Em face a uma economia baseada no conhecimento, na volatilidade e na diversidade de estilos de vida, o empreendedorismo que tem a arte, a cultura e a criatividade como fatores-chave é bola da vez. O mercado anseia por negócios baseados no capital intelectual, cultural e social, que tem as suas bases estabelecidas na criatividade, que gera valor econômico, estimula a geração de renda, cria empregos e produz, até mesmo, receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.
As facilidades da expansão das tecnologias de informação e comunicação, configuram um contexto cada vez mais digital e ávido por ideias inovadoras. O enlace dos recursos imateriais, oriundos da indústria criativa, gestados em um contexto de transformação digital, são o contexto ideal para que as ideias criativas sejam tiradas do papel e superem a visão do empreendedor.
Esse alinhave do empreendedorismo criativo, com as ferramentas do mundo digital, é o que você vai encontrar na Pós-graduação Negócios Criativos: Da ideia ao CNPJ. Uma jornada metodológica que aciona o universo digital e os procedimentos criativos para tornar seus sonhos em uma realidade paupável no universo disruptivo.
Desenvolver comportamentos e conhecimentos para lidar com o cenário atual, imaginar novos futuros, criar experiências marcantes e inovar com maior assertividade. Vamos ampliar o conceito de criatividade (da competência até o método) e expandir o repertório para linguagens, técnicas e estratégias do uso e incentivo da criatividade no dia a dia no seu trabalho e na sua vida.
Objetivos Específicos
Aprofundar conhecimentos sobre Indústrias Criativas, desenvolvendo componentes aplicadas de Estratégias, Políticas e Empreendedorismo, numa perspectiva multidisciplinar.
Oferecer aos alunos o conhecimento das transformações e tendências, particularmente nas redes digitais (Internet, dispositivos móveis, redes sociais, e-commerce, marketing digital, etc.), para estarem sintonizados com as demandas comerciais atuais.
Propiciar a formação dos processos inerentes às indústrias criativas e culturais, para os alunos que procuram um percurso profissional nas áreas das indústrias criativas e do terceiro setor, em dialogia com as oportunidades ofertadas no âmbito digital.
Apoiar a qualificação de profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos e perspectivas de carreira no setor criativo e de projetos de inovação, abarcando ações de entrelace com empresas públicas, privadas e do terceiro setor.
Estimular nos alunos uma atitude empreendedora, combinando a oferta de aportes teóricos a uma vertente aplicada, no estilo hands on, contemplando 70% de ações práticas em projetos da indústria criativa e de criatividade e a aplicação de ferramentas digitais.
Oportunizar a experiência de atuação multidisciplinar em cases práticos, com integração da área criativa aos novos modelos de negócio, às políticas comerciais, às estratégias de gestão, às fontes de financiamento, de forma a assegurar a efetividade dos projetos.
Início das aulas: Agosto de 2021
1. A turma só será confirmada quando alcançar o mínimo de 25 alunos matriculados.
2. Todos os cursos são reconhecidos com excelência pelo MEC/INEP.
3. A Universidade trabalha com profissionais com experiência prática, de mercado, e profundo conhecimento teórico.
4. A UVV trabalha com desconto de 10% na mensalidade para ex-alunos, empresas conveniadas e grupos de 05 ou mais alunos.
5. O programa estruturado em 14 disciplinas, perfazendo um Carga Horária total de 360 horas/aula presenciais.
6. As aulas serão transmitidas ao vivo, dando a opção ao aluo de assistir, em parte ou na totalidade, o curso sem presença física em sala de aula.
7. Até 20% da Carga Horária das aulas expositivas poderá ser lecionada apenas no formato de teleaulas.
8. Textos, exercícios e aulas pré-gravadas serão disponibilizados em Plataforma Digital.
9. Poderão ser oferecidas, suplementarmente, atividades presenciais adicionais, tais como seminários em temas relacionados com as disciplinas ministradas, além de aulas telepresenciais em assuntos relacionadas com o escopo e o conteúdo do Curso.
Mais informações pelo telefone 27 – 3421 2263/2261
PREVISÃO DE INÍCIO: Agosto de 2021.
ANA CARLA FONSECA REIS
ANDRÉ LIRA (Recife)
ANNA CLÁUDIA SIMÕES
BIANCA SPERANDIO
CLARA SAMPAIO
CRISTINA SAMPAIO
GLÁUCIO SIQUEIRA
GUILHERME PIRES
GUSTAVO SETTE
IVANA ESTEVES
JULIANA ZAGANELLI
LÍVIA DALLA BERNARDINA
LUIZ SALOMÃO RIBAS GOMEZ (Florianópolis)
RIBERTO ARAÚJO
Duração: 18 meses Regime: Quinzenal Local: Vitória Telefone: (27) 3421-2110 Email: dpg@uvv.br Parcelas: 1 Matrícula de R$ 280,00 + 20 Parcelas de R$ 560,00
Estado da arte, tendências fortes e temas emergentes
04h
Oficina de formação do propósito, problematização, delineamento do business
08h
Conceito de Economia da Cultura, Indústrias Criativas e Transformação digital
20h
Empreendedorismo e Inovação
Planejamento de vendas em mercados de inovação
Ecossistema de Inovação – Business Performance
Legislação dos negócios criativos: direito autoral, contratos e registros de marcas e produtos
Comportamento do Consumidor e Orientação para vendas
Gerenciamento de projetos criativos
Transformação exponencial e disrupção
Modelagem de novos negócios
Plano de Negócio Criativo – criatividade, ideação e planejamento
Finanças e Monetização para empreendedores criativos
Captação de recursos para projetos criativos
Modelagem de novos negócios II
Laboratório de Gestão de Projetos de Startup – Planejando meu MVP/Prototipagem/Pitch
28h
Laboratório de Gestão de Projetos da Indústria Criativa - Feedback do MVP + Pitch e finalização
Roda de Negócios
Pós-doutora em Educação (Unesp/PP), Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2015). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/2004). Especialista em Marketing (Faesa/2000). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes/1990). É professora universitária, produtora e gestora cultural, escritora, editora de livros e assessora de comunicação. Tem experiência na área de Lingua Portuguesa, Literatura, Comunicação, Cultura, Educação e Literatura Infantil. Sua atuação profissional tem ênfase em Comunicação e Cultura, Comunicação e Cidadania, Marketing Cultural, Cidades Criativas, Indústrias Criativas, Educomunicação, Assessoria de Comunicação e Literatura Infantil. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: língua portuguesa, educomunicação, jornalismo cultural, sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e comunicação e cidadania, marketing cultural, literatura infantil e mercado editorial, além de produção cultural. É membro do Grupo de Pesquisa Estratégias e Práticas de Ensino (IFES São Mateus). Trabalha como professora orientadora do Mestrado em Educação, Ciência e Tecnologia da Universidade Vale do Cricaré (FVC) desde junho de 2017. Atua na área de Gestão Cultural e Produção Cultural. Tem experiência como editora de livros infantis na Diálogo Editorial e na Muqueca Editorial (editoras independentes). É CEO da Diálogo Comunicação e Marketing.
Os câmpus da UVV-ES possuem infraestrutura de padrões internacionais, com complexos laboratoriais de alta tecnologia e diversos serviços pensados para tornar a experiência do aluno inesquecível. Você pode conhecer melhor a UVV-ES fazendo um tour virtual, ou agendando uma visita. Seja bem-vindo a #FamíliaUVV.
Na Universidade Vila Velha, o bom desempenho é premiado. Aqui, as medalhas são bolsas de estudos durante toda a sua graduação.