/a presenciais em módulos teórico/práticos
  • 100 h/aula de atividades extraclasse (vivência; estudos de casos; atendimento ao cliente efetivamente realizado pelo aluno com fins de discussão/análise supervisionada, que poderão) ocorrer no local de atuação ou posteriormente em sala de aula.
  • 09 horas de orientação individual a monografia

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263 ou 3421 2262 após as 14h.

PREVISÃO DE INÍCIO: Março de 2019.

Alessandra Sales Machado

Fonoaudióloga especialista em Motricidade Orofacial, Mestre em Fonoaudiologia e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas. Atualmente é Coordenadora e professora da Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Vila Velha (UVV), professora da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e professora do Instituto de Especialidades Odontológicas (IEO). Recebeu em 2015 prêmio na categoria Ensino no XXIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Tem experiência clínica e acadêmica, atuando principalmente em Mastigação, Deglutição, Respiração e Fala.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298106T5

Aline Neves Pessoa Almeida

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo UFES: Departamento de Fonoaudiologia e Residência Multiprofissional Hospital Universitário/HUCAM – Centro Ciências da Saúde-CCS. Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (2005). Bolsista de Iniciação Científica (fomentos: PIBIC/PUC-SP/2003 e CNPq/2004). Aperfeiçoamento em Audiologia Educacional e Reabilitação Auditiva pela DERDIC/PUC-SP (2006-2009). Mestrado em Fonoaudiologia PUC-SP/2009 (fomento: CNPq, Centro Audição na Criança-CeAC-DERDIC-PUC-SP). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – Fonética – PUC-SP (2009 – Doutorado: fomento FAPESP). Área de atuação: Audiologia Educacional e Reabilitação Auditiva: fonoterapia, deficiência auditiva, fonética clínica e análise acústica: produção e percepção da voz e fala de deficiente auditivo, reabilitação auditiva, indicação/seleção/adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear.

http://lattes.cnpq.br/9240404860623826

Débora Brizon Braga

Médica otorrinolaringologista. Professora do curso de Medicina da Universidade Vila Velha.

http://lattes.cnpq.br/1327169581636730 

Fabiola Ferrer Del Nero Mecca

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1995). Pos-doutoranda pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (início 2015). Doutorado em Educação Especial da Universidade de São Paulo (2005) Mestrado em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2001). Master in Sciences in Audiological Diagnosis and Reabilitation pelo Insituto de Otorrinolaringologia da UCL University of London (2002); Deaf Studies in Language Comunication na City University (2002). Co-fundadora da Audição da Criança. Sócia diretora da Plenavox Fonoaudiologia e Consultoria em Comunicação Verbal.; Professora convidada do Curso de Especialização em Processamento auditivo da Centro de ensino Esamaz. Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase no diagnóstico e tratamento dos transtornos do aprendizado e da audição, atuando tanto no âmbito do diagnóstico quanto da intervenção de crianças monolingues e bilingues (português/inglês).

Láila Gomes Teixeira

Fonoaudióloga formada pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ, especialista em Audiologia pela FEAD/BH, atuou como Analista de Assistência em Saúde – Fonoaudióloga pela Prefeitura Municipal de Timóteo/MG por 19 anos, com clínica geral e audiologia. Atuou, pelo mesmo período, através de sua empresa Com Tato Fonoaudiologia, em audiologia ocupacional para a APERAM South America, como auditora da empresa e responsável técnica pelo Programa de Conservação Auditiva (PCA); consultoria no desenvolvimento de projetos de mitigação de ruídos; readaptação profissional; assistência técnica em definição de Nexo Causal. Atualmente, além de consultora, é professora para o curso de pós-graduação em enfermagem do trabalho da faculdade Pitágoras Campus Ipatinga/MG – disciplina prevenção de perdas auditivas e saúde vocal. Foi professora do curso de graduação em Fonoaudiologia na UNIPAC – Campus Ipatinga/MG nas disciplinas voz, voz profissional, reabilitação do paciente laringectomizado e fonoaudiologia escolar.

Mabel Gonçalves Almeida

Fonoaudiologia pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí (2005). Doutora em fonoaudiologia e especialista em Audiologia Clínica. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de fonoaudiologia, com ênfase em audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico audiológico, potenciais evocados auditivos, audição na criança

http://lattes.cnpq.br/9222261868999452

Marcia Emília da Rocha Assis Eloi

Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2016) Psicopedagoga pela Faculdade Fead (2013), graduada em Fonoaudiologia pela mesma instituição (2011). Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Vila Velha. Assessoria e Consultoria em Fonoaudiologia Educacional. Integrante do GEFF – Grupo de estudos de fluência da Fala de Belo Horizonte. Participa de pesquisas principalmente com os temas: Fonoaudiologia, Linguagem, Formação Docente; Fluência e de organização de eventos acadêmicos nas áreas da saúde e educação.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467254Z9

Rafaela Carolina Lopez Silva

Mestre em Fonoaudiologia – Audição na Criança pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Possui especialização em Fonoaudiologia – Núcleo Específico: Atendimento ao Deficiente Auditivo Centrado na Instituição e na Comunidade pela USP de São Paulo. Fonoaudióloga e Pedagoga pela Universidade de Alfenas (2000). Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiente auditivo; linguagem e inclusão. Professora de Graduação em Fonoaudiologia da UVV e de curso de Pós-Graduação em Audiologia da PUC Minas, Fonohosp e UNIPAC.

Rita Mor

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1973) e Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Fonoaudióloga clínica e Supervisora de estágios na área de Audiologia e Otoneurologia para Fonoaudiólogos e residentes em Otorrinolaringologia do Hospital do Servidor Público Municipal, entre 1974 até 2001. Desde 2000 coordenadora do Ambulatório de Audiologia Clínica e Otoneurologia do Cefac Pós Graduação em Saúde e Educação. Este Ambulatório oferece cursos de atualização para graduados em Fonoaudiologia e Médicos Otorrinolaringologistas e do Trabalho durante todo o ano desde a sua implantação. Atende em média 1000 pacientes/ano e colabora na atualização de cerca de 300 profissionais/ano distribuídos entre os diversos formatos de cursos oferecidos (extensão, observação e especialização). Coordenadora do curso de Aprimoramento em Diagnóstico Auiológico desde 2006 e do curso de Capacitação em Avaliação e Reabilitação Vestibular no ano de 2009. Professora titular do Cefac Pós Graduação em Saúde e Educação das matérias de Avaliação Auditiva Básica e Avançada; Avaliação e Reabilitação dos distúrbios do Equilíbrio. Ex-vice-coordenadora do Comitê de Equilíbrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Ex-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Cefac Pós Graduação em Saúde e Educação até 2011. Colaboradora com o parecer a respeito da competência do Fonoaudiólogoa na Atuação Fonoaudiológica na Avaliação e Reabilitação Vestibular de acordo com o Parecer CRFa. 2ª Região/SP Nº 01/2009. Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, tontura, epidemiologia, zumbido, ruído e berçários hospitalares.

Simone Quirgo de Souza

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Educacional do Espírito Santo – Univila (2006), Especialização em Educação Especial – Deficiência Auditiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2007) e Especialização em Educação pela Faculdade de Vila Velha- UNIVILA (2009). Atua como Professora de LIBRAS ? Língua Brasileira de Sinais na Universidade Vila Velha ? UVV desde o ano de 2009 e como Professora de Educação Especial Área da Surdez, pela Prefeitura Municipal de Vila Velha desde 2007.

Taise Argolo Sena

Fonoaudióloga. Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-SP). Tem interesse na área de Audiologia Clínica, Audiologia Infantil, Eletrofisiologia da Audição, Processamento Auditivo, Avaliação e Reabilitação Vestibular.

http://lattes.cnpq.br/1867133203717605

Duração: 24 meses
Regime: Mensal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2263
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 24XR$: 490,00

Matriz curricular

  • Acústica e psicoacústica aplicadas à audiologia e Anatomofisiopatologia dos sistemas auditivo e vestibular

    20 H

  • Audiologia Clínica I

    20 H

  • Audiologia Clínica II

    20 H

  • Audiologia e o mercado de trabalho/empreendedorismo

    20 H

  • Audiologia Educacional

    20 H

  • Audiologia Infantil e emissões otoacústicas

    20 H

  • Audiologia Ocupacional

    20 H

  • Avaliação e Reabilitação do Sistema Vestibular

    20 H

  • Avaliação eletrofisiológica da audição

    20 H

  • Avaliação, Diagnóstico e Reabilitação do Processamento Auditivo Central

    20 H

  • Biossegurança e Prática Clínica Baseada em Evidência

    20 H

  • Ética/Bioética

    20 H

  • Libras e Acessibilidade

    20 H

  • Metodologia Científica I

    20 H

  • Metodologia Científica II

    20 H

  • Otorrinolaringologia aplicada a Audiologia e Avaliação e Tratamento do Zumbido

    20 H

  • Recursos audiológicos implantáveis

    20 H

  • Seleção e Adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual

    20 H

COORDENADOR(A)

Rafaela Carolina Lopez Silva

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Audiologia pelo CFFa, Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UVV.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.