Propósito gera valor. Descubra o seu!

28, novembro de 2018

Uma das principais palavras-chave para quem busca ser um profissional de valor é “propósito”. Mais do que executar funções, é fundamental saber por que motivos seu trabalho é importante tanto para você quanto para os outros. 

Foi com isso em mente que nosso egresso de Publicidade e Propaganda, Antônio Patrício Queres Neto, se tornou um dos 30 finalistas do Prêmio Valuable Young Leader, da Harvard Business Review Brasil + Eureca. 

Para Antônio, que atualmente faz Mestrado na Universidad Internacional de La Rioja, da Espanha, e trabalha como Líder de Criação na Autoglass, foi o propósito que o levou exatamente ao ponto onde ele gostaria de estar. 

“O grande desafio do jovem, hoje, é entender quais são suas verdadeiras aptidões e o que move seu coração. É fundamental exercer a profissão com amor, porque, se você faz o que gosta, o trabalho nunca será um fardo. Pelo contrário, será um prazer que te fará trabalhar sempre da melhor forma possível”, reflete. 

Se você ainda não tem em mente qual é o seu propósito, preste atenção nas dicas abaixo. Elas te ajudarão a enxergar com mais clareza os caminhos a seguir em sua área e como adequá-los aos seus ideais. 

 

Busque especializações que te aproximem do que você quer ser 

A graduação oferece um conhecimento amplo, que te permite atuar em diversos campos dentro da profissão que você escolheu. Depois que encontrar o que te deixa mais feliz no seu curso, busque especializações que o tornem uma grande fera nesta área. Quanto mais descobrimos, mais prazer temos em continuar aprendendo. 

Cursos de Pós-Graduação são um excelente caminho para aprofundamento profissional. E eles ainda podem gerar um aumento de até 53% no seu salário. 

 

Conheça o propósito das pessoas e aproxime-se delas 

Conheça os profissionais da sua área e aproxime-se daqueles cujas ideias se assemelham às suas. Ter exemplos de indivíduos bem-sucedidos, com pensamentos parecidos com os seus, pode ser muito útil no momento em que você começa a trilhar seu próprio caminho.

Permita que essas pessoas sirvam de inspiração para que você também conquiste seus sonhos. Aprofunde-se na história desses profissionais, e transforme-a em lições para sua jornada.

 

Entenda como o que você aprende nas aulas é aplicado no dia a dia 

Quem nunca perguntou “por que estou aprendendo isso?”. É comum questionarmos a grade curricular, achando que boa parte do conteúdo é desnecessária. Mas, verdade seja dita, tudo tem um por que e, embora talvez você não perceba isso enquanto está estudando, é provável que, em algum momento, a resposta surja à sua frente. 

Absorva a teoria ao máximo e procure aplicá-la ao seu cotidiano. Quando as coisas fizerem sentido na prática, você perceberá que tudo é combustível para crescimento e aprendizado, até mesmo os assuntos supostamente mais distantes da sua área profissional. 

 

A busca por um propósito está condicionada à inquietude em meio ao cenário em que vivemos. É a partir dela que saímos do lugar comum e nos encontramos, de fato, com a melhor versão de nós mesmos. Aproveite o momento, prepare-se para aproveitar todas as oportunidades que surgirem e descubra-se!