Vila Rubim: a Cidade de Palha

29, novembro de 2018

A Vila Rubim possui um grande valor histórico para o Espírito Santo, principalmente para a cidade de Vitória. Nos tempos mais antigos, era conhecida como a Cidade de Palha, devido a pobreza e os casebres predominantes que abrigavam as famílias de migrantes do interior do estado.

É com essa grande importância, as turmas do quarto e quinto período de Fotografia da UVV, sob orientação da professora Elizabeth Nader, escolheram o local para elaborar o livro: Cidade de Palha.

A obra documenta e enaltece em 94 páginas os diversos olhares dos alunos, que revelam as riquezas do mercado mais famoso da capital. A movimentação do comércio de pescado, a tradição das ervas medicinais, a cultura artesanal, a diversidade religiosa e a estrutura arquitetônica foram alguns dos aspectos retratados.

Para a professora, Elizabeth Nader, a produção proporciona a prática dos ensinamentos feitos em sala de aula. “ O projeto visa a integração tanto entre os alunos que, em conjunto, buscam alcançar o aprimoramento nos resultados, quanto junto à comunidade da Vila Rubim que, democraticamente, terá acesso ao projeto desenvolvido pelos jovens universitários e poderá compartilhar suas próprias percepções sobre o trabalho”, relata.

A aluna Querol Saldanha participou do projeto e para ela a imersão na Vila Rubim foi um imenso aprendizado para a vida. “Participar dessa iniciativa me possibilitou vivenciar a prática profissional do fotodocumental, além da diversidade presente em partes da cidade por vezes esquecidas, mas que esbanjam expressão cultural, religiosidade, movimentação comercial e uma história para além de um comércio. ”

O livro contém 83 imagens e seu lançamento será aberto ao público em geral, com apresentação cultural dos alunos. Muito violão, saxofone, flauta transversal e gente boa!

LANÇAMENTO:

Data: 01/12/2018

Horário: 11h às 14h

Local: Travessa Galpão Dois, 25 – 2º piso, Vila Rubim – Vitória – ES

 

Confira alguns dos trabalhos realizados:

 

Créditos: Kelen Cristina

Créditos: Guilherme Graceli

Créditos: Juliana Alves

Créditos: Gabriel Moura

Créditos: Elina Raquel