Fonoaudiologia Neurofuncional

O curso de Pós-Graduação em Fonoaudiologia Neurofuncional prepara o profissional para a realização de avaliações, diagnósticos, prognósticos, habilitação e reabilitação de pessoas portadoras de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico. 

Com a proposta de oferecer uma formação diferenciada, o curso abrange todas os campos da Fonoaudiologia relacionados aos aspectos neurofisiológicos do organismo humano, o que possibilita ao aluno o oferecimento de ações altamente eficazes na busca pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos. Aborda Voz, Linguagem, Motricidade Orofacial e Disfagia. 

O curso permite, ainda, que o profissional desenvolva trabalhos voltados ao estudo e à pesquisa científica na área. Além disso, a UVV aproxima o aluno dos nomes mais experientes em atividade e favorece a realização de networking com profissionais que sabem tudo sobre Fonoaudiologia Neurofuncional.

Objetivo Geral:

Capacitar o fonoaudiólogo a avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com diferentes danos do sistema nervoso abrangendo as áreas de Voz, Motricidade orofacial, Disfagia e Linguagem.

Objetivos Específicos:

Desenvolver no profissional a capacidade de:

Prevenir, avaliar, diagnosticar e reabilitar aspectos de Voz, Motricidade orofacial, Disfagia e Linguagem relacionados a alterações neurológicas;

Atuar em todos os níveis de atenção, incluindo promoção; Prevenção; Avaliação; Diagnóstico; Parecer; Prognóstico; Orientação; Encaminhamento; Habilitação; Reabilitação e Pesquisa.

Desenvolver pesquisas e artigos científicos relacionadas aos aspectos neurofuncionais;

Integrar equipe multidisciplinar responsável pelo atendimento ao paciente portador de alterações neurológicas;

Orientar paciente, familiares, cuidadores e equipe multidisciplinar;

O curso é presencial e funcionará, preferencialmente, as sextas: 8h às 16h de  e sábados: de 8h às 16h, com duração de 24 meses.

PREVISÃO DE INÍCIO: MARÇO DE 2019.

1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.

2. A pós-graduação UVV tem Trabalho de Conclusão de curso.

3. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.

4. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.

5. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.

6. O curso tem 500 h/a.

Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263 ou 3421 2262 após as 14h.

PREVISÃO DE INÍCIO: MARÇO DE 2019.

Ana Paula Bortolaia/ES

Possui graduação em Fisioterapia pela FUNEC – Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (1996), especialização em Ciências da Reabilitação pela FUNEC e UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (1998) e mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP – Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (2004). Atualmente é professora no curso de graduação em Fisioterapia da UVV – Universidade Vila Velha. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, aprendizagem motora, avaliação neurológica infantil, métodos e técnicas de reabilitação pediátrica, intervenção precoce, integração sensorial e psicomotricidade.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775370T6

 Carolina Fiorin Anhoque/ES

Fonoaudióloga (Universidade Vila Velha – 2001), Doutora em Neurociências pela UFMG (2012), Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), Especialista em Voz – CFFa (2003) e Pós-Graduada em Clínica da Linguagem (2005). Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Chefe do Setor de Gestão do Ensino do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (HUCAM-EBSERH). Coordenadora do Núcleo de Voz do Espírito Santo – VozES (HUCAM-CCS-UFES). Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e Articuladora Nacional do Departamento de Voz – SBFa, Membro da Associação Luso-Brasileira de Ciências da Fala – LBASS e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713555J0

 Daniele Fontes Ferreira Bernardes/SP

Possui graduação em Fonoaudiologia – Faculdades Integradas Teresa D´`Avila (1994) e mestrado em Otorrinolaringologia – FMUSP (2009). Atualmente é docente e ministra aulas de paralisia facial e eletromiografia de superfíicie – Fonoaudiologia e Estética da Face, método MZ, aulas de paralisia facial periférica e biofeedback EMG na Sociedade Universitária Redentor, aulas na pós-graduação em motricidade orofacial da Universidade UNIME e aulas na pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em motricidade orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: paralisia facial periférica, eletromiografia de superfície e biofeedback eletromiográfico.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268632Y5

Graziela Zanoni de Andrade/MG

FONOAUDIÓLOGA graduada pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1996), mestre em Ciências da Educação com ênfase em Supervisão Pedagógica pela FMH da Universidade Técnica de Lisboa (2008); especializada em Alfabetização pelo CEPEMG/UEMG (2000) e com aperfeiçoamento em Voz pelo CEFAC-BH (2005). Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282369Y1

 Janaína de Alencar Nunes/ES

Fonoaudióloga (Universidade Vila Velha – 2002), Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade de São Paulo (2015), Mestre em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (2010), Especialista em Motricidade Orofacial pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (2005) e Especialista em Saúde Coletiva pela Estácio de Sá (2008). Professora Assistente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Vice Coordenadora do Comitê Infância e Adolescência do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2014-2016). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268479P0

 Livia Lima Krohling/ES

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Vila Velha (2007). Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz – CEV (2009) Especialização em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia CFFa (2011). Mestre em Psicologia – UFES (2012). Membro do grupo Reciclagem e Atualização Clínico-Científica [RACC] do Centro de Estudos da Voz – CEV (2012-2016). Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana – UNIFESP (2013-2017). Certificada pelo Método Lee Silverman (LSVTLOUD – LSVT Global, Inc.).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210000J6

 Marcia Emília da Rocha Assis Eloi/ES

Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2016) Psicopedagoga pela Faculdade Fead (2013), graduada em Fonoaudiologia pela mesma instituição (2011). Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Vila Velha. Assessoria e Consultoria em Fonoaudiologia Educacional. Integrante do GEFF – Grupo de estudos de fluência da Fala de Belo Horizonte. Participa de pesquisas principalmente com os temas: Fonoaudiologia, Linguagem, Formação Docente; Fluência e de organização de eventos acadêmicos nas áreas da saúde e educação.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467254Z9

Marcio Moreira/RJ

Professor do curso de Graduação em Fonoaudiologia e pós-Graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA. Professor substituto do curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFRJ Doutorando em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela associação de IES: UFRJ, UFF, UERJ e FIOCRUZ Mestre em Ciências Médicas pela FCM/UERJ Especialista em Motricidade Orofacial em ambiente hospitalar pela UNIGRANRIO Formação em Cuidados Paliativos pelo Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto/ UERJ Experiência em Fononcologia, Cuidados Paliativos e terminalidade da vida, Disfagias mecânicas e neurogênicas. Preceptor de estágio no Hospital Universitário Gaffree e Guinle – UNIRIO Aprovado em concurso público para professor assistente do curso de Graduação em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo/ UFF (2016)

Monia Presotto/RS

Fonoaudióloga, Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas – UFRGS. Linha de pesquisa: Neurociência clínica e experimental. Pesquisadora na área da Neurologia – Ambulatório Distúrbios do Movimento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e Especialização em Gestão da Atenção à Saúde do Idoso pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Escola Grupo Hospital Conceição GHC. Atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica nas áreas da linguagem oral e escrita, fala, voz, motricidade orofacial e disfagia, assim como, na orientação e fiscalização do exercício da profissão no CRFa7. Experiência profissional em saúde pública e privada, assistência social e educação.

Rachel Ferreira Campos Loiola/MG

Fonoaudióloga graduada em 2000 pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Mestre em linguística em 2014 pela UFMG, linha de pesquisa “Linguagem, cognição e Cultura”. Dissertação: Estratégias compensatórias de comunicação de afásicos sob à luz da Biologia do Conhecer. Doutora em 2014 em linguística (Análise do Discurso) pela UFMG. Tese: Análise discursiva da autoimagem corporal de mulheres em diferentes idades. Espelho, espelho meu…! Professora universitária desde 2003 (FEAD e Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix) nas áreas de neurologia, Fonoaudiologia em neuro adulto, disfagias, empreendedorismo, Fonoaudiologia empresarial, metodologia de pesquisa dentre outras. Ministra cursos sobre afasias, alterações neurológicas em adultos, demências, estimulação cognitiva em idosos. Na Fonoaudiologia clínica atua na reabilitação da linguagem de pacientes adultos e idosos, na promoção de uma alimentação segura, na formação de grupos de estimulação objetivando um envelhecimento saudável, no resgate da autoimagem/ autoestima corporal após lesões neurológicas adquiridas e no aprimoramento comunicativo individual e corporativo. Desenvolve há 15 anos cursos e treinamentos na área de comunicação humana, imagem pessoal, autoestima, motivação e liderança. Atua como consultora de imagem pessoal e de comunicação. Participa como parecerista de revistas científicas, orientação e participação em bancas de monografia, mestrado e doutorado.

Renata Dávila Bandeira/ES

Fonoaudióloga graduada pela UCP-RJ, certificada pelo método LSVT Loud pelo CEV-SP e LSVT Global. Treinamento em Disfagia pelo Laboratório de Disfagia LADIS – UNESP. Diretora do serviço de videofluoroscopia da deglutição do sul do ES. Diretora do serviço de Fonoaudiologia clínica e home care da Fonocenter – Fonoaudiologia Avançada

Silvia Marra/SP

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). É especialista no Método Neuroevolutivo Bobath e em Equoterapia. Coordenadora do Departamento de Atividades Interdisciplinares da Unidade Hospitalar de Interação – CENL Casas André Luiz. Auditora Interna da Norma ISO 9001-2000. Tem experiência na área de Fonoaudiologia Terapêutica, com ênfase em Equipe Multidisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, fonoaudiologia clínica, síndromes neurológicas, paralisia cerebral, disfagia, assessoria terapêutica, interdisciplinariedade, supervisão e capacitação e responsabilidade social.

Susana Mestre/Portugal

Bacharelato em Engenharia Alimentar pela Universidade do Algarve (1999), Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2004). Pós-graduada em Intervenção Terapêutica nas Disfagias Orofaríngeas (2012) e em Intervenção Terapêutica na Motricidade Oral e Facial pelo Instituto E.PAP (2013). Mestre em Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas pela Universidade do Algarve (2013). Desde 2007, Terapeuta da Fala no Centro Hospitalar do Algarve – Hospital de Faro com atuação na reabilitação das Disfagias Orofaríngeas e apoio na realização de exames instrumentais (Videofluoroscopia e Videoendoscopia da Deglutição). Docente da Pós-graduação em Intervenção Terapêutica na Motricidade Oral e Facial e Coordenadora das Pós-graduações em Intervenção Terapêutica nas Disfagias Orofaríngeas pelo Instituto E.PAP – Ensino Profissional, Avançado e Pós-graduado. Docente do Mestrado em Terapia da Fala: área de especialização em Motricidade Orofacial e Deglutição da Escola Superior de Saúde do Alcoitão – ESSA, progama de curso desenvolvido em parceria com o Instituto E.PAP. Docente do Màster em Motricidad Orofacial e da Pós Graduación em Dsifagias Orofaríngeas, programa de curso da FUB Fundación Universitària del Bages e Instituto E.PAP – Acreditación por la UVic- Universitat de la Catalunya Central (Espanha). Vice-coordenadora do Departamento de Disfagia da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala entre Janeiro/2014 e Abril/2016. Membro associado da Sociedade Europeia de Perturbações da Deglutição (ESSD).

 

Duração: 24 meses
Regime: Mensal
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2263
Email: dpg@uvv.br
Valor da inscrição: R$ 280,00
Parcelas: 24xR$:570,00

Matriz curricular

  • Bases em Fonoaudiologia Neurofuncional

    20 H

  • Neonatologia

    20 H

  • Disfagia Neurogênica Infantil

    20 H

  • Recusa e seletividade Alimentar

    20 H

  • Estimulação Tátil Térmica Gustativa

    20 H

  • Disfagia Neurogênica em Adultas

    40 H

  • Características Alimentares e Deglutição

    10 H

  • Recursos Terapêuticos em Fonoaudiologia Neurofuncional

    60 H

  • Paralisia Facial

    20 H

  • Cuidados Paliativos

    20 H

  • Práticas em Fonoaudiologia Neurofuncional

    60 H

  • Habilidades Cognitivo Linguísticas nas Alterações Neurofuncionais

    20 H

  • Afasia

    20 H

  • Comunicação Suplementar e Alternativa

    20 H

  • Disartrofonia

    40 H

  • Intervenção Neurossensoriomotora

    10 H

  • Farmacologia Aplicada a Fonoaudiologia Neurofuncional

    10 H

  • Aspectos Nutricionais em Fonoaudiologia Neurofuncional

    10 H

  • Metodologia de Pesquisa

    20 H

  • Ética e Bioética

    20 H

  • Biossegurança

    10 H

  • Inclusão e Acessibilidade

    10 H

COORDENADOR(A)

Tiago Costa Pereira

Fonoaudiólogo. Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Audiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Especialista em Motricidade Orofacial com enfoque em Disfagia pela Fonohosp.

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