UVV recebe unidade móvel do Hemoes na próxima terça-feira

29, maio de 2018

A unidade móvel do Hemoes estará na UVV na próxima terça-feira (05/06), das 8h30 às 13h, para receber doações de sangue e realizar cadastro de doadores de medula óssea. A ação, uma parceria entre o hemocentro e o curso de Medicina da universidade, visa colaborar para que os bancos de sangue dos hospitais capixabas alcancem um estoque regular, capaz de atender a todas as demandas que surgem cotidianamente. 

Podem ser doadoras pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam ser autorizados por seus responsáveis. Além disso, é necessário pesar 50kg ou mais e estar em boas condições de saúde. 

Doadores frequentes devem estar atentos à última vez em que doaram, pois não são permitidas novas doações em intervalos menores que 2 meses para homens e 3 meses para mulheres, explica a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.  

A quantidade necessária para encher uma bolsa não ultrapassa 450ml, o equivalente a menos de 10% de sangue que uma pessoa adulta possui no corpo, segundo o portal Minha Vida.  Ainda assim, o número de doadores contabilizado por ano é muito abaixo da média ideal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,8% da população brasileira é doadora regular.  O índice necessário para que não haja crises nos estoques gira entre 3% e 5%. 

Em hospitais, as bolsas de sangue, são usadas em cirurgias e outros procedimentos médicos que demandam transfusão. Também são vitais para atender a pacientes em tratamento quimioterápico, por exemplo. 

Seja um doador! Mobilize seus colegas e compartilhe a alegria de salvar vidas. 

 

AÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE – MEDICINA UVV

Data: 05/06/2018

Local: Centro de Vivências do Campus Boa Vista

Horário: das 8h30 às 13h