Farmácia Clínica: Prescrição Farmacológica e Não Farmacológica

O curso de pós-graduação Lato Sensuem Farmácia Clínica com ênfase em Prescrição farmacológica e não farmacológico é resultado do empenho da Universidade Vila Velha, voltado para a formulação e execução de programas de Pós-Graduação Lato-Sensu. Visa formar especialistas em Farmácia Clinica com habilidades de prescrição farmacêutica dento dos âmbilto legal da profissão, fornecendo uma visão científica ampla e aprofundada nas Ciências da Saúde, sendo realizado de acordo com as normas fixadas pelos Art. 66 e Art.44, inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96) e pela Resolução CNE/CES N.º 01 de 08/06/2007. Caberá à instituição acompanhar e avaliar o programa em todas as etapas, bem como prover os recursos de infraestrutura indispensáveis, mobilizando seus melhores recursos pedagógicos, didáticos e administrativos para o êxito do empreendimento.

Formar, capacitar e desenvolver profissionais com habilidades e competências em nível de pós-graduação, que permitam atuar de forma clínica na farmácia e em equipes multiprofissionais visando à recuperação, manutenção e promoção da saúde de seus pacientes.

  • Propiciar a atualização e formação em nível de pós-graduação lato sensu para profissionais da farmácia voltados à prática da farmácia clínica;
  • Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades clínicas abrangendo boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica;
  • Propiciar aos alunos ferramentas teóricas e práticas que possibilitem ao farmacêutico realizar acompanhamento farmacoterapêutico completo e de qualidade, avaliando os resultados clínico-laboratoriais dos pacientes e interferindo diretamente na farmacoterapia;
  • Formar profissionais qualificados com melhores condições de exercerem sua atividade como farmacêuticos dentro da ótica da farmácia clínica;
  • Desenvolver nos participantes a habilidade de pensar estrategicamente, voltada para á obtenção de melhores resultados clínicos;
  • Capacitar o farmacêutico para realizar a prescrição farmacológica e outros produtos de finalidade terapêutica que não exijam prescrição médica;
  • Fornecer elementos teórico-práticos para buscar a melhoria da qualidade de vida e saúde dos pacientes;
  • Estimular o espírito empreendedor dos alunos de modo a estes buscarem atuar no mercado como profissionais liberais prestadores de serviços através de consultórios farmacêuticos.

UVV – Boa Vista

O curso é presencial com aulas teórico-práticas quinzenalmente aos sábados. E sextas-feiras, conforme cronograma, aulas práticas em atendimento clínico e visitas hospitalares.

Horário:

Sábados: 08h às 12:00 h e das 13h00 às 16h – pequeno intervalo entre as aulas.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

5. O curso tem 420 h/a e duração de até 22 (vinte e dois) meses, sendo:

  • 360 h/a presenciais
  • Pelo menos 60 h/aula de atividades extraclasse (estudos e trabalhos individuais e/ou em grupo), relacionados as disciplinas ministradas.
  • Previsão de Início: Agosto/Setembro 2019

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2110

Alessandra Tesch da Silva

http://lattes.cnpq.br/1729026755831336

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha ES (2012). Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo (1994) e especialização em Manipulação Alopática pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (2000). Atualmente é Coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Vila Velha ES e também professora do curso nas disciplinas de Gestão da Qualidade, Introdução às Ciências Farmacêuticas e Química Geral e Inorgânica. No curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha ES ministra a disciplina de Química Geral e Orgânica. Além disto, faz parte da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Vila Velha – ES, na qual coordena as visitas acadêmicas de escolas de ensino médio à Universidade Vila Velha ES.

Ary Gomes da Silva

http://lattes.cnpq.br/0371581452603766

Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Pósdoutorado em Ecologia de Comunidades Vegetais pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (1998).

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1983), mestrado em pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é Professor Titular V da Universidade Vila Velha – UVV, nas graduações em Ciências Biológicas, Estética e Farmácia, e no Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ecossistemas. Atua também como docente do Centro de Práticas Integrativas e Complementares – CRPIC, da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo – SESA, que atende a população, entre outras coisas, com tratamentos médicos fitoterápicos e homeopáticos, participando de programas de capacitação de profissionais de saúde, em prescrição de fitomedicamento. Tem experiência na área de Farmacognosia, Química Farmacêutica, Farmacotécnica, Anatomia Vegetal, Biologia e Taxonomia de Plantas Vasculares, Ecologia de Comunidades e Populações Vegetais, Farmacobotânica e Reprodução Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacognosia, fitoterápicos, desenvolvimentos de fitomedicamentos e fitocosméticos, ecologia da polinização, química de produtos naturais, biologia reprodutiva de angiospermas e análise numérica multivariada.

Adriana Müller Saleme de Sá

http://lattes.cnpq.br/8441485947046189

Mestre em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE-2011).

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-1996) e. Atualmente é professora da Universidade Vila Velha. Ministra para o Curso de Graduação em Enfermagem as diciplinas de Semiologia e Semiotécnica, Procedimentos de Enfermagem, Gerência dos Serviços de Saúde, Gestão do Processo de Trabalho em Enfermagem, Didática e Educação em Saúde. Ministra a disciplina de Semiologia para o curso de Graduação em Farmácia. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidador, paciente oncológico, sistematização da assistência de enfermagem, gerência, gestão e qualidade.

Adriano Carlos Soares

http://lattes.cnpq.br/2818008516268315

Doutor em Bioquímica Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2015).

Mestre em Ciências Naturais e da Saúde (2010). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior (2003 a 2005), Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997). Sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Docente do Curso de Medicina na Faculdade de Ciências Gerencias em Manhuaçu – FACIG. Desenvolve projetos na área de concentração em investigação epidemiológica molecular de doenças infecciosas e parasitárias e bioprospecção de moléculas para aplicação biotecnológica, estando no momento participando do grupo de pesquisa " Rickettsioses e enfermidades veiculadas por carrapatos e Sanidade em animais silvestres&quot, do departamento de bioquímica e biologia molecular na Universidade Federal de Viçosa. Membro do International Meeting on Emerging Diseases and Surveillance – IMED.

Prof Msc. Áurea Scardua Saade Cavalcanti

http://lattes.cnpq.br/3130583080653294

Mestre em MORFOLOGIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991).

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1985) e. Atualmente é professora da UVV Universidade Vila Velha e da MULTIVIX Empresa Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão, professora assistente do CRPIC/SESA-ES, atua junto à coordenação das PIC/SESA-ES na área de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, é consultora da Lotus Consultoria e Treinamento Ltda. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Produtos de uso tópico, atuando principalmente nas seguintes áreas: histofisiologia da pele, permeação cutânea, cosmetologia, veículos dermatológicos e cosméticos, fitoterápicos e fitocosméticos; consultora em desenvolvimento de produtos tópicos. Realiza trabalhos voluntários em orientação farmacêutica para o uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Brígida Dias Fernandes

http://lattes.cnpq.br/6835249537108777

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2014).

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011), e especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atuou como professora no curso de Farmácia da UFES/Campus São Mateus nos anos 2015 a 2016, ministrando disciplinas das áreas de Assistência Farmacêutica, Saúde Pública e Deontologia, além de orientar estágios supervisionados e co-orientar trabalhos de conclusão de curso. Desenvolve pesquisa principalmente nas áreas de qualidade do serviço farmacêutico e utilização de medicamentos pela comunidade.

Fábio Pereira Colli

Especialista em Dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1994).

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) e. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia. É professor de Medicina na Universidade de Vila Velha desde 2009.

Geane de Souza Sobral Nascimento

http://lattes.cnpq.br/1319262514529381

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), e Especialização em Análises Clínicas pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM (2004) e em Regulação em Saúde no SUS pela Universidade de São Paulo-USP (2013). Atualmente é Farmacêutica-Bioquímica da Prefeitura Municipal da Serra (ES), Farmacêutica-Bioquímica da Prefeitura Municipal de Vitória (ES). Coordena área técnica de Tecnologia de Serviços de saúde da Vigilância Sanitária de vitória. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas. Tem conhecimentos nas áreas de auditoria e sorologia em Laboratório Clínico, controle, avaliação e regulação dos serviços de saúde no âmbito do SUS e competência em Vigilância Sanitária e Hemovigilância. No mestrado em Saúde Coletiva, trabalhou na linha de Epidemiologia com Leishmaniose Tegumentar Americana buscando associar a ocorrência desta doença com fatores ambientais no Estado do ES. No campo da docência tem experiencia em Vigilância em Saúde, Atençao Primária, Farmácia clinica e Análises Clínicas.

Juliana Talhate

http://lattes.cnpq.br/4367276642760996

Mestre em administração pela FUCAPE.

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2005). Atuou como professora e coordenadora do curso de Farmácia e do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário do Espírito Santo. É especialista em manipulação alopática, cosmetologia e farmacologia. É professora universitária nas áreas de saúde e engenharias.

Henrique Tadeu Marques

http://lattes.cnpq.br/8540015870588588

Especialista em Farmacologia Clínica pela Faculdade Salesiana de Vitória (2008).

Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1995), especialização em Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1997), aperfeicoamento em Farmácia Clínica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1995) e aperfeicoamento em Farmácia Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é Professor Auxiliar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Farmacêutico Hospitalar da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e Farmacêutico Hospitalar da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Hermínio Meneguzzi Júnior

http://lattes.cnpq.br/9370931518635004

Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004).

Farmacêutico pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1994) e Atua como Psicanalista e Professor de ensino superior na Escola São Francisco de Assis (ESFA), em Santa Teresa/ES e na Faculdade Pitagoras de Linhares/ES, nos cursos de Psicologia, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia. Experiência na área de Saúde Mental, Coordenação de Curso de Ensino Superior e Psicanálise.

Jauber Fornaciari Pissinate

http://lattes.cnpq.br/6571019711170389

Mestre em Patologia Geral das Doenças Infecciosas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006).

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e Atualmente, é Perito Bioquímico Toxicologista da Polícia Técnico-Científica do Estado do Espírito Santo e professor de Toxicologia e Patologia Geral da Escola Superior São Francisco de Assis de Santa Teresa-ES. Tem experiência na área de Imunologia Clínica e Biologia Molecular e Análise Toxicológica Forense.

Lindomar de Paula Paixão

http://lattes.cnpq.br/6043011040662742

Especialista em Patologia e Análises Clínicas pela FEUDUC – Fundação Educacional de Duque de Caxias – RJ.

Farmacêutico formado no ano de 1993 pela FAFABES – Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo, Em 1999 concluiu a Habilitação em Farmacêutico Bioquímico. Pós Graduado pelo CFF – Conselho Federal de Farmácia em Farmácia Comunitária em 2007. Professor ha 22 anos e no ensino superior desde 2001, portanto 12 anos e atuante em Coordenação de curso de farmácia por mais de dez anos. Farmacêutico fiscal do CRF-ES concursado desde 1994 exercendo a Coordenação de Fiscalização no Estado de 1998 a 2006 e novamente no cargo desde janeiro de 2011 até o momento. Vasta experiência na área de atuação da profissão farmacêutica.

Liziene de Souza Arruda

http://lattes.cnpq.br/1078685970103494

Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (2016).

Farmacêutica Clínica, Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pela RACINE (2008), Especialista em Direito e Saúde pela ENSP/DIHS/Fiocruz (2011) e Especializando em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela ABACO (2016-2018). Experiência profissional na área de Farmácia Comunitária no setor privado (2006 -2011), Armazenamento de medicamentos e produtos farmacêuticos na zona portuária do Rio de Janeiro (2007 – 2011) e Saúde do idoso no Núcleo de Atenção ao Idoso pela NAI/UnATI/UERJ (2008-2014). Atualmente atua como farmacêutica clínica no Centro Integral de Geriatria e Gerontologia (CIGGA), Farmacêutica técnica na coordenação de saúde do DEGASE e consultoria/treinamento profisisonal em saúde do idoso. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácia Comunitária pela SBFFC/RJ (2016-2018). Docente em metodologia em pesquisa na pós-graduação.

Luiz Carlos Cavalcanti

http://lattes.cnpq.br/1527186522445013

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha-ES (UVV-ES).

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (FAFABES) em 1994. Aperfeiçoamento em farmácia hospitalar pela FAFABES (1995). Habilitação em Análises Clínicas pela FAFABES (1997). Especialização em Manipulação Magistral alopática pela ANFARMAG (2000) e Especialização em Administração de Serviços em Saúde pela UFES (2005). Atualmente é professor dos cursos de Farmácia, Estética e Cosmética e Veterinária da Universidade Vila Velha , nas disciplinas de Farmacotécnica, Administração e Marketing para empresas Farmacêuticas, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Cosmetologia e Administração aplicada à Medicina Veterinária. Supervisor de estágio do curso de Farmácia Universidade Vila Velha. Professor da Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (ESFA), ministrando as disciplinas de Farmacotécnica e Controle de qualidade para o curso de Farmácia. Experiência na área de Farmácia, com ênfase em Produção de Medicamentos Magistrais, Cosméticos e Controle de qualidade. Criou o software S-Dermato para prescrições dermatológicas e é autor do livro Incompatibilidades Farmacotécnicas na farmácia magistral (1.a e 2.a edições). Presta consultoria para empresas farmacêuticas (farmácias, drogarias, distribuidora e transportadora de medicamentos).

Maely Peçanha Favero Retto

http://lattes.cnpq.br/2178797377881991

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ (2013).

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre em Química Biológica pela UFRJ (1999), Atualmente é Tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer, docente da Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA e outros cursos de pós-graduação e farmacêutica do Hospital Municipal Miguel Couto. Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH (2007), com MBA Executivo pelo COPPEAD (2008). Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) – Biênio 2014-2015. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência e administração farmacêutica.


Farmacêuticos

Duração: 22 meses
Regime: Quinzenalmente
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2110
Email: cavalcanti@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 22 X R$: 450,00

Matriz curricular

  • Deontologia aplicada à farmácia clínica e prescrição farmacológica e não farmacológica

    08 H

  • Semiologia Geral aplicada à Farmácia

    04 H

  • Atualização em Farmacocinética e Farmacodinâmica

    08 H

  • Fisiopatologia do Sistema Nervoso Central

    08 H

  • Semiologia da Cabeça e Pescoço

    04 H

  • Terapêutica Farmacológica de Ação sobre SNC e Periférico

    08 H

  • Fisiopatologia do Sistema Cardiovascular

    08 H

  • Semiologia aplicada ao Sistema Cardiovascular

    08 H

  • Terapêutica Farmacológica do Sistema Cardiovascular

    16 H

  • Fisiopatologia aplicada ao Sistema Respiratório

    08 H

  • Semiologia aplicada ao Sistema Respiratório

    08 H

  • Terapêutica farmacológica aplicada ao Sistema Respiratório

    08 H

  • Fisiopatologia aplicada ao Sistema Digestório/Endócrino

    08 H

  • Semiologia aplicada ao Sistema Digestório/Endócrino

    08 H

  • Terapêutica farmacológica aplicada ao Sistema Digestório/Endócrino

    08 H

  • Fisiopatologia aplicada ao Sistema Genito-urinário e músculo esquelético

    08 H

  • Semiologia aplicada ao Sistema Genito-urinário e músculo esquelético

    08 H

  • Terapêutica farmacológica aplicada ao Sistema Sistema Genito-urinário e músculo esquelético

    08 H

  • Interpretação de Exames laboratoriais na prática da farmácia clínica

    08 H

  • Interações Medicamentosas

    16 H

  • Toxicologia aplicada à farmácia clínica

    08 H

  • Atenção Farmacêutica

    24 H

  • Atenção Farmacêutica a Pacientes Geriátricos

    08 H

  • Farmácia Clínica Hospitalar

    16 H

  • Atuação Clínica do Farmacêutico no SUS

    08 H

  • Qualificação em Prescrição de Medicamentos Isentos de Prescrição Médica

    24 H

  • Prescrição em Dermofarmácia e Cosmética

    08 H

  • Prescrição de Medicamentos Magistrais

    16 H

  • Serviços Farmacêuticos prestados em farmácias/drogarias

    08 H

  • Atividade física na promoção da saúde e do bem estar

    08 H

  • Noções de Nutrição aplicada à farmácia

    08 H

  • Ressuscitação Cardiorrespiratória e Primeiros Socorros: Noções Básicas

    08 H

  • Práticas Integrativas e Complementares

    24 H

  • Marketing pessoal em Serviços Farmacêuticos

    08 H

  • Metodologia da Pesquisa científica

    16 H

COORDENADOR(A)

Luiz Carlos Cavalcanti

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Vila Velha-ES;


Especialista em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade Federal do ES;


Especialista em Manipulação Magistral pela ANFARMAG;


Graduado em Farmácia com Habilitação em Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do ES - FAFABES.

Você tem interesse em conhecer a UVV?

Os campus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.