Especialização em Geriatria e Gerontologia

A Especialização em Geriatria e Gerontologia da UVV tem o objetivo de ofertar aos profissionais de saúde, conhecimentos que possibilitem conhecer o processo de envelhecimento, prevenir e orientar o envelhecer de forma saudável e ativa, para uma assistência qualificada, integral e multidimensional à pessoa idosa.

A população acima dos sessenta anos de idade está aumentando em todo o mundo e, com isso, a necessidade de serviços e profissionais qualificados para atender essa demanda. E para que essa assistência seja de qualidade, é preciso que o profissional e o serviço conheçam as especificidades da pessoa idosa e estejam aptos a atendê-las.

Por meio de um diversificado programa de atenção à saúde da pessoa idosa, as aulas do curso irão abordar sobre o processo de envelhecimento e as políticas públicas de atenção ao idoso, que norteiam as ações em saúde e as avaliações clínicas utilizadas para uma assistência integral e qualificada.

O estudante de Pós-Graduação da Universidade Vila Velha tem à disposição a melhor infraestrutura acadêmica do Espírito Santo.

O campus possui laboratórios supertecnológicos, salas de aula projetadas para intensificar a experiência acadêmica e várias possibilidades de networking. A biblioteca detém o maior acervo bibliográfico particular do Estado, além de cabines dedicadas exclusivamente aos momentos de estudo individual.

O corpo docente é formado por profissionais com longa experiência de mercado e influência dentro e fora do ambiente universitário. Com tudo isso, o aluno transforma-se num verdadeiro especialista.

A Universidade Vila Velha é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e primeira capixaba entre as melhores do mundo.

Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão.

O curso tem como objetivo, ofertar aos profissionais de saúde conhecimentos que possibilitem conhecer o processo de envelhecimento, prevenir e orientar o envelhecer de forma saudável e ativa, para uma assistência qualificada, integral e multidimensional à pessoa idosa.

Objetivos Específicos

O curso tem como objetivos específicos:

Estudar a natureza do idoso em sua dimensão biológica, psicológica e social, envolvendo a política de saúde do idoso, no contexto das políticas públicas sociais, reconhecendo o perfil epidemiológico.

Discutir sobre os fatores que envolvem o processo de envelhecimento, e de que forma estes interferem no envelhecer de forma saudável;

Compreender as alterações sistêmicas relacionadas ao processo de envelhecimento envolvendo os principais sistemas orgânicos;

Prestar uma assistência integral ao paciente idoso envolvendo orientações para uma alimentação saudável, a prática de atividades corporais, cuidados de estética e promoção da saúde mental;

Utilizar a avaliação global e multidimensional como ferramenta para assistência e planejamento dos cuidados com o idoso.

Profissionais da área da saúde e demais profissionais com inserção na área de Geriatria e Gerontologia, com inscrição nos respectivos conselhos regionais.

Unidade Vitória – Highline.

As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente as sexta-feira (19h00 às 22h30) e sábado (8h às 11h30  e 12h30 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência. Será destinada ainda uma carga horária específica de orientação dos trabalhos finais de curso.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O programa estruturado em 13 disciplinas, perfazendo um Carga Horária total de 360 horas/aula. Até 20% da Carga Horária das aulas expositivas poderá ser lecionada apenas no formato de teleaulas.

6. Poderão ser oferecidas, suplementarmente, atividades presenciais adicionais, tais como seminários em temas relacionados com as disciplinas ministradas, além de aulas telepresenciais em assuntos relacionadas com o escopo e o conteúdo do Curso.

7. As aulas serão transmitidas ao vivo, dando a opção ao aluo de assistir, em parte ou na totalidade, o curso sem presença física em sala de aula.

8. Textos, exercícios e aulas pré-gravadas serão disponibilizados em Plataforma Digital.

Mais informações: (27) 3421-2263 ou (27) 3421-2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Fevereiro de 2021.


Ariana Nogueira do Nascimento

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é Enfermeira da Prefeitura Municipal de Vitória-Secretaria Municipal de Saúde e Professora Adjunto III da Universidade de Vila Velha-Espírito Santo. Tem experiência na área de assistência e docência na Enfermagem, com ênfase na Saúde Coletiva e Médico-cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, Família e Câncer de mama.

Marizete Altoé Puppin

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (ES, 1983). Atua como docente na Universidade Vila Velha (UVV) na graduação dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina, na área de Saúde Coletiva, desde 02/2002. Atua na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde-ES, desde 1990, como Coordenadora do Programa de Hanseníase. Possui especializações em Epidemiologia (1999) e Educação Profissional – Enfermagem (2002). Iniciou Mestrado em Assistência Farmacêutica em 2019-2.

Fernanda Semião Garcia Pedra

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002) e mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2011). Atualmente é professor – universidade vila velha do Hospital Santa RIta De Cássia e professor adjunto da Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, terapia nutricional, indicadores de qualidade, estado nutricional e avaliação nutricional.

Marcela Cristina Elias Villela

Nutricionista, graduada pela Universidade de Vila Velha (2009). Especialista em atendimentos Personalizados em domicílio – Personal Diet (NTR, 2009); Graduada em Gestão Empresarial pela Universidade de Vila Velha (2011). Pós-Graduada em Psicologia e Comportamento Alimentar (IPGS – 2012); Instrutora de Mindful Eating – Mindfulness Based Eating Solution (MBES) (Lynn Rossy – 2018); Mestre em Ciências Sociais (UFES- 2020); Atua desde 2010 como Personal Diet/Nutricionista e também Consultora na área de Qualidade e Higiene. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em mudança de comportamento alimentar, atuando principalmente no seguinte tema: comportamento alimentar; psicologia alimentar; personal diet; Mindful eating; Mindfulness; qualidade de alimentos e produção; MBP e normas da vigilância sanitária. Atuou por 4 anos numa empresa de médio porte, no ramo de comércio de alimentos, sendo responsável por toda equipe de Produção de alimentos, Controle de qualidade e atendimento ao cliente. Atualmente, se dedica à atuação clínica individual e em grupos, ministra palestras e cursos de extensão voltados para a abordagem não dieta, e também é professora colaboradora da Faculdade IPGS (RS) na Pós Graduação em Comportamento Alimentar.

Marina Faria de Almeida

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Vila Velha (2003). Atualmente é fisioterapeuta – Consultório de Fisioterapia e fisioterapeuta – Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Espírito Santo.

Tricia Guerra e Oliveira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor adjunto iii da Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Respiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, modalidades de fisioterapia, fisioterapia respiratória, extensão universitária e qualidade do ar.

Luciana Resende Passabom Brunoro

Possui graduação em Fisioterapia pela Univesidade Estácio de Sá, RJ (2004), pós graduação em Fisioterapia Dermato funcional pela Universidade Gama Filho, SP (2006). Atualmente é professora no Centro Universitário Vila Velha, UVV, no curso Graduação Tecnológica em Estética.

Priscila Harckbart Costa

Atualmente é coordenadora e docente do Curso de Estética e Cosmética da Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Dermato-funcional.

Claudia Balestreiro Pepino

Possui graduação em Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo(2008), graduação em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo(1994), especialização em Formação de Terapeuta Comportamental pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo – Vitória(2003), especialização em Curso de Formação em Gestalt-Terapia pelo Instituto Gestalt do Espírito Santo(1996), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo(1998) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo(2014). Atualmente é professor titular da Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gênero. Conjugalidade. Trabalho Feminino.. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes).

Cleilson Teobaldo dos Reis

Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Psicologia pela UFES (2001). Psicólogo efetivo da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Vitória/ES. Professor Adjunto na UVV – Universidade de Vila Velha. Atuação com formação, consultoria e assessoria em temas ligados a Direitos Humanos e Políticas Sociais. Experiência em atendimento clínico com adolescentes, adultos e pessoas idosas utilizando referenciais da Análise Institucional e Esquizoanálise.

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vitória
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 + 20 Parcelas de R$ 560,00 *Inscrições pagas até dia 30/11/2020 terão desconto de 15% nas parcelas do curso *Inscrições pagas até dia 31/12/2020 terão desconto de 10% nas parcelas do curso *Inscrições pagas até dia 31/01/2021 terão desconto de 7,5% nas parcelas do curso.

Matriz curricular

  • Estado da Arte, Tendências Fortes e Temas Emergentes em Geriatria e Gerontologia.

    4

  • Oficina de Problematização, Posicionamento do Curso

    8

  • Epidemiologia do envelhecimento

    12h

  • Políticas Públicas de Saúde

    12h

  • Alterações fisiológicas do envelhecimento

    12h

  • Principais patologias que acometem o idoso

    24h

  • Projeto Prático Avançado

    4h

  • Estudo Caso I

    8h

  • Nutrição e alimentação saudável

    36h

  • Cozinha prática

    36h

  • Atividades corporais

    36h

  • Estética e cuidados com a pele e o corpo

    24h

  • Promoção e prevenção da saúde mental

    36h

  • Projeto Prático Avançado

    4h

  • Estudo Caso II

    8h

  • Avaliação global e multidimensional

    36h

  • Gerenciamento do cuidado

    24h

  • Atenção domiciliar

    12h

  • Terminalidade

    12h

  • Projeto Prático Avançado

    4h

  • Estudo Caso III

    8h

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.