Você sabe o que é Cultura Organizacional?

20, agosto de 2018

Conceitualmente, Cultura Organizacional é tudo que envolve a rotina da empresa. Ela funciona como diretriz para guiar o comportamento dos colaboradores e é representada pelos valores organizacionais. A postura profissional deve estar de acordo com a imagem que a empresa quer passar, e o alinhamento se faz por meio do estabelecimento de uma cultura organizacional.

Todas as empresas, independentemente do porte, segmento ou dos serviços prestados; possui uma cultura organizacional, seja ela formalmente instituída ou não. Na maioria das vezes, elas vão além e apresentam personalidade própria, rígidas ou flexíveis, inovadoras ou conservadoras, etc.  

Para que a cultura organizacional seja implementada adequadamente, é importante que os profissionais de influência da empresa saibam direcionar os colaboradores e manter a equipe sempre atualizada sobre o que está acontecendo. Logo, é de essencial que todos tenham acesso aos valores, princípios e objetivos da empresa.

 

 

E qual é a importância de se adaptar a tudo isso?

O professor de economia da Universidade de Columbia (Estados Unidos), Henry Levin, afirma que os maiores ganhos de produtividade do trabalhador são obtidos por meio da capacidade de adaptação dos profissionais.

Essa adaptação é importante para que eles consigam seguir as diretrizes de uma cultura organizacional de maneira mais natural. Além disso, o mercado de trabalho muda constantemente e as funções dentro da empresa também, então podem surgir novas demandas de trabalho, fazendo com que o profissional mude de acordo com o fluxo.

É importante lembrar que profissionais flexíveis, criativos e focados na busca por resultados imediatos são cada vez mais valorizados pelas organizações. Não tenha medo e se adapte à rotina e valores da empresa. E se mudar, mude com ela.

Reme conforme a maré, pois é muito importante para a empresa que seu funcionário esteja coerente com tudo que a empresa quer passar ao seu cliente.