Ganhe dinheiro com seu próprio negócio

10, junho de 2019

Tirar um projeto do papel e fazer acontecer não é tarefa fácil, mas não é impossível. Com foco, você pode tornar o seu projeto real e até ter chances de receber investimentos de grandes empresas e empresários. O InovaWeek está aí para impulsionar suas ideias e apresentar para o mercado capixaba as suas soluções para o futuro.

Como qualquer inovação, é necessário ter um investimento, certo? E, para isso, nós separamos algumas dicas valiosas que podem te ajudar no trajeto!

 

1. Defina uma quantia necessária para começar:

É importante ter em mente qual o valor necessário para dar inicio ao projeto. Assim,  é possível saber se haverá recursos próprios ou se será necessário captar recursos junto a terceiros. “Para definimos esse valor, precisaremos saber quanto será necessário para o investimento fixo (máquinas, equipamentos, móveis, ferramentas, etc..), para a abertura e formalização do empreendimento e, por fim, o valor para o capital de giro (salário, contas de água, luz, condomínio)”, afirma o professor Renato Tognere, do MBA em Controladoria e Finanças da UVV.

2. Como captar recursos?

Renato conta que, se o empreendedor não possuir o valor inicialmente previsto, ele deverá buscar os recursos junto as instituições financeiras. “Recomendo as instituições de fomento, como o BNDES, com atuação em todo o pais, ou o próprio BANDES, que atua especificamente no estado do Espirito Santo”.

3. Comece com o pé direito:

“Para um negócio começar bem, é fundamental planejamento. Sugiro inclusive o desenvolvimento de um Plano de Negócio. O SEBRAE é a uma das instituições que podem ajudar na construção (desse plano). Sem um bom planejamento, o empreendimento corre sérios riscos de insucesso”, aconselha o professor.

4. Invista em si mesmo:

Invista em você mesmo e aprimore suas habilidades. Participe de alguns cursos voltados ao setor do seu negócio. Quando você investe em si mesmo, tem uma oportunidade melhor de melhorar seus negócios e a receita.

5. Organize bem as finanças:

O Plano de Negócio possibilita ao empreendedor a visualização da rentabilidade do empreendimento, como o prazo de retorno do investimento e ainda a necessidade dos recursos financeiros. “Com todas as informações em mãos, fica muito mais fácil organizar as finanças do empreendimento e consequentemente ao alcançar sucesso”.

6.  Planeje sempre para ter sucesso:

O plano mudará à medida que você progredir e aprender mais sobre seus clientes e concorrência, mas ainda assim ajudará você a manter o foco e seguir na direção certa.

Aproveite as dicas e coloque-as em prática no seu projeto do InovaWeek 2019. Liberte sua melhor versão!