Especialização em Nutrição e Comportamento Alimentar

A Especialização em Nutrição e Comportamento Alimentar da UVV, tem o objetivo de capacitar profissionais da área da saúde, proporcionando conhecimento de excelência no segmento de Nutrição e Psicologia, com ênfase em comportamento alimentar.

O curso contribui para uma formação completa, científica, gentil e humanizada, baseada na promoção, prevenção e reabilitação da saúde da população, originando uma mudança efetiva no comportamento alimentar de cada indivíduo.

Atualmente, este é o único curso de pós-graduação do Espírito Santo, que contempla os aspectos fundamentais do Comportamento Alimentar na saúde, abordando, em sua grade curricular, todos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para uma formação de excelência.

Ao final da Especialização em Nutrição e Comportamento Alimentar, o profissional estará habilitado a abordar mecanismos fisiológicos e psicológicos que influenciam na relação com o alimento nas diferentes fases da vida, tanto no contexto de saúde quanto de doença.

O estudante de pós-graduação da Universidade Vila Velha, tem à disposição a melhor infraestrutura acadêmica do Espírito Santo.

O campus possui laboratórios supertecnológicos, salas de aula projetadas para intensificar a experiência acadêmica e várias possibilidades de networking. A biblioteca detém o maior acervo bibliográfico particular do Estado, além de cabines dedicadas exclusivamente aos momentos de estudo individual.

O corpo docente é formado por profissionais com longa experiência de mercado e influência dentro e fora do ambiente universitário. Com tudo isso, o aluno transforma-se num verdadeiro especialista.

A Universidade Vila Velha é a Melhor Universidade Particular do Brasil, segundo o MEC, e primeira capixaba entre as melhores do mundo.

Faça Pós UVV e liberte sua melhor versão.

Objetivo Geral

Capacitar o profissional de saúde nas áreas de Nutrição, Psicologia e Comportamento Alimentar, tornando-o um profissional completo, científico, gentil e humanizado, com aptidão a desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos indivíduos.

Objetivos Específicos

Capacitar profissionais comprometidos, com competência para atuar de maneira interdisciplinar, e que sejam cientificamente responsáveis no desempenho de suas atividades.

Abordar mecanismos fisiológicos e psicológicos que influenciam na relação com o alimento nas diferentes fases da vida, no contexto também de saúde e doença.

Difundir conhecimentos técnicos e científicos da ciência da Nutrição, da Psicologia e Comportamento alimentar;

Intervir, cada profissional nas suas competências, em padrões alimentares inadequados, ensinando maneiras efetivas de tratamento, evitando danos comuns observados na atualidade, bem como o surgimento de transtornos alimentares.

Fomentar a participação efetiva do paciente no autoconhecimento e autocuidado sobre seu comportamento alimentar, sua saúde e seu corpo.

Oferecer condições para vivências profissionais em diversos cenários de atuação com ênfase na interdisciplinaridade, capacitando para trabalho em equipe;

Proporcionar a capacidade de atuar como educador em saúde comprometido com o cuidado humanizado e gentil.

Conhecer os principais problemas de saúde e nutrição, relacionado ao comportamento alimentar, que afetam a população e os indivíduos na sociedade atual;

Praticar vivências de diferentes casos clínicos, que levam a compreender o comportamento alimentar do indivíduo desde à infância, além do envolvimento familiar e social.

Monitorar o impacto da conduta nutricional frente à evolução clínica, nutricional e do comportamento alimentar do paciente.

Capacitar o aluno a desenvolver artigos científicos, estimulando-o para produção científica.

Nutricionistas, Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Educadores Físicos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Sociólogos, Antropólogos, Profissionais graduados que atuam na área de Saúde Coletiva e Estudantes das áreas citadas, no último semestre de graduação, que atuam ou pretendem atuar em consultório, clinicas, home care, hospitais e empresas, além de consultorias individual e  em grupos, e ainda na pesquisa e na docência em Nutrição, Psicologia e Comportamento Alimentar.

Unidade de Vila Velha – Boa Vista

As aulas serão realizadas presencial e quinzenalmente, as sextas-feira (18h30 às 21h30) e sábado (8h às 11h30  e 12h30 às 16h). As segundas, terças, quartas e quintas-feiras, poderão ocorrer, mas em caráter especial e agendado com antecedência. Será destinada ainda uma carga horária específica de orientação dos trabalhos finais de curso.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O programa estruturado em 19 disciplinas, perfazendo um Carga Horária total de 360 horas/aula. Até 20% da Carga Horária das aulas expositivas poderá ser lecionada apenas no formato de teleaulas.

6. Poderão ser oferecidas, suplementarmente, atividades presenciais adicionais, tais como seminários em temas relacionados com as disciplinas ministradas, além de aulas telepresenciais em assuntos relacionadas com o escopo e o conteúdo do Curso.

7. As aulas serão transmitidas ao vivo, dando a opção ao aluo de assistir, em parte ou na totalidade, o curso sem presença física em sala de aula.

8. Textos, exercícios e aulas pré-gravadas serão disponibilizados em Plataforma Digital.

Mais informações: (27) 3421-2263 ou (27) 3421-2261

PREVISÃO DE INÍCIO: Fevereiro de 2021.

Alexandre Moreira da Silva

Formado em Tecnologia Web, pela Universidade de Taubaté, pós graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Vila Velha (2013) e cursando MBA em Gestão Empresarial (2020). Possuo larga experiência no desenvolvimento web, com mais de 350 projetos online no mercado capixaba e paulista, além de outras dezenas em outros estados e países como Portugal, Estados Unidos, Suíça, e Espanha. Além de diversos cursos e experiência de 8 anos em marketing digital, SEO, SEM e ferramentas para divulgação online. Certificado Google Ads, tendo atuado durante 5 anos como Diretor Digital na Agência Criativa em Vitória. 
Atualmente como Gerente de Digital de um plano de saúde para cães e gatos e atuando diretamente nas estratégias de performance digital, captação digital e vendas online.

Anna Carolina Rego Costa

Possui experiência na área de Nutrição, com ênfase em neurobiologia do comportamento alimentar. Possui grande interesse na circuitaria neural envolvida e os possíveis mecanismos responsáveis pelas propriedades de recompensa dos alimentos. Atualmente é doutora em ciências biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas filho/UFRJ, atua em consultório, com uma abordagem comportamental e idealizadora do Além do Comer. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas da 4a. Região (CRN-4), gestão 2019-2022.

Antônio Carlos Avanza Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), Residência em Clínica Médica pela UFES (1989/1990), residência em Cardiologia pelo INCL – RJ (1990/1992), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Foi professor Adjunto de Cardiologia da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) de 1999 á 2007 e Professor Titular de Medicina do Esporte, Professor Adjunto de Farmacologia, Clinica Médica e Coordenador da Disciplina de Eletrocardiografia do Curso de Graduação em Medicina da Multivix de 2007 á 2012. Atualmente Professor Titular do Curso de Medicina da Universidade Vila Velha. Fellow of European Society of Cardiology (2014). Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Espirito Santo (2012/2013). Presidente Eleito do Grupo de Estudos em Cardiologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o Biênio 2017/2018. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia 

Brenda Reblin

Possui graduação em Nutrição (2008) e em Direito (1999) pela Universidade Vila Velha – UVV, Pós graduada em Comportamento Alimentar pelo IPGS, Pós Graduada em Nutrição Clínica pela Universidade Veiga de Almeida, Formada em Coaching em Nutrição pela Academia de Coaching e Nutrição, Capacitação em Alimentos Funcionais pela Emescam, Capacitação em Personal Diet pelo IPGS. Atua em atendimento clinico nutricional há 12 anos, e em atendimento on line em grupos há 02 anos, com foco em mudança de comportamento e hábitos.

Diego Zanon de Martins Araújo

É Bacharel em Educação Física, Especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição para Casos Especiais (Gestantes, Diabéticos, Hipertensos, Obesos e Reabilitados); Personal Trainer e Proprietário do Studio Diego Zanon – Gestão de Bem Estar; Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT), eleito o Personal Trainer do ano de 2013; Professional Coach e Analista de Perfil Comportamental DiSC pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) com especialização em Gestão de Bem Estar; Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC); Reconhecido e certificado pela ICI – Internacional of Coaching Institutes (órgão internacional que regulamenta o uso e a prática coaching na Europa, BCI – Behavioral Coaching Institute, IAC – Internacional Association of Coaching, CCU – Corporate Coach U.

Elaine Cristina Viana

Atualmente é professora Titular III da Universidade Vila Velha – UVV/ ES. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e mestrado em Ciência da Nutrição também pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Também atua como professora de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica e esportiva, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, cirurgia bariátrica e nutrição aplicada ao exercício e ao esporte.

Evelize Fraga

Possui graduação em Gastronomia pela Universidade Vila Velha (2017) e graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Pós Graduação em Docência do Ensino Superior pela Intervale. Mestranda em Sociologia Política na Universidade de Vila Velha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante. Proprietária do CGEF – Centro Gastronômico Evelize Fraga onde ministra cursos na área de confeitaria. Professora no curso superior de Gastronomia da Universidade de Vila Velha.

João Henrique Fabiano Mortareli

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e Graduado como Bacharel em Educação Física (CEUCLAR-SP), Mestrando em Ciências da Cardiologia (Escola Paulista de Medicina  UNIFESP ), Especialista em Nutrição esportiva (FAPES) e Especialista em Mindfulness (UNIFESP), Instrutor de Mindfulness (MBHP), Mindful Eating (MB-EAT e MBES), Nutricionista Clínico e Ambulatorial – Ambulatório de Lípides, hipertensão, aterosclerose e biologia vascular (UNIFESP).

Luiz Fernando Moreira

Graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e Graduado como Bacharel em Educação Física (CEUCLAR-SP), Mestrando em Ciências da Cardiologia (Escola Paulista de Medicina  UNIFESP ), Especialista em Nutrição esportiva (FAPES) e Especialista em Mindfulness (UNIFESP), Instrutor de Mindfulness (MBHP), Mindful Eating (MB-EAT e MBES), Nutricionista Clínico e Ambulatorial – Ambulatório de Lípides, hipertensão, aterosclerose e biologia vascular (UNIFESP).

Marcela Cristina Elias Villela

Nutricionista, graduada pela Universidade de Vila Velha (2009). Especialista em atendimentos Personalizados em domicílio – Personal Diet (NTR, 2009); Graduada em Gestão Empresarial pela Universidade de Vila Velha (2011). Pós Graduada em Psicologia e Comportamento Alimentar (IPGS – 2012); Instrutora de Mindful Eating – Mindfulness Based Eating Solution (MBES) (Lynn Rossy – 2018); Mestre em Ciências Sociais (UFES- 2020); Atua desde 2010 como Personal Diet/Nutricionista e também Consultora na área de Qualidade e Higiene. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em mudança de comportamento alimentar, atuando principalmente no seguinte tema: comportamento alimentar; psicologia alimentar; personal diet; Mindful eating; Mindfulness; qualidade de alimentos e produção; MBP e normas da vigilância sanitária. Atuou por 4 anos numa empresa de médio porte, no ramo de comércio de alimentos, sendo responsável por toda equipe de Produção de alimentos, Controle de qualidade e atendimento ao cliente. Atualmente, se dedica à atuação clínica individual e em grupos, ministra palestras e cursos de extensão voltados para a abordagem não dieta, e também é professora colaboradora da Faculdade IPGS (RS) na Pós Graduação em Comportamento Alimentar. 

Maria Paula Ferreira Mileip

Graduada em Nutrição(2004) e especialista em Nutrição Clínica(2012). Atuou no Centro de Promoção e Prevenção a saúde da Unimed Volta Redonda (Pro Vida) como nutricionista clínica do ambulatório de nutrição geral, na coordenação e orientação de grupos terapêuticos para perda e controle de peso, foi membro permanente da equipe da cirurgia bariátrica, coordenando os atendimentos nutricionais. Lecionou a disciplina de nutrição e dietética na Escola Técnica José Rodrigues da Silva. Trabalhou como nutricionista clínica da empresa Sodexo Puras realizando o atendimento ambulatorial e campanhas de promoção e prevenção à saúde dos colaboradores da Volkswagen unidade Anchieta de São Bernardo do Campo e foi gerente de unidade de alimentação e dietética na empresa GRSA. Concluiu o curso de especialidade Residência no Cuidado ao Paciente Crítico Hospital Sírio Libanês . Professora do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde (IPGS). Responsável técnica e gestora do setor de nutrição do hospital de retaguarda BLA da rede Relief.

Mariana Herzog

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Viçosa (1999), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espirito Santo (2004), aprimoramento em transtornos alimentares pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (2018), pós graduada em Comportamento Alimentar pelo IPGS (2020), Pós graduada em Nutrição Clinica Funcional pela CPVE/SP (2011). Experiência como professor titular do curso de Nutrição da Fundação de Assistência e Educação (2004-2011) e professor da Faculdade Católica de Vitória (2019). Sócia-proprietária da Dietética Refeições (2001 até a presente data). Atua em atendimento clinico nutricional com foco em reeducação alimentar, mudança de comportamento e transtornos alimentares (2000 até a presente data).

Milena Beatriz Pereira Alves Guadalupe

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Ciência Política pela mesma universidade. Iniciou a carreira na área de sociologia urbana. Possui experiência em gerenciamento de crises e mediação de conflitos sociais e familiares, tendo atuado nas políticas públicas de assistência social e em situações de crise como no rompimento da barragem de Fundão(Mariana, MG) com foco na restauração dos modos de vida dos “povos tradicionais e indígenas” impactados. Apaixonada por comportamento humano, identidades e cultura, atualmente atua como Coach (Personal & Professional). Formada em Terapia Sistêmica Familiar com ênfase em processos de Identidade e Trauma é practitionner da Metodologia Identity oriented Psychotrauma Therapy – IoPT, originada na Alemanha.

Mirian de Almeida Silva

Doutorado e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha-ES, Brasil. Doutorado sanduíche na Universidade de Auburn-AL, USA. Graduação em Farmácia pela Universidade Vila Velha. Especializações em Metodologia do ensino de biologia e Novas tecnologias educacionais. Formação em Practitioner na Arte da Programação Neurolinguística. Experiência com docência, no ensino de biologia, e como farmacêutica, responsável técnica em drogaria e em gestão de farmácia hospitalar.

Thiago Sessa Gobbi

Psicólogo Clínico e Organizacional. Administrador de Empresas com habilitação em Marketing. Esp. Educação a Distancia (EAD) – Cursando. Esp. Design Instrucional e Metodologias Ativas de Ensino – Cursando. Esp. em Gestão de Pessoas com ênfase em Psicologia Organizacional. Facilitador, Tutor e Conteudista Educacional EAD. Analista de Perfil Comportamental DISC. Coaching Psychology. Master em PNL e Coaching. Hipnoterapeuta Ericksoniano e Cognitivo. Equipe Leader Training Silva News Treinamentos

Duração: 18 meses
Regime: Quinzenal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: dpg@uvv.br
Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 + 20 Parcelas de R$ 560,00 *Inscrições pagas até dia 30/11/2020 terão desconto de 15% nas parcelas do curso *Inscrições pagas até dia 31/12/2020 terão desconto de 10% nas parcelas do curso *Inscrições pagas até dia 31/01/2021 terão desconto de 7,5% nas parcelas do curso.

Matriz curricular

  • A Importância do Comportamento Alimentar Para os Profissionais de Saúde

    8

  • Oficina de Alinhamento

    4

  • Anamnese Clinica e do Comportamento Alimentar

    12

  • Avaliação Nutricional Clinica e do Comportamento Alimentar

    20

  • Interpretação de Exames Laboratoriais e Psicofarmacologia

    16

  • Estudo de Rotina e Hábitos Alimentares

    16

  • Projeto Prático Experimental

    04

  • Impacto do Comportamento Alimentar no Sistema Imunológico e Intestino

    12

  • Comportamento Alimentar nas Doenças Crônicas

    20

  • Distúrbios Mentais e Emocionais ligados ao Comportamento Alimentar

    20

  • Obesidade e Cirurgia Bariátrica

    20

  • Transtornos do Comportamento Alimentar

    24

  • Projeto Prático Experimental

    04

  • Comportamento Alimentar e Aconselhamento Nutricional em Gestantes

    08

  • Comportamento Alimentar e Aconselhamento Nutricional para Crianças e Adolescentes

    08

  • Comportamento Alimentar e Aconselhamento nutricional no Adulto e idoso

    20

  • Padrões Alimentares e Saúde da Mulher

    08

  • Exercício Físico e Saúde Mental

    20

  • Impacto da Alimentação, Cultura, Economia e Comportamento alimentar nos ciclos da vida

    16

  • Projeto Prático Experimental

    04

  • Atendimento on line individual e em grupo e tendências

    12

  • Marketing e Empreendedorismo Digital

    20

  • Mindfulness e Mindful eating na prática

    20

  • Técnicas de Coaching

    20

  • Gastronomia Funcional e Afetiva

    20

  • Projeto Prático Experimental

    04

Brenda Reblin

COORDENADOR(A)

Brenda Reblin

Possui graduação em Nutrição (2008) e em Direito (1999) pela Universidade Vila Velha – UVV, Pós graduada em Comportamento Alimentar pelo IPGS, Pós Graduada em Nutrição Clínica pela Universidade Veiga de Almeida, Formada em Coaching em Nutrição pela Academia de Coaching e Nutrição, Capacitação em Alimentos Funcionais pela Emescam, Capacitação em Personal Diet pelo IPGS. Atua em atendimento clinico nutricional há 12 anos, e em atendimento on line em grupos há 02 anos, com foco em mudança de comportamento e hábitos.

Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9373767146701128

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.